Mistura passiva de ar/combustivel Estudo CFD e em motor Honda GX25

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, António Maria Caldas Travassos de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/14134
Resumo: É observável, no estado atua] da economia global, um declínio das condições ambientais. De facto, alguns países registaram temperaturas recorde durante () ano de 2022 devido a este declínio. [69]. É conhecimento comum que o rendimento dos motores de combustão a 4 tempos é baixo [40]. Estes motores são usados em várias aplicações, desde máquin!ll.S de cortar relva até aeronaves de várias toneladas. Assim, um pequeno aumento neste rendimento pode ter consequências gigantes no futuro. Esta dissertação tem como objetivo a melhoria do rendimento de um motor a 4 tempos. O sistema de admissão irá receber geradores de vórtices no seu túnel d.e venturi com o objetivo de melhorar a mistura entre os dois fluidos envolventes no processo. Inicialmente, toda a teoria envolvida neste t ipo de trabalho foi estudada. e revista. Em seguida., o sistema de admissão foi medido e foi feito um estudo CFD (cerca de 20 simulações no total) alterando a posiç,ão de vários geradores de vórtice e observando o seu impacto na distribuição do combustível imediatamente antes da admissão de ar do motor usando, um programa criado em Visual Basic Applications. Finalmente, após chegar a uma conclusão no estudo teórico CFD (dois geradores à entrada do d ifusor espaçados em 180 graus) é transportado o conhecimento obtido para uma componente mais práticH, observando o impacto que a alteração tem comparando com a peça original usando uma mesa de testes coustruida e adaptada ao motor em questão usando sensores lidos através de um microprocessador (arduíno). Conclui-se que a peça construida usando conhecimento de engenharia obterá os melhores resultados. A peça no qual foram colocados os geradores tem resultados intermédios. Finalmente a peça original tem os piores resultados.
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