Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sandra Maria Matos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10294
Resumo: Relatório estágio assume-se como um documento reflexivo do percurso formativo, sendo um dos requisitos fundamentais na obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Permitiu condensar em si saberes e práticas profissionais docentes conquistadas ao longo da prática educativa e pedagógica nos contextos da Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do percurso formativo, procurou-se refletir sobre saberes científicos, educativos, pedagógicos, didáticos, e outros construídos pela reflexão sobre a prática, numa perspetiva de formação para a articulação entre o conhecimento e a forma de o transmitir visando a aprendizagem, como refere o Decreto-lei nº 79/2014. No desenvolvimento da Prática Educativa Supervisionada salientam-se as etapas de investigação-ação, fundamentais para a intervenção educativa enquanto estratégia de cultura de mudança e transformação profissional; a metodologia construtivista como uma corrente de pensamento que releva a construção do sujeito a partir da sua interação com o meio, fomentando o desenvolvimento de múltiplas competências fundamentais na nova era social e tecnológica, contribuindo para a formação de um cidadão ativo, crítico, criativo, empático e que resolve problemas assumindo uma atitude ética e de respeito para com o outro; e o processo colaborativo em díade de formação que enriqueceu toda a dinâmica de preparação, intervenção e reflexão. Em conformidade, este mestrado possibilitou construir uma identidade profissional de duplo perfil colocando em evidência as competências a este inerentes, numa (re)construção pessoal e profissional marcada pela reflexão e colaboração.
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