RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO, JUNTO DA TURMA DO 8º ANO LETIVO 2021/2022: Observação do potencial da música como efeito motivador nas aulas de Educação Física - Estudo comparativo entre géneros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Gonçalo João Apóstolo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/101449
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_a8412502087a74a9db05e9237bf49ef6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/101449
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO, JUNTO DA TURMA DO 8º ANO LETIVO 2021/2022: Observação do potencial da música como efeito motivador nas aulas de Educação Física - Estudo comparativo entre génerosREPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED AT SCHOOL SECONDARY DR. JOAQUIM DE CARVALHO, WITH THE CLASS OF THE 8TH SCHOOL YEAR 2021/2022: Observation of the potential of music as a motivating effect in Physical Education classes - Comparative study between genresEnsino-AprendizagemProfessoresConteúdosMotivaçãoTeaching-LearningTeachersContentMotivationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaRelatório de Estágio decorre no âmbito do Estágio Pedagógico desenvolvido no segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Relatório de Estágio é o culminar de uma etapa de formação desenvolvida no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na turma do 8ºA da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, durante o ano letivo 2021/2022, tendo como objetivo englobar toda a descrição e reflexão das atividades e as aprendizagens que se foram realizando ao longo do período de estágio. O Estágio Pedagógico concretiza o momento onde aplicamos os saberes teóricos que fomos adquirindo ao longo da formação inicial. O Estágio Pedagógico permite dar a oportunidade de pôr em prática todas as aprendizagens realizadas anteriormente e possibilita experienciar intervenção pedagógica num contexto real de escola. O estágio coloca-nos no papel de um professor a ter que lidar com as questões e desafios diariamente e obrigando-nos a desenvolver a promoção do sucesso no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Tendo esta oportunidade de subir ao cargo de docente estagiário e estar sob o olhar crítico de um professor de carreira e podendo também observar as aulas lecionadas por outros docentes permitiram-nos reforçar a noção de como funciona o processo de ensino e ainda quais as suas caraterísticas que se devem desenvolver para garantir algum tipo de sucesso na transmissão de conteúdos. Este documento está dividido em três capítulos distintos: a contextualização da prática, a análise reflexiva da prática pedagógica e o desenvolvimento do tema-problema. A primeira parte é constituída pela caraterização do contexto onde decorreu o estágio incluindo as primeiras expetativas face ao mesmo, todos os medos ao iniciar o estágio e o projeto de formação inicial. A segunda parte do documento é constituída por uma reflexão crítica das práticas que foram desenvolvidas tanto como as capacidades e ainda as dificuldades que se foram manifestando, tendo assim sendo também referidas as estratégias que foram adotadas para garantir o sucesso de aprendizagem nos alunos para que estes atingissem os objetivos definidos pelos documentos que regem o ensino da educação física. Na terceira e última parte, é feito um aprofundamento do Tema-Problema, onde se realizou uma análise do potencial da música como efeito motivador dos alunos nas aulas de educação física, tendo em vista um estudo comparativo entre os diferentes géneros.Within the scope of the Pedagogical Internship developed in the second year of the master’s in physical education teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, the Internship Report is created. The Internship Report is the culmination of a training stage developed within the scope of the Pedagogical Internship held in the 8th grade class of Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, during the 2021/2022 school year, with the objective of encompassing all the description and reflection of the activities and the learning that took place during the internship period.The Pedagogical Internship is part of the practical component in which we apply the theoretical knowledge that we have acquired during the initial training through our involvement in teaching activities, which thus allowed us to acquire knowledge that is related to how to teach and how to act in a professional manner being that these are linked to an awareness of didactic and pedagogical actions in terms of providing conditions in favor of building pedagogical content knowledge. The training of interns has the Pedagogical Internship as one of the most important roles, as it is this that gives the opportunity to put into practice all the learning obtained to date through a pedagogical intervention in a real school context, thus placing us in the role of a teacher having to deal with the issues and challenges that he deals with daily and forcing us to develop our conflict resolution to promote success in the teaching-learning process of students. Having this opportunity to rise to a high position as a teacher and be under the critical eye of a career teacher and also being able to observe the classes taught by other teachers gives the trainee student a brief idea of how the realistic functioning is when it comes to the process. of teaching and what are it’s characteristics that should be developed to guarantee some kind of success in the transmission of contents.Throughout this document, the division into three distinct chapters is displayed, namely, the contextualization of the practice, the reflective analysis of the pedagogical practice and the development of the theme-problem. The first part is constituted by the characterization of the context of involvement in which the internship took place, thus being present the first expectations of it, all the fears that were palpable when starting the internship and the initial training project. The second part of the document is constituted by an in-depth and critical reflection of the practices that were developed as well as the abilities and even the difficulties that were manifested, thus also referring to the tactics that were adopted to guarantee the success of learning in the students so that they would reach their goals defined by the documents that govern the teaching of physical education. In the third and last part, a deepening of the Theme-Problem is carried out, where an analysis of the potential of music as a motivating effect for students in physical education classes was carried out, foreseeing a comparative study between the different genres.2022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/101449http://hdl.handle.net/10316/101449TID:203055136porBarbosa, Gonçalo João Apóstoloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-26T20:55:43Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:38.406373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO, JUNTO DA TURMA DO 8º ANO LETIVO 2021/2022: Observação do potencial da música como efeito motivador nas aulas de Educação Física - Estudo comparativo entre géneros
REPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED AT SCHOOL SECONDARY DR. JOAQUIM DE CARVALHO, WITH THE CLASS OF THE 8TH SCHOOL YEAR 2021/2022: Observation of the potential of music as a motivating effect in Physical Education classes - Comparative study between genres
title RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO, JUNTO DA TURMA DO 8º ANO LETIVO 2021/2022: Observação do potencial da música como efeito motivador nas aulas de Educação Física - Estudo comparativo entre géneros
spellingShingle RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO, JUNTO DA TURMA DO 8º ANO LETIVO 2021/2022: Observação do potencial da música como efeito motivador nas aulas de Educação Física - Estudo comparativo entre géneros
Barbosa, Gonçalo João Apóstolo
Ensino-Aprendizagem
Professores
Conteúdos
Motivação
Teaching-Learning
Teachers
Content
Motivation
title_short RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO, JUNTO DA TURMA DO 8º ANO LETIVO 2021/2022: Observação do potencial da música como efeito motivador nas aulas de Educação Física - Estudo comparativo entre géneros
title_full RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO, JUNTO DA TURMA DO 8º ANO LETIVO 2021/2022: Observação do potencial da música como efeito motivador nas aulas de Educação Física - Estudo comparativo entre géneros
title_fullStr RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO, JUNTO DA TURMA DO 8º ANO LETIVO 2021/2022: Observação do potencial da música como efeito motivador nas aulas de Educação Física - Estudo comparativo entre géneros
title_full_unstemmed RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO, JUNTO DA TURMA DO 8º ANO LETIVO 2021/2022: Observação do potencial da música como efeito motivador nas aulas de Educação Física - Estudo comparativo entre géneros
title_sort RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO, JUNTO DA TURMA DO 8º ANO LETIVO 2021/2022: Observação do potencial da música como efeito motivador nas aulas de Educação Física - Estudo comparativo entre géneros
author Barbosa, Gonçalo João Apóstolo
author_facet Barbosa, Gonçalo João Apóstolo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Gonçalo João Apóstolo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem
Professores
Conteúdos
Motivação
Teaching-Learning
Teachers
Content
Motivation
topic Ensino-Aprendizagem
Professores
Conteúdos
Motivação
Teaching-Learning
Teachers
Content
Motivation
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/101449
http://hdl.handle.net/10316/101449
TID:203055136
url http://hdl.handle.net/10316/101449
identifier_str_mv TID:203055136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134080514654208