Inovação na gestão da informação pelo design thinking
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16834 |
Resumo: | Resumo: A proposta desta pesquisa foi de apresentar soluções inovadoras para o processo de gestão da informação em uma farmácia hospitalar de uma Instituição Pública, utilizando a abordagem do design thinking Tratou-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e teve como método o estudo de caso As fontes de evidência foram: entrevista, aberta e fechada; questionário; análise de documentos, observação direta e observação indireta com abordagem do design thinking A coleta de dados foi realizada envolvendo três servidores que atuam na farmácia hospitalar, em especial, no controle de estoque de medicamentos (recebimento, armazenamento e distribuição) O objetivo geral era desenvolver soluções inovadoras para resolver problemas que são originados pela dificuldade em conciliar as informações registradas no sistema com o estoque físico, permitindo identificar os medicamentos com validade expirada e propor melhorias O primeiro objetivo específico era compreender como funcionava o controle de estoque de medicamentos, quem fazia o controle e como fazia, este objetivo foi atingido, pois de acordo com as entrevistas com a Chefia da Divisão de Farmácia e com o Responsável pela CAF foi possível compreender o funcionamento do sistema e entender como percebiam a usabilidade do mesmo O segundo objetivo específico era identificar quem eram os indivíduos que utilizavam o controle de estoque de medicamentos e suas necessidades, este objetivo foi atingido também de acordo com as entrevistas e com a aplicação do questionário, foi possível identificar as dificuldades que encontravam na utilização do sistema O terceiro objetivo específico era compreender como os indivíduos enxergavam o processo de controle de estoque de medicamentos, este objetivo foi alcançado, tento em vista que compreendem que o sistema ajuda a resolver muitas questões, porém só o sistema não é suficiente e entendem que é necessário o uso das fichas de prateleiras para conseguir manter o registro do estoque no sistema de acordo com o físico O quarto objetivo específico era verificar a ocorrência de acidentes, incidentes e/ou erros ocorridos que prejudica o controle de estoque de medicamentos, este objetivo foi alcançado, pois com todas as fontes de evidência, foi possível compreender que mesmo o registro no sistema sendo confiável, havia questões que dificultavam em alguns aspectos o controle, prova disto são os materiais descartados por prazo de validade expirada e por motivo danificado O quinto e último objetivo específico era propor soluções inovadoras baseadas nos métodos de design thinking para uma melhor gestão da informação no controle de estoque de medicamentos, visando facilitar e tornar o controle de estoque mais efetivo Este objetivo foi alcançado tendo em vista as diversas soluções que o grupo pesquisado apresentou, tais como: a) melhorar a identificação dos materiais nas prateleiras e palets; b) identificar as prateleiras por cores separando os comprimidos, dos frascos e dos injetáveis; c) receber os materiais em local separado das atividades de distribuição; d) restringir/diminuir o acesso de pessoas ao ambiente; e) determinar no contrato administrativo que os próprios fornecedores retirem os medicamentos vencidos ou consigam trocar por outros com prazo de validade maior; f) solicitar a padronização e melhor identificação das datas de validade nas embalagens (externas e internas) dos medicamentos/materiais |
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Inovação na gestão da informação pelo design thinkingGestão da informaçãoDesign thinkingInovaçãoInformation managementDesign thinkingInnovationResumo: A proposta desta pesquisa foi de apresentar soluções inovadoras para o processo de gestão da informação em uma farmácia hospitalar de uma Instituição Pública, utilizando a abordagem do design thinking Tratou-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e teve como método o estudo de caso As fontes de evidência foram: entrevista, aberta e fechada; questionário; análise de documentos, observação direta e observação indireta com abordagem do design thinking A coleta de dados foi realizada envolvendo três servidores que atuam na farmácia hospitalar, em especial, no controle de estoque de medicamentos (recebimento, armazenamento e distribuição) O objetivo geral era desenvolver soluções inovadoras para resolver problemas que são originados pela dificuldade em conciliar as informações registradas no sistema com o estoque físico, permitindo identificar os medicamentos com validade expirada e propor melhorias O primeiro objetivo específico era compreender como funcionava o controle de estoque de medicamentos, quem fazia o controle e como fazia, este objetivo foi atingido, pois de acordo com as entrevistas com a Chefia da Divisão de Farmácia e com o Responsável pela CAF foi possível compreender o funcionamento do sistema e entender como percebiam a usabilidade do mesmo O segundo objetivo específico era identificar quem eram os indivíduos que utilizavam o controle de estoque de medicamentos e suas necessidades, este objetivo foi atingido também de acordo com as entrevistas e com a aplicação do questionário, foi possível identificar as dificuldades que encontravam na utilização do sistema O terceiro objetivo específico era compreender como os indivíduos enxergavam o processo de controle de estoque de medicamentos, este objetivo foi alcançado, tento em vista que compreendem que o sistema ajuda a resolver muitas questões, porém só o sistema não é suficiente e entendem que é necessário o uso das fichas de prateleiras para conseguir manter o registro do estoque no sistema de acordo com o físico O quarto objetivo específico era verificar a ocorrência de acidentes, incidentes e/ou erros ocorridos que prejudica o controle de estoque de medicamentos, este objetivo foi alcançado, pois com todas as fontes de evidência, foi possível compreender que mesmo o registro no sistema sendo confiável, havia questões que dificultavam em alguns aspectos o controle, prova disto são os materiais descartados por prazo de validade expirada e por motivo danificado O quinto e último objetivo específico era propor soluções inovadoras baseadas nos métodos de design thinking para uma melhor gestão da informação no controle de estoque de medicamentos, visando facilitar e tornar o controle de estoque mais efetivo Este objetivo foi alcançado tendo em vista as diversas soluções que o grupo pesquisado apresentou, tais como: a) melhorar a identificação dos materiais nas prateleiras e palets; b) identificar as prateleiras por cores separando os comprimidos, dos frascos e dos injetáveis; c) receber os materiais em local separado das atividades de distribuição; d) restringir/diminuir o acesso de pessoas ao ambiente; e) determinar no contrato administrativo que os próprios fornecedores retirem os medicamentos vencidos ou consigam trocar por outros com prazo de validade maior; f) solicitar a padronização e melhor identificação das datas de validade nas embalagens (externas e internas) dos medicamentos/materiaisDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: The purpose of this research was to present innovative solutions for the information management process in a hospital pharmacy in a Public Institution, using the design thinking approach It was a qualitative exploratory research and the case study was the method The sources of evidence were: interview, open and closed; quiz; document analysis, direct observation and indirect observation with a design thinking approach Data collection was carried out involving three servers who work in the hospital pharmacy, in particular, in the control of medication stock since receipt, storage and distribution The general objective was to develop innovative solutions to solve problems that are caused by the difficulty in reconciling the information registered in the system with the physical stock, allowing the identification of expired drugs and proposing improvements The first specific objective was to understand how the stock control of medicines worked, who did the control and how they did it, this objective was achieved, because according to the interviews with the Chief of the Pharmacy Division and the person responsible for CAF, it was possible to understand the functioning of the system and understand how they perceived its usability The second specific objective was to identify who were the individuals who used the medication stock control and their needs, this objective was also achieved according to the interviews and with the application of the questionnaire, it was possible to identify the difficulties they encountered in using the system The third specific objective was to understand how individuals saw the medication stock control process, this objective was achieved, I try to understand that the system helps to solve many issues, but only the system is not enough and understand that it is necessary the use of the shelf cards to be able to keep the inventory record in the system according to the physical The fourth specific objective was to verify the occurrence of accidents, incidents and / or errors that affect the control of the stock of medicines, this objective was achieved, because with all the sources of evidence, it was possible to understand that even the registration in the system is reliable, there were issues that made control difficult in some aspects, proof of this is the materials discarded for expired and damaged reasons The fifth and final specific objective was to propose innovative solutions based on design thinking methods for better information management in the control of medication stocks, to facilitate and make the stock control more effective This objective was achieved considering the various solutions that the researched group presented, such as: a) improving the identification of materials on shelves and pallets; b) identify the shelves by color, separating the tablets, vials and injectables; c) receive the materials in a separate place from the activities related to the distribution; d) restrict / decrease people's access to the environment; e) determine in the administrative contract that the suppliers themselves withdraw the expired drugs or are able to exchange them for others with a longer validity period; f) request the standardization and better identification of expiration dates on the packaging (external and internal) of medicines / materialsDemarchi, Ana Paula Perfetto [Orientador]Zaninelli, Thais BatistaMolina, Letícia GorriFornasier, Cleuza Bittencourt RibasZaninelli, Thaís Batista [Coorientadora]Luiz, Jaqueline Marques2024-05-01T15:15:27Z2024-05-01T15:15:27Z2020.0013.03.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16834porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16834Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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