A importância dos princípios do marketing 3.0 nos processos e modelos da inovação - Caso InovCity Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Greicy Kelly
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14100
Resumo: A informação e o conhecimento estão cada vez mais democratizados. O marketing e a inovação tornaram-se parte de um processo aberto e compartilhado, acessível dentro e fora das organizações. Para as empresas que buscam ideias inovadoras, soluções de problemas e resultados criativos e este trabalho de projeto apresenta uma nova abordagem do marketing voltado para a inovação. O projeto foi elaborado em duas fases, teórico e prático. A revisão bibliográfica desenvolve conceitos, que influenciam diretamente o projeto e apresenta a metodologia escolhida e aplicada no caso InovCity Évora. A metodologia nomeada Ideas(R)evolution é um método experimental de aplicação de processos e de técnicas dinâmicas e criativas. Esta consiste num modelo de gestão de marca com base na co-criação e co-participação. Este estudo procurou perceber como o marketing e a inovação, influenciam o ambiente competitivo diante de instabilidades econômicas, tecnológicas e culturais. Apenas as empresas que se diferenciam têm conseguido, de fato, expandir seus mercados e criar uma vantagem competitiva. Em síntese, foi possível validar todos os objetivos por meio dos resultados e conclusões obtidas durante o decorrer do trabalho de projeto. A maioria dos autores de inovação e gestão, hoje, aplicam processos do marketing 3.0 utilizando a co-criação. Atravéz da participação como observadora tive acesso a todo o processo da aplicação do método Ideas(R)evolution até à observação da aplicação da metodologia ao caso Inovcity Évora. O projeto alcançou os objetivos solicitados pela empresa contratante a EDP. Os participantes dos workshops de criatividade “os stakeholders” ficaram satisfeitos com o processo e suas participações. A EDP incorporou estratégias do marketing 3.0 na cultura e estratégias organizacionais; ABSTRACT: Information and knowledge are increasingly democratized. Marketing and Innovation became part of an open and shared process, accessible within and outside organizations. This project presents a new approach to marketing directed towards innovation for companies seeking innovative ideas, creative problem resolutions and results. It was designed in two phases, a theoretical and a practical. The literature review shows concepts that influenced directly the project and the methodology applied in the InovCity Évora case. The methodology named Ideas (R) evolution is an experimental method characterized by the application of processes and dynamic and creative techniques based on a brand management model related with co-creation and co-participation. The present study aims to understand how marketing and innovation influence the competitive environment economic, technological and cultural instabilities. Only companies that manage to differentiate themselves are in fact able to expand their markets and have or maintain a competitive advantage. In summary, it was possible to validate all objectives through the results and conclusions reached during the course of the project. Today, most authors of innovation and management processes apply marketing 3.0 processes, using the co-creation. Through my participation as an observer I had access to the entire process from the application of the method to the analysis of the macro environment of the Ideas (R) evolution method in the InovCity Évora case. The project reached the requested objectives by the contracting company EDP. The “stakeholders”, the participants in the creativity workshops were also satisfied with the process and their participation during the process. The EDP, incorporated the 3.0 marketing strategies in its strategy and organizational culture.
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