Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10294 |
Resumo: | Relatório estágio assume-se como um documento reflexivo do percurso formativo, sendo um dos requisitos fundamentais na obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Permitiu condensar em si saberes e práticas profissionais docentes conquistadas ao longo da prática educativa e pedagógica nos contextos da Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do percurso formativo, procurou-se refletir sobre saberes científicos, educativos, pedagógicos, didáticos, e outros construídos pela reflexão sobre a prática, numa perspetiva de formação para a articulação entre o conhecimento e a forma de o transmitir visando a aprendizagem, como refere o Decreto-lei nº 79/2014. No desenvolvimento da Prática Educativa Supervisionada salientam-se as etapas de investigação-ação, fundamentais para a intervenção educativa enquanto estratégia de cultura de mudança e transformação profissional; a metodologia construtivista como uma corrente de pensamento que releva a construção do sujeito a partir da sua interação com o meio, fomentando o desenvolvimento de múltiplas competências fundamentais na nova era social e tecnológica, contribuindo para a formação de um cidadão ativo, crítico, criativo, empático e que resolve problemas assumindo uma atitude ética e de respeito para com o outro; e o processo colaborativo em díade de formação que enriqueceu toda a dinâmica de preparação, intervenção e reflexão. Em conformidade, este mestrado possibilitou construir uma identidade profissional de duplo perfil colocando em evidência as competências a este inerentes, numa (re)construção pessoal e profissional marcada pela reflexão e colaboração. |
id |
RCAP_a7f58143d678110ff4031913fbec1a77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10294 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioEducaçãoInvestigação-açãoReflexãoPerfil duploEducationResearch-actionReflectionDual-profileDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório estágio assume-se como um documento reflexivo do percurso formativo, sendo um dos requisitos fundamentais na obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Permitiu condensar em si saberes e práticas profissionais docentes conquistadas ao longo da prática educativa e pedagógica nos contextos da Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do percurso formativo, procurou-se refletir sobre saberes científicos, educativos, pedagógicos, didáticos, e outros construídos pela reflexão sobre a prática, numa perspetiva de formação para a articulação entre o conhecimento e a forma de o transmitir visando a aprendizagem, como refere o Decreto-lei nº 79/2014. No desenvolvimento da Prática Educativa Supervisionada salientam-se as etapas de investigação-ação, fundamentais para a intervenção educativa enquanto estratégia de cultura de mudança e transformação profissional; a metodologia construtivista como uma corrente de pensamento que releva a construção do sujeito a partir da sua interação com o meio, fomentando o desenvolvimento de múltiplas competências fundamentais na nova era social e tecnológica, contribuindo para a formação de um cidadão ativo, crítico, criativo, empático e que resolve problemas assumindo uma atitude ética e de respeito para com o outro; e o processo colaborativo em díade de formação que enriqueceu toda a dinâmica de preparação, intervenção e reflexão. Em conformidade, este mestrado possibilitou construir uma identidade profissional de duplo perfil colocando em evidência as competências a este inerentes, numa (re)construção pessoal e profissional marcada pela reflexão e colaboração.The Internship Report is a reflexive document of the training course, being one of the fundamental requirements in obtaining the master's degree in Pre-primary Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. It has allowed to concentrate on itself the know-how and professional teaching techniques conquered along the educational and pedagogical practice in the context of Preschool and 1st Cycle Education. Along the educational route, thus sought to reflect about the scientific, educational, pedagogic, didactic and other knowledges built by pondering about the execution, on a learning perspective for the articulation in between knowledge and the way to transmit it seeking the learning, as it refers law nº 79/2014. Research-action steps outstand in the development of the Supervised Educational Practice, which are fundamental for the educational intervention as a strategy of change in culture and professional adaptation; the constructivist methodology as a current of thought that highlights the construction of the subject from its interaction with the environment, fostering the development of multiple fundamental competences in the new social and technological era, contributing to the formation of an active, critical, creative, empathetic and that solves problems by taking an ethical and respectful attitude towards the other; And the collaborative process in training dyad that enriched all the dynamics of preparation, intervention and reflection. Accordingly, this master's degree made it possible to construct a dual-profile professional identity by highlighting the inherent competences in a personal and professional (re) construction marked by reflection and collaboration.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Sandra Maria Matos2017-09-20T11:58:25Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10294TID:201735636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10294Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:44.480073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Oliveira, Sandra Maria Matos Educação Investigação-ação Reflexão Perfil duplo Education Research-action Reflection Dual-profile Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Oliveira, Sandra Maria Matos |
author_facet |
Oliveira, Sandra Maria Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra Maria Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Investigação-ação Reflexão Perfil duplo Education Research-action Reflection Dual-profile Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Investigação-ação Reflexão Perfil duplo Education Research-action Reflection Dual-profile Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório estágio assume-se como um documento reflexivo do percurso formativo, sendo um dos requisitos fundamentais na obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Permitiu condensar em si saberes e práticas profissionais docentes conquistadas ao longo da prática educativa e pedagógica nos contextos da Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do percurso formativo, procurou-se refletir sobre saberes científicos, educativos, pedagógicos, didáticos, e outros construídos pela reflexão sobre a prática, numa perspetiva de formação para a articulação entre o conhecimento e a forma de o transmitir visando a aprendizagem, como refere o Decreto-lei nº 79/2014. No desenvolvimento da Prática Educativa Supervisionada salientam-se as etapas de investigação-ação, fundamentais para a intervenção educativa enquanto estratégia de cultura de mudança e transformação profissional; a metodologia construtivista como uma corrente de pensamento que releva a construção do sujeito a partir da sua interação com o meio, fomentando o desenvolvimento de múltiplas competências fundamentais na nova era social e tecnológica, contribuindo para a formação de um cidadão ativo, crítico, criativo, empático e que resolve problemas assumindo uma atitude ética e de respeito para com o outro; e o processo colaborativo em díade de formação que enriqueceu toda a dinâmica de preparação, intervenção e reflexão. Em conformidade, este mestrado possibilitou construir uma identidade profissional de duplo perfil colocando em evidência as competências a este inerentes, numa (re)construção pessoal e profissional marcada pela reflexão e colaboração. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-20T11:58:25Z 2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10294 TID:201735636 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10294 |
identifier_str_mv |
TID:201735636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554033329569792 |