E-portefólio : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/7178 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Educação – Tecnologia Educativa |
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E-portefólio : um estudo de caso51:372.851372.851:51371.68371.26Dissertação de Mestrado em Educação – Tecnologia EducativaEsta dissertação refere-se à análise da implementação de um programa de portefólios electrónicos a uma turma de alunos do 9º ano de escolaridade, no contexto da disciplina de Matemática. O estudo processa-se ao longo do ano lectivo 2006/07 e a tecnologia adoptada diz respeito à plataforma Moodle. Pretende-se analisar a viabilidade e a adequação da implementação de um programa de portefólios de Matemática, suportado pela tecnologia Moodle, a turmas de alunos do ensino básico. O trabalho segue uma metodologia de estudo de caso e a análise dos dados fez-se cruzando informação proveniente de diferentes fontes e diferentes instrumentos (observação participante, documentos produzidos pelos alunos, registos automáticos da plataforma Moodle, e questionários de opinião preenchidos pelos alunos). A revisão de literatura aborda três aspectos relevantes para a implementação de portefólios electrónicos no contexto da Matemática escolar: a contextualização das práticas do ensino aprendizagem e das práticas de avaliação em Matemática escolar, em Portugal; a organização e implementação de programas de portefólios em Matemática escolar; e o conhecimento das actuais potencialidades tecnológicas de sistemas de suporte à criação de portefólios e respectivas considerações, para a concepção de um ambiente de portefólios electrónicos em ambiente escolar. As recomendações emergentes do estudo, apontam para a viabilidade e adequação da tecnologia Moodle como suporte do desenvolvimento de portefólios electrónicos, com potencialidades a nível do desenvolvimento do trabalho do aluno, como instrumento regulador da aprendizagem do aluno, na actividade reflexiva do aluno, e na comunicação/interacção entre os intervenientes.Cette dissertation se reporte à l’analyse de l’implémentation d’un programme de portfolios électronique à des apprenants du neuvième année, en mathématiques. L’étude se développe au cours de l’année scolaire 2006/2007 et la technologie utilisée se rapporte à la plateforme Moodle. On veut analyser la viabilité et l’ajustement de l'implémentation d’un programme de portfolios de mathématiques, supporté par la technologie Moodle, à des classes d’élèves de la scolarité obligatoire. Le travail suivi un méthode d’étude de cas et l’analyse des donnés se fait d'après le croisement d’information provenant de différentes sources et de différents instruments (observation participée, documents produits par les apprenants, registres automatiques de la plateforme Moodle et questionnaires d’opinion écrits par les élèves). La révision de la littérature, comprendre trois perspectives importantes pour l'implémentation de portfolios électroniques dans le contexte des mathématiques à l’école : le contexte des pratiques d’enseignement et d'évaluation des mathématiques à l’école, au Portugal ; l’organisation et l'implémentation de programmes de portfolios en Maths scolaire ; et la connaissance du potentiel actuel des technologies des systèmes de support à la création de portfolios et respectifs renseignements, pour la conception de portfolios électroniques en contexte scolaire. Les consignes résultantes de cet étude, indique la viabilité et l’utilité de la technologie Moodle comme support de développement de portfolios électroniques avec du potentiel au niveau du développement du travail de l’apprenant, comme instrument régulateur de l’apprentissage de l'élève et aussi dans son activité réflexive et dans la communication/interaction parmi les intervenants.Gomes, Maria JoãoUniversidade do MinhoAlves, Ana Paula2007-07-182007-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:34.995572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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