Manual, motivação e aprendizagem: relatório final
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18344 |
Resumo: | O Relatório Final pretende fundamentalmente descrever a Prática de Ensino Supervisionada em 1.º CEB e a Prática de Ensino Supervisionada em 2.º CEB, dum curso de Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da ESEC. Este relatório envolve quatro partes e tem subjacente duas grandes ideias: “professores usam os manuais nas aulas e para as preparar, também medeiam o uso do manual para os alunos e estes aprendem dos manuais” (Rezat, 2010); e “motivação é provavelmente o fator mais importante que os educadores podem apontar para melhorar a aprendizagem” (Williams & Williams, 2011). Na primeira parte do relatório final (Capitulos I a VI) é apresentado um estudo de natureza qualitativa, cujo tema é “Racionais relativos e reta numérica nos manuais do 6º ano do Ensino Básico: o manual na aprendizagem”. Os resultados desta investigação apontam que em todos os manuais estudados é evidente a integração frequente da reta numérica, no domínio Números Racionais. Em cada manual o “Conceito de Número”, “Modelo para Operação” e “Modelo para Ordenação” são os aspetos para os quais a reta numérica é usada. O uso da reta numérica como modelo para representar as operações básicas surge no texto dos cinco manuais, de forma pouco clara. A relação entre a dimensão contexto e a dimensão reta é raramente incorporada nos manuais através de situações problemáticas. Os manuais parecem necessitar de ser complementados com outros tipos de situações problemáticas. Os resultados também apontam que os manuais por si só não garantem a aprendizagem dos alunos, o professor tem que ser o mediador. “Cernes” que envolvam os racionais relativos e a reta numérica são considerados elementos importantes a existir no manual, parecem poder contribuir para a autonomia do aluno e a regulação da sua aprendizagem (ideia a investigar). A segunda parte deste relatório final (Capítulos de VII a IX), refere-se à Prática de Ensino Supervisionada em 1.º CEB, onde a organização das atividades de iniciação à prática profissional, a caracterização do texto de intervenção, a fundamentação orientadora das práticas pedagógicas e duas experiências-chave (“A inclusão de alunos Escola Superior de Educação | Politécnico de Coimbra IV invisuais na sala de aula” e “A ausência de motivação nas aulas de um aluno invisual”), são descritas. Na terceira parte do relatório final (Capitulo X e XI) descreve-se a Prática de Ensino Supervisionada em 2.º CEB. Esta prática envolveu, fundamentalmente, quatro domínios do saber: Português, Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal e Matemática. Para cada domínio é apresentada a fundamentação das práticas e a reflexão sobre a prática. Considerações finais serão feitas sobre as aprendizagens desenvolvidas durante a elaboração deste relatório final. |
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