Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeiro, Marta Catarina Preto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8945
Resumo: O presente relatório de qualificação profissional surge como requisito para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, perspetivando o percurso formativo da mestranda ao longo da prática pedagógica supervisionada, desenvolvida nos dois contextos de estágio: Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Durante a formação inicial a mestranda adquiriu saberes científicos, pedagógicos, didáticos e de investigação, que lhe permitiram o desenvolvimento de práticas pedagógicas sustentadas. Através da adoção de uma postura crítica, reflexiva e indagadora, apoiada na metodologia de investigação-ação a formanda desenvolveu a práxis de forma cíclica e articulada. A prática desenvolvida teve sempre presente a interação entre o quadro teórico mobilizado e a reflexão sobre a prática, o que possibilitou a criação de um quadro teórico único, com visão e pensamento próprio, possibilitando a melhoria e transformação da prática educativa, através de ações adequadas aos contextos. Com efeito, a mestranda encarou a criança como um interveniente ativo no seu processo de aprendizagem e construção de saberes, de acordo com uma perspetiva socio construtivista. Analisando o perfil duplo da formanda importa realçar a importância da implementação de práticas refletidas e adequadas, onde obstáculos e desafios da prática constituíram-se um estímulo para a melhoria da sua ação, articulando, assim, saberes de ambas as valências educativas.
id RCAP_c8bfe6895ec240b7410f98c783c762ac
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8945
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágioSocio construtivismoInvestigação-açãoReflexãoPerfil duploSocio-constructivismResearch actionReflectionDouble-edged profileDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de qualificação profissional surge como requisito para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, perspetivando o percurso formativo da mestranda ao longo da prática pedagógica supervisionada, desenvolvida nos dois contextos de estágio: Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Durante a formação inicial a mestranda adquiriu saberes científicos, pedagógicos, didáticos e de investigação, que lhe permitiram o desenvolvimento de práticas pedagógicas sustentadas. Através da adoção de uma postura crítica, reflexiva e indagadora, apoiada na metodologia de investigação-ação a formanda desenvolveu a práxis de forma cíclica e articulada. A prática desenvolvida teve sempre presente a interação entre o quadro teórico mobilizado e a reflexão sobre a prática, o que possibilitou a criação de um quadro teórico único, com visão e pensamento próprio, possibilitando a melhoria e transformação da prática educativa, através de ações adequadas aos contextos. Com efeito, a mestranda encarou a criança como um interveniente ativo no seu processo de aprendizagem e construção de saberes, de acordo com uma perspetiva socio construtivista. Analisando o perfil duplo da formanda importa realçar a importância da implementação de práticas refletidas e adequadas, onde obstáculos e desafios da prática constituíram-se um estímulo para a melhoria da sua ação, articulando, assim, saberes de ambas as valências educativas.The present professional qualification report is a requisite in order to obtain the Master´s Degree in Pre-School and 1st Cycle Basic Education. This report contemplates the course of the student´s supervised pedagogic practice, developed in two stages: Pre-School Education and 1st Cycle Basic Education. During the initial training the student acquired scientific, pedagogic and didactic knowledge, as well as researching skills that allowed her to develop supported pedagogic practices. By adopting a critical, reflexive and querying attitude, based on the action research methodology, the trainee developed the praxis in a cyclic and articulated manner. Through adapting the actions to the two different stages, the developed practice focused always on the interaction between the mobilised theoretical framework, and on reflecting on the practice itself, therefore fostering a unique framework, with vision and independent thinking, that contributed to the transformation and improvement of the educational practice. In fact, based on a socio-constructivist perspective, the trainee considered the child to be an active partaker in the learning and knowledge building processes. Taking into account the double-edged profile of the trainee, it is important to highlight the importance of implementing adequate and considered practices, where the challenges and barriers comprised a stimulus for the improvement of its action, linking knowledges from both educational competences.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMadeiro, Marta Catarina Preto2016-12-21T15:25:48Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8945TID:201614030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:38.042809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio
title Relatório de estágio
spellingShingle Relatório de estágio
Madeiro, Marta Catarina Preto
Socio construtivismo
Investigação-ação
Reflexão
Perfil duplo
Socio-constructivism
Research action
Reflection
Double-edged profile
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio
title_full Relatório de estágio
title_fullStr Relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio
title_sort Relatório de estágio
author Madeiro, Marta Catarina Preto
author_facet Madeiro, Marta Catarina Preto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeiro, Marta Catarina Preto
dc.subject.por.fl_str_mv Socio construtivismo
Investigação-ação
Reflexão
Perfil duplo
Socio-constructivism
Research action
Reflection
Double-edged profile
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Socio construtivismo
Investigação-ação
Reflexão
Perfil duplo
Socio-constructivism
Research action
Reflection
Double-edged profile
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de qualificação profissional surge como requisito para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, perspetivando o percurso formativo da mestranda ao longo da prática pedagógica supervisionada, desenvolvida nos dois contextos de estágio: Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Durante a formação inicial a mestranda adquiriu saberes científicos, pedagógicos, didáticos e de investigação, que lhe permitiram o desenvolvimento de práticas pedagógicas sustentadas. Através da adoção de uma postura crítica, reflexiva e indagadora, apoiada na metodologia de investigação-ação a formanda desenvolveu a práxis de forma cíclica e articulada. A prática desenvolvida teve sempre presente a interação entre o quadro teórico mobilizado e a reflexão sobre a prática, o que possibilitou a criação de um quadro teórico único, com visão e pensamento próprio, possibilitando a melhoria e transformação da prática educativa, através de ações adequadas aos contextos. Com efeito, a mestranda encarou a criança como um interveniente ativo no seu processo de aprendizagem e construção de saberes, de acordo com uma perspetiva socio construtivista. Analisando o perfil duplo da formanda importa realçar a importância da implementação de práticas refletidas e adequadas, onde obstáculos e desafios da prática constituíram-se um estímulo para a melhoria da sua ação, articulando, assim, saberes de ambas as valências educativas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21T15:25:48Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8945
TID:201614030
url http://hdl.handle.net/10400.22/8945
identifier_str_mv TID:201614030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391917555712