RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA DO 11ºA NO ANO LETIVO DE 2021/2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brites, Inês
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/101436
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_2225bae7f02c82a84ec58be58efeb99d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/101436
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA DO 11ºA NO ANO LETIVO DE 2021/2022PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED IN ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE WITH 11ºA CLASS IN THE SCHOOL YEAR OF 2021/2022Educação FísicaEstágio PedagógicoMotivaçãoPhysical EducationPedagogical InternshipMotivationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO concluir do período do Estágio Pedagógico representa o fim de um ciclo de muita aprendizagem e realização pessoal, abrindo portas para um outro ainda mais desafiante e enriquecedor. Este documento de cariz reflexivo contempla os conhecimentos adquiridos ao longo deste processo, salientado os aspetos que consideramos mais relevantes face às dificuldades e estratégias adotadas.O presente documento representa um Relatório de Estágio, inserido na Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), da Universidade de Coimbra (UC). Esta etapa decorreu na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte(ESEACD), junto da turma do 11º A, sob orientação do professor Cláudio Sousa e do professor Doutor Paulo Nobre, da FCDEF-UC, no ano letivo de 2021/2022.O documento encontra-se dividido em três capítulos, os quais faremos uma contextualização e enquadramento da prática pedagógica e uma análise reflexiva acerca da mesma, finalizando com a apresentação do estudo realizado, no âmbito do tema problema: “Qual a perceção de motivação dos alunos do ensino secundário face à disciplina de EF?”. Os dados mostram que o aumento da motivação dos alunos na aula de EF é maioritariamente condicionado pela prática de modalidades e tarefas do seu interesse, pelo incentivo do professor e pela realização de trabalho em grupo. Ainda, evidenciam que os rapazes se encontram mais motivados para as aulas de EF quando comparados com as raparigas.The conclusion of the Pedagogical Internship period represents the end of a cycle of much learning and personal fulfillment, opening doors to an even more challenging and enriching cycle. This reflexive document contemplates the knowledge acquired during this process, highlighting the aspects that we consider most relevant in view of the difficulties and strategies adopted.This document represents an Internship Report, part of the Pedagogical Internship Curricular Unit, within the scope of the master’s in physical education teaching in Basic and Secondary Education (MEEFEBS), of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education (FCDEF), of the University of Coimbra (UC).This stage took place at the Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary School (ESEACD), with the 11th grade class, under the guidance of Professor Cláudio Sousa and the PhD Professor Paulo Nobre, from FCDEF-UC, in the academic year 2021/2022.The document is divided into three chapters, in which we will contextualize and frame the pedagogical practice and a reflective analysis about it, ending with the presentation of the study carried out, within the scope of the problem theme: “What is the perception of motivation of secondary school students in relation to the PE subject?”. Results show that the increase in student’s motivation in the PE class is mostly conditioned by the practice of modalities and tasks that interest them, by the teacher’s encouragement and by carrying out group work. Furthermore, they show that boys are more motivated for PE classes when compared to girls.2022-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/101436http://hdl.handle.net/10316/101436TID:203055152porBrites, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-26T20:56:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:37.744232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA DO 11ºA NO ANO LETIVO DE 2021/2022
PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED IN ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE WITH 11ºA CLASS IN THE SCHOOL YEAR OF 2021/2022
title RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA DO 11ºA NO ANO LETIVO DE 2021/2022
spellingShingle RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA DO 11ºA NO ANO LETIVO DE 2021/2022
Brites, Inês
Educação Física
Estágio Pedagógico
Motivação
Physical Education
Pedagogical Internship
Motivation
title_short RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA DO 11ºA NO ANO LETIVO DE 2021/2022
title_full RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA DO 11ºA NO ANO LETIVO DE 2021/2022
title_fullStr RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA DO 11ºA NO ANO LETIVO DE 2021/2022
title_full_unstemmed RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA DO 11ºA NO ANO LETIVO DE 2021/2022
title_sort RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA DO 11ºA NO ANO LETIVO DE 2021/2022
author Brites, Inês
author_facet Brites, Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brites, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Motivação
Physical Education
Pedagogical Internship
Motivation
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Motivação
Physical Education
Pedagogical Internship
Motivation
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/101436
http://hdl.handle.net/10316/101436
TID:203055152
url http://hdl.handle.net/10316/101436
identifier_str_mv TID:203055152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134080482148352