Pedagogia crítica e diálogo intercultural no ensino da língua inglesa. Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Everton Diogo da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7173
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral analisar as percepções de estudantes adultos e professores, de uma Escola de Línguas, relativamente aos desafios e vantagens da Pedagogia Crítica, aplicada ao ensino da Língua Inglesa, numa perspetiva reflexiva de Diálogo Intercultural, entre a cultura inglesa e brasileira. Tendo em atenção a finalidade da pesquisa, optou-se por realizar uma investigação que combinou as abordagens quantitativa (inquérito por questionário) e qualitativa (entrevista), a estudantes e professores do Curso de Língua Inglesa, de uma Instituição privada de ensino, no município de Maceió/AL. No que se refere aos professores, e tendo em conta a sua formação e experiência, procurou-se perspectivar a relação com a cultura da Língua alvo, a forma como percepcionam o ensino da cultura dessa Língua, quais são suas impressões acerca da reação dos alunos a esta cultura, e o seu entendimento acerca do Diálogo Intercultural e da Pedagogia Crítica. Para tanto, recorreu-se à análise das respostas das entrevistas dos docentes, em triangulação com as respostas dos estudantes, no inquérito por questionário. O discurso dos docentes revela características de uma reflexividade crítica, em relação à prática pedagógica e à necessidade de continuar aprendendo, através de formação continuada. Quanto aos estudantes, os resultados da pesquisa destacam a importância do diálogo e da reflexão, essenciais ao aprofundamento das suas competências linguísticas e críticas, em relação à Língua e à cultura inglesas. Em síntese, as conclusões do estudo reforçam a importância da reflexão, da Pedagogia Crítica e do Diálogo Intercultural, no ensino e na aprendizagem da Língua Inglesa, como Língua estrangeira.
id RCAP_a8355db921f3f50ddf534ffed6160154
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7173
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pedagogia crítica e diálogo intercultural no ensino da língua inglesa. Um estudo de casoMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOENSINO DE LÍNGUASENSINO DA LÍNGUA INGLESAEDUCAÇÃO INTERCULTURALESTUDOS DE CASOCOMUNICAÇÃO INTERCULTURALEDUCATIONLANGUAGES TEACHINGENGLISH LANGUAGE TEACHINGINTERCULTURAL EDUCATIONCASE STUDIESINTERCULTURAL COMMUNICATIONEste estudo tem como objetivo geral analisar as percepções de estudantes adultos e professores, de uma Escola de Línguas, relativamente aos desafios e vantagens da Pedagogia Crítica, aplicada ao ensino da Língua Inglesa, numa perspetiva reflexiva de Diálogo Intercultural, entre a cultura inglesa e brasileira. Tendo em atenção a finalidade da pesquisa, optou-se por realizar uma investigação que combinou as abordagens quantitativa (inquérito por questionário) e qualitativa (entrevista), a estudantes e professores do Curso de Língua Inglesa, de uma Instituição privada de ensino, no município de Maceió/AL. No que se refere aos professores, e tendo em conta a sua formação e experiência, procurou-se perspectivar a relação com a cultura da Língua alvo, a forma como percepcionam o ensino da cultura dessa Língua, quais são suas impressões acerca da reação dos alunos a esta cultura, e o seu entendimento acerca do Diálogo Intercultural e da Pedagogia Crítica. Para tanto, recorreu-se à análise das respostas das entrevistas dos docentes, em triangulação com as respostas dos estudantes, no inquérito por questionário. O discurso dos docentes revela características de uma reflexividade crítica, em relação à prática pedagógica e à necessidade de continuar aprendendo, através de formação continuada. Quanto aos estudantes, os resultados da pesquisa destacam a importância do diálogo e da reflexão, essenciais ao aprofundamento das suas competências linguísticas e críticas, em relação à Língua e à cultura inglesas. Em síntese, as conclusões do estudo reforçam a importância da reflexão, da Pedagogia Crítica e do Diálogo Intercultural, no ensino e na aprendizagem da Língua Inglesa, como Língua estrangeira.This study has as main objective to analyze the perceptions of adult students and teachers from a language school, relatively to the challenges and advantages of Critical Pedagogy, applied to the teaching of English language in a reflective perspective of Intercultural Dialogue, between the English and Brazilian culture. Taking into account the totality of problems and the purpose of research, it was decided to conduct an investigation that combined the quantitative (questionnaire) and qualitative (interview) approaches, to students and teachers of an English Language Course, in a private institution of teaching, in the city of Maceió / AL. Regarding to the teachers, and taking into account their graduations and experience, we tried to envisage their relationship with the culture of the target language, the way they perceive the teaching of the culture related to this language, what are their impressions about the reaction of students to this culture, and their understanding about Intercultural Dialogue and Critical Pedagogy. Therefore, we resorted to the analysis of the responses of the interviews with the teachers in triangulation with the students´ responses, at the questionnaire survey. The speech of the teachers reveals characteristics of a critical reflexivity in relation to teaching practice, and the necessity to continue learning through continuing education. As for the students, the survey results highlight the importance of dialogue and reflection, essential to the further development of the linguistic and critical skills in relation to language and English culture. In summary, the conclusions of this study reinforce the importance of reflection, Critical Pedagogy and Intercultural Dialogue in the teaching and learning of English as a Foreign Language.2016-08-23T15:04:29Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7173TID:201247542porLins, Everton Diogo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:24Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:37.239012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia crítica e diálogo intercultural no ensino da língua inglesa. Um estudo de caso
title Pedagogia crítica e diálogo intercultural no ensino da língua inglesa. Um estudo de caso
spellingShingle Pedagogia crítica e diálogo intercultural no ensino da língua inglesa. Um estudo de caso
Lins, Everton Diogo da Silva
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO DE LÍNGUAS
ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
ESTUDOS DE CASO
COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL
EDUCATION
LANGUAGES TEACHING
ENGLISH LANGUAGE TEACHING
INTERCULTURAL EDUCATION
CASE STUDIES
INTERCULTURAL COMMUNICATION
title_short Pedagogia crítica e diálogo intercultural no ensino da língua inglesa. Um estudo de caso
title_full Pedagogia crítica e diálogo intercultural no ensino da língua inglesa. Um estudo de caso
title_fullStr Pedagogia crítica e diálogo intercultural no ensino da língua inglesa. Um estudo de caso
title_full_unstemmed Pedagogia crítica e diálogo intercultural no ensino da língua inglesa. Um estudo de caso
title_sort Pedagogia crítica e diálogo intercultural no ensino da língua inglesa. Um estudo de caso
author Lins, Everton Diogo da Silva
author_facet Lins, Everton Diogo da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Everton Diogo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO DE LÍNGUAS
ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
ESTUDOS DE CASO
COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL
EDUCATION
LANGUAGES TEACHING
ENGLISH LANGUAGE TEACHING
INTERCULTURAL EDUCATION
CASE STUDIES
INTERCULTURAL COMMUNICATION
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO DE LÍNGUAS
ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
ESTUDOS DE CASO
COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL
EDUCATION
LANGUAGES TEACHING
ENGLISH LANGUAGE TEACHING
INTERCULTURAL EDUCATION
CASE STUDIES
INTERCULTURAL COMMUNICATION
description Este estudo tem como objetivo geral analisar as percepções de estudantes adultos e professores, de uma Escola de Línguas, relativamente aos desafios e vantagens da Pedagogia Crítica, aplicada ao ensino da Língua Inglesa, numa perspetiva reflexiva de Diálogo Intercultural, entre a cultura inglesa e brasileira. Tendo em atenção a finalidade da pesquisa, optou-se por realizar uma investigação que combinou as abordagens quantitativa (inquérito por questionário) e qualitativa (entrevista), a estudantes e professores do Curso de Língua Inglesa, de uma Instituição privada de ensino, no município de Maceió/AL. No que se refere aos professores, e tendo em conta a sua formação e experiência, procurou-se perspectivar a relação com a cultura da Língua alvo, a forma como percepcionam o ensino da cultura dessa Língua, quais são suas impressões acerca da reação dos alunos a esta cultura, e o seu entendimento acerca do Diálogo Intercultural e da Pedagogia Crítica. Para tanto, recorreu-se à análise das respostas das entrevistas dos docentes, em triangulação com as respostas dos estudantes, no inquérito por questionário. O discurso dos docentes revela características de uma reflexividade crítica, em relação à prática pedagógica e à necessidade de continuar aprendendo, através de formação continuada. Quanto aos estudantes, os resultados da pesquisa destacam a importância do diálogo e da reflexão, essenciais ao aprofundamento das suas competências linguísticas e críticas, em relação à Língua e à cultura inglesas. Em síntese, as conclusões do estudo reforçam a importância da reflexão, da Pedagogia Crítica e do Diálogo Intercultural, no ensino e na aprendizagem da Língua Inglesa, como Língua estrangeira.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-08-23T15:04:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7173
TID:201247542
url http://hdl.handle.net/10437/7173
identifier_str_mv TID:201247542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131213110181888