Moda sustentável e marketing experiencial: fatores que influenciam a intenção de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Rita
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11424
Resumo: A moda é uma das indústrias com mais impacto ambiental e social negativos, pelo que é imperativo mudar de paradigma rumo à sustentabilidade. O objetivo desta dissertação é entender as relações complexas entre comportamento do consumidor, sustentabilidade e experiência do consumidor, no campo da moda sustentável, para compreender que fatores influenciam a intenção de compra. Efetuou-se um inquérito por questionário destribuído online com um processo de amostragem por conveniência. Considerando a utilização de um modelo de equações estruturais, primeiro efetuou-se uma análise fatorial confirmatória e em seguida procedeu-se à análise do modelo estrutural. A investigação revela que o conhecimento e a preocupação/interesse relativamente à moda sustentável têm uma influência positiva no comportamento sustentável e que, por sua vez, este influencia a intenção de compra de moda sustentável. O conhecimento sobre moda sustentável, a interação com os empregados e o ambiente das lojas influenciam a brand experience das marcas de moda sustentável. A interação com os empregados influencia ainda a intenção de compra de moda sustentável. Estes resultados são importantes para a teoria e para a prática, podendo ser relevantes para investigadores da área do comportamento do consumidor, do marketing experiencial / brand experience e também para empresas e designers.
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