As canções de amor de Mozart Camargo Guarnieri e de Cláudio Santoro: uma interpretação informada pelos contextos estéticos originais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Florence Rosa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3678
Resumo: Entre as obras brasileiras do século XX para canto e piano destacam-se dois ciclos com títulos semelhantes: as Treze Canções de Amor, da autoria de Mozart Camargo Guarnieri, e as Canções de Amor de Cláudio Santoro. O estudo dos ideais estéticos dos compositores, além de mostrar diferenças entre as preocupações de cada um, colocou em evidência um elo de ligação: a importância que ambos concedem à construção formal. A análise dos ciclos revelou a existência de padrões de simetria, em particular estruturas do tipo A—B—A. A presente investigação teve como objectivo a elaboração de uma proposta de recital, com base num modelo que o encara como um acto artístico, comparável no seu todo a uma obra musical. Esse recital foi organizado e estruturado de forma a realçar os padrões formais encontrados nos próprios ciclos.
id RCAP_a7f5e1322c0c2ae7a889efdb43cba08a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/3678
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As canções de amor de Mozart Camargo Guarnieri e de Cláudio Santoro: uma interpretação informada pelos contextos estéticos originaisMúsicaMúsica para cantoMúsica para pianoAnálise musicalLinguagem musicalEntre as obras brasileiras do século XX para canto e piano destacam-se dois ciclos com títulos semelhantes: as Treze Canções de Amor, da autoria de Mozart Camargo Guarnieri, e as Canções de Amor de Cláudio Santoro. O estudo dos ideais estéticos dos compositores, além de mostrar diferenças entre as preocupações de cada um, colocou em evidência um elo de ligação: a importância que ambos concedem à construção formal. A análise dos ciclos revelou a existência de padrões de simetria, em particular estruturas do tipo A—B—A. A presente investigação teve como objectivo a elaboração de uma proposta de recital, com base num modelo que o encara como um acto artístico, comparável no seu todo a uma obra musical. Esse recital foi organizado e estruturado de forma a realçar os padrões formais encontrados nos próprios ciclos.Two song cycles, both named «Love Songs», stand out among 20th century works written by Brazilian composers for voice and piano: Mozart Camargo Guarnieri’s Treze Canções de Amor and Cláudio Santoro’s Canções de Amor. Besides showing different concerns, research of both composers’ aesthetic concerns brought out a link between them: the attention given by both to the building of musical form. Analysis of the song cycles themselves revealed a number of symmetric of symmetric patterns, namely of the A—B—A type, at several levels. The purpose of this research was to elaborate a recital proposal, based on a model which the recital itself is seen as an artistic act, which on its whole may be compared to a musical piece. This recital was organizes and structured so that those formal patterns found within the cycles themselves are enhanced.Universidade de Aveiro2011-06-22T11:07:48Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3678porLobo, Florence Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:27Zoai:ria.ua.pt:10773/3678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:49.752840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As canções de amor de Mozart Camargo Guarnieri e de Cláudio Santoro: uma interpretação informada pelos contextos estéticos originais
title As canções de amor de Mozart Camargo Guarnieri e de Cláudio Santoro: uma interpretação informada pelos contextos estéticos originais
spellingShingle As canções de amor de Mozart Camargo Guarnieri e de Cláudio Santoro: uma interpretação informada pelos contextos estéticos originais
Lobo, Florence Rosa
Música
Música para canto
Música para piano
Análise musical
Linguagem musical
title_short As canções de amor de Mozart Camargo Guarnieri e de Cláudio Santoro: uma interpretação informada pelos contextos estéticos originais
title_full As canções de amor de Mozart Camargo Guarnieri e de Cláudio Santoro: uma interpretação informada pelos contextos estéticos originais
title_fullStr As canções de amor de Mozart Camargo Guarnieri e de Cláudio Santoro: uma interpretação informada pelos contextos estéticos originais
title_full_unstemmed As canções de amor de Mozart Camargo Guarnieri e de Cláudio Santoro: uma interpretação informada pelos contextos estéticos originais
title_sort As canções de amor de Mozart Camargo Guarnieri e de Cláudio Santoro: uma interpretação informada pelos contextos estéticos originais
author Lobo, Florence Rosa
author_facet Lobo, Florence Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Florence Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Música para canto
Música para piano
Análise musical
Linguagem musical
topic Música
Música para canto
Música para piano
Análise musical
Linguagem musical
description Entre as obras brasileiras do século XX para canto e piano destacam-se dois ciclos com títulos semelhantes: as Treze Canções de Amor, da autoria de Mozart Camargo Guarnieri, e as Canções de Amor de Cláudio Santoro. O estudo dos ideais estéticos dos compositores, além de mostrar diferenças entre as preocupações de cada um, colocou em evidência um elo de ligação: a importância que ambos concedem à construção formal. A análise dos ciclos revelou a existência de padrões de simetria, em particular estruturas do tipo A—B—A. A presente investigação teve como objectivo a elaboração de uma proposta de recital, com base num modelo que o encara como um acto artístico, comparável no seu todo a uma obra musical. Esse recital foi organizado e estruturado de forma a realçar os padrões formais encontrados nos próprios ciclos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-06-22T11:07:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/3678
url http://hdl.handle.net/10773/3678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137466728316928