Gallery Walk: uma estratégia ativa para resolver problemas com múltiplas soluções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Isabel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbosa, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3502
Resumo: Estamos a viver num mundo complexo e com rápidas mudanças no qual será muito difícil sobreviver, sem sólidos conhecimentos e capacidades adequadas. Assim, o professor deve procurar estratégias, dentro e fora da sala de aula, que permitam ir ao encontro dos diferentes modos de pensar dos alunos, confrontando-os com tarefas, com múltiplas resoluções, que os desafiem a ver fora da caixa, os entusiasmem para aprender e os ponham a trabalhar uns com os outros. Por outro lado, há estudos que recomendam que as crianças precisam de se movimentar, pois um corpo ativo incita o cérebro, tornando os alunos mais envolvidos, o que contribui para um melhor desempenho. Neste sentido, a formação de professores, inicial e continuada, deve promover uma visão sobre a natureza da matemática e do seu ensino, que permita aos (futuros) professores ter diferentes experiências de ensino e de aprendizagem, que se espera venham a usar com os seus próprios alunos. Neste contexto, surge a gallery walk (GW) como uma estratégia a contemplar nas práticas de sala de aula, que permite que os alunos, através do trabalho colaborativo, resolvam problemas, apresentem e discutam as suas resoluções em pôsteres, localizados à volta da sala de aula. Neste artigo, discute-se um estudo de natureza qualitativa e interpretativa, numa abordagem exploratória, desenvolvido no âmbito da formação inicial de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico em Portugal (6-12 anos), no qual se pretende identificar as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas com múltiplas resoluções, utilizando uma GW, bem como caracterizar sua reação durante o envolvimento nessa estratégia. Os resultados permitiram identificar as estratégias usadas e verificar o potencial da GW no envolvimento nas resoluções e discussões, que se mostrou mais eficaz do que nas discussões mais tradicionais, permitindo aumentar o repertório de processos de resolução de cada aluno. ABSTRACT We are living in a complex and rapidly changing world, in which it will be very difficult to survive without solid knowledge and skills. Thus, the teacher should use strategies, inside and outside the classroom, that meet the different types of thinking displayed by the students, confronting them with tasks, with multiple resolutions, that challenge them to see outside of the box, that motivate them to learn and challenge them to work with each other. On the other hand, many studies recommend that children need to move as an active body incites the brain, making students more involved, which contributes to a better performance. In this sense, preservice and inservice teacher training should promote an insight into the nature of mathematics and its teaching, enabling (future) teachers to have different teaching and learning experiences that they are expected to use with their own students. In this context, the gallery walk (GW) emerges as a strategy to contemplate in classroom practices, which allows students, through collaborative work, to solve problems, present and discuss their resolutions in posters, located around the classroom. This paper presents a qualitative and interpretive study,withan exploratory approach, developed in the context of preservice teacher training for primary school education (6-12 years old), in order to identifythestrategies used by the studentswhen solving problems with multiple solutions, using a GW, as well as characterize their reaction during their involvement in this strategy. The results allowed to identify the strategies used by the participants and to verify the potential of the GW in the involvement in the solutionsand discussions, which proved to be more effective than in more traditional discussions, allowing to increase the repertoire of solving processes of each student. RESUMEN Estamos viviendo en un mundo complejo y en rápido cambio, por lo que es difícil sobrevivir en él sin conocimientos sólidos y capacidades adecuadas. Así, el profesor debe tratar de utilizar estrategias, dentro y fuera del aula, que permitan ir al encuentro de los diferentes tipos de pensamiento exhibidos por los alumnos, confrontándolos con tareas, con múltiples resoluciones, que los desafíen a ver fuera de la caja, que los entusiasman para aprender y los ponen a trabajar unos con otros. Por otro lado, hay estudios que recomiendan que los niños necesitan moverse, pues un cuerpo activo incita al cerebro haciendo los alumnos más involucrados. Así, la formación de profesores, inicial y continuada, debe promover una visión sobre la naturaleza de las matemáticas y de su enseñanza, que permita a los (futuros) profesores tener diferentes experiencias de enseñanza y aprendizaje, que se espera vengan a usar con sus propios estudiantes. En este contexto, surge la gallery walk (GW) como una estrategia a contemplar en las prácticas de aula, que permite que los alumnos, a través del trabajo colaborativo, resuelvan problemas, presenten y discutan sus resoluciones en pósteres, ubicados alrededor de la sala de clase. En este artículo se presenta un estudio de carácter cualitativo e interpretativo, en un abordaje exploratorio, desarrollado en el ámbito de la formación inicial de profesores del primer y segundo ciclo de la enseñanza básica (6-12 años) donde se pretende identificarlas estrategias utilizadas y verificar el potencial de la GW, así como caracterizar su reacción durante la participación en esa estrategia. Los resultados permitieron identificar las estrategias utilizadas por los participantes y verificar el potencial de GW en la participación en la resolución de los problemas y en las discusiones que se mostró más eficaz que en las discusiones más tradicionales, permitiendo aumentar el repertorio de procesos de resolución de cada alumno.
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Neste sentido, a formação de professores, inicial e continuada, deve promover uma visão sobre a natureza da matemática e do seu ensino, que permita aos (futuros) professores ter diferentes experiências de ensino e de aprendizagem, que se espera venham a usar com os seus próprios alunos. Neste contexto, surge a gallery walk (GW) como uma estratégia a contemplar nas práticas de sala de aula, que permite que os alunos, através do trabalho colaborativo, resolvam problemas, apresentem e discutam as suas resoluções em pôsteres, localizados à volta da sala de aula. Neste artigo, discute-se um estudo de natureza qualitativa e interpretativa, numa abordagem exploratória, desenvolvido no âmbito da formação inicial de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico em Portugal (6-12 anos), no qual se pretende identificar as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas com múltiplas resoluções, utilizando uma GW, bem como caracterizar sua reação durante o envolvimento nessa estratégia. Os resultados permitiram identificar as estratégias usadas e verificar o potencial da GW no envolvimento nas resoluções e discussões, que se mostrou mais eficaz do que nas discussões mais tradicionais, permitindo aumentar o repertório de processos de resolução de cada aluno. ABSTRACT We are living in a complex and rapidly changing world, in which it will be very difficult to survive without solid knowledge and skills. Thus, the teacher should use strategies, inside and outside the classroom, that meet the different types of thinking displayed by the students, confronting them with tasks, with multiple resolutions, that challenge them to see outside of the box, that motivate them to learn and challenge them to work with each other. On the other hand, many studies recommend that children need to move as an active body incites the brain, making students more involved, which contributes to a better performance. In this sense, preservice and inservice teacher training should promote an insight into the nature of mathematics and its teaching, enabling (future) teachers to have different teaching and learning experiences that they are expected to use with their own students. In this context, the gallery walk (GW) emerges as a strategy to contemplate in classroom practices, which allows students, through collaborative work, to solve problems, present and discuss their resolutions in posters, located around the classroom. This paper presents a qualitative and interpretive study,withan exploratory approach, developed in the context of preservice teacher training for primary school education (6-12 years old), in order to identifythestrategies used by the studentswhen solving problems with multiple solutions, using a GW, as well as characterize their reaction during their involvement in this strategy. The results allowed to identify the strategies used by the participants and to verify the potential of the GW in the involvement in the solutionsand discussions, which proved to be more effective than in more traditional discussions, allowing to increase the repertoire of solving processes of each student. RESUMEN Estamos viviendo en un mundo complejo y en rápido cambio, por lo que es difícil sobrevivir en él sin conocimientos sólidos y capacidades adecuadas. Así, el profesor debe tratar de utilizar estrategias, dentro y fuera del aula, que permitan ir al encuentro de los diferentes tipos de pensamiento exhibidos por los alumnos, confrontándolos con tareas, con múltiples resoluciones, que los desafíen a ver fuera de la caja, que los entusiasman para aprender y los ponen a trabajar unos con otros. Por otro lado, hay estudios que recomiendan que los niños necesitan moverse, pues un cuerpo activo incita al cerebro haciendo los alumnos más involucrados. Así, la formación de profesores, inicial y continuada, debe promover una visión sobre la naturaleza de las matemáticas y de su enseñanza, que permita a los (futuros) profesores tener diferentes experiencias de enseñanza y aprendizaje, que se espera vengan a usar con sus propios estudiantes. En este contexto, surge la gallery walk (GW) como una estrategia a contemplar en las prácticas de aula, que permite que los alumnos, a través del trabajo colaborativo, resuelvan problemas, presenten y discutan sus resoluciones en pósteres, ubicados alrededor de la sala de clase. En este artículo se presenta un estudio de carácter cualitativo e interpretativo, en un abordaje exploratorio, desarrollado en el ámbito de la formación inicial de profesores del primer y segundo ciclo de la enseñanza básica (6-12 años) donde se pretende identificarlas estrategias utilizadas y verificar el potencial de la GW, así como caracterizar su reacción durante la participación en esa estrategia. Los resultados permitieron identificar las estrategias utilizadas por los participantes y verificar el potencial de GW en la participación en la resolución de los problemas y en las discusiones que se mostró más eficaz que en las discusiones más tradicionales, permitiendo aumentar el repertorio de procesos de resolución de cada alumno.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2023-09-29T10:27:49Z2020-05-01T00:00:00Z2020-05-012022-12-01T20:21:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3502por2526-906210.37001/remat25269062v17id260Vale, IsabelBarbosa, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-05T08:49:03Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:23.058107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Neste contexto, surge a gallery walk (GW) como uma estratégia a contemplar nas práticas de sala de aula, que permite que os alunos, através do trabalho colaborativo, resolvam problemas, apresentem e discutam as suas resoluções em pôsteres, localizados à volta da sala de aula. Neste artigo, discute-se um estudo de natureza qualitativa e interpretativa, numa abordagem exploratória, desenvolvido no âmbito da formação inicial de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico em Portugal (6-12 anos), no qual se pretende identificar as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas com múltiplas resoluções, utilizando uma GW, bem como caracterizar sua reação durante o envolvimento nessa estratégia. Os resultados permitiram identificar as estratégias usadas e verificar o potencial da GW no envolvimento nas resoluções e discussões, que se mostrou mais eficaz do que nas discussões mais tradicionais, permitindo aumentar o repertório de processos de resolução de cada aluno. ABSTRACT We are living in a complex and rapidly changing world, in which it will be very difficult to survive without solid knowledge and skills. Thus, the teacher should use strategies, inside and outside the classroom, that meet the different types of thinking displayed by the students, confronting them with tasks, with multiple resolutions, that challenge them to see outside of the box, that motivate them to learn and challenge them to work with each other. On the other hand, many studies recommend that children need to move as an active body incites the brain, making students more involved, which contributes to a better performance. In this sense, preservice and inservice teacher training should promote an insight into the nature of mathematics and its teaching, enabling (future) teachers to have different teaching and learning experiences that they are expected to use with their own students. In this context, the gallery walk (GW) emerges as a strategy to contemplate in classroom practices, which allows students, through collaborative work, to solve problems, present and discuss their resolutions in posters, located around the classroom. This paper presents a qualitative and interpretive study,withan exploratory approach, developed in the context of preservice teacher training for primary school education (6-12 years old), in order to identifythestrategies used by the studentswhen solving problems with multiple solutions, using a GW, as well as characterize their reaction during their involvement in this strategy. The results allowed to identify the strategies used by the participants and to verify the potential of the GW in the involvement in the solutionsand discussions, which proved to be more effective than in more traditional discussions, allowing to increase the repertoire of solving processes of each student. RESUMEN Estamos viviendo en un mundo complejo y en rápido cambio, por lo que es difícil sobrevivir en él sin conocimientos sólidos y capacidades adecuadas. Así, el profesor debe tratar de utilizar estrategias, dentro y fuera del aula, que permitan ir al encuentro de los diferentes tipos de pensamiento exhibidos por los alumnos, confrontándolos con tareas, con múltiples resoluciones, que los desafíen a ver fuera de la caja, que los entusiasman para aprender y los ponen a trabajar unos con otros. Por otro lado, hay estudios que recomiendan que los niños necesitan moverse, pues un cuerpo activo incita al cerebro haciendo los alumnos más involucrados. Así, la formación de profesores, inicial y continuada, debe promover una visión sobre la naturaleza de las matemáticas y de su enseñanza, que permita a los (futuros) profesores tener diferentes experiencias de enseñanza y aprendizaje, que se espera vengan a usar con sus propios estudiantes. En este contexto, surge la gallery walk (GW) como una estrategia a contemplar en las prácticas de aula, que permite que los alumnos, a través del trabajo colaborativo, resuelvan problemas, presenten y discutan sus resoluciones en pósteres, ubicados alrededor de la sala de clase. En este artículo se presenta un estudio de carácter cualitativo e interpretativo, en un abordaje exploratorio, desarrollado en el ámbito de la formación inicial de profesores del primer y segundo ciclo de la enseñanza básica (6-12 años) donde se pretende identificarlas estrategias utilizadas y verificar el potencial de la GW, así como caracterizar su reacción durante la participación en esa estrategia. 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