Factores de abandono escolar no Concelho do Peso da Régua: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2669 |
Resumo: | O Abandono Escolar é um fenómeno global. São muitos e de diferentes proveniências os contributos para explicar, prever e intervir o Abandono Escolar. Tomando como referência diversos estudos e propostas de intervenção, é possível inferir que o Abandono Escolar é, sem dúvida, um fenómeno sistémico. O Indivíduo; a Família; a Escola, o Meio Envolvente assim como o Mercado de Trabalho constituíram os 5 grandes subsistemas para análise e compreensão do abandono escolar, conceptual e teoricamente entendidos em interacção. Aliás, foram estes cinco grandes subsistemas que igualmente descreveram uma trajectória de permanência e de passagem bem sucedida pela Escola. O Abandono Escolar está relacionado com a qualidade de cada um desses subsistemas e, sobretudo, com a qualidade e a intensidade das interacções. A capacidade do Indivíduo ficar na Escola, apesar dum conjunto de características dos subsistemas que motivariam para o Abandono Escolar, explica-se pela interacção positiva que acontece entre os mesmos subsistemas, muitas vezes por intervenção externa de natureza preventiva. Para estudo agora apresentado, foi elaborado um inquérito para auto-preenchimento dos 65 participantes. Procedeu-se ao seu tratamento estatístico utilizando o programa informático SPSS versão 17. Foram identificados os indicadores e deu-se maior importância aos motivos mais assinalados. Deste procedimento, e confrontada a bibliografia, são discutidos os resultados e apontadas as conclusões dos factores de Abandono escolar. |
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Factores de abandono escolar no Concelho do Peso da Régua: estudo de casoAbandono dos estudosEscolaFamíliaIndivíduoMeio envolventeMercado de trabalhoO Abandono Escolar é um fenómeno global. São muitos e de diferentes proveniências os contributos para explicar, prever e intervir o Abandono Escolar. Tomando como referência diversos estudos e propostas de intervenção, é possível inferir que o Abandono Escolar é, sem dúvida, um fenómeno sistémico. O Indivíduo; a Família; a Escola, o Meio Envolvente assim como o Mercado de Trabalho constituíram os 5 grandes subsistemas para análise e compreensão do abandono escolar, conceptual e teoricamente entendidos em interacção. Aliás, foram estes cinco grandes subsistemas que igualmente descreveram uma trajectória de permanência e de passagem bem sucedida pela Escola. O Abandono Escolar está relacionado com a qualidade de cada um desses subsistemas e, sobretudo, com a qualidade e a intensidade das interacções. A capacidade do Indivíduo ficar na Escola, apesar dum conjunto de características dos subsistemas que motivariam para o Abandono Escolar, explica-se pela interacção positiva que acontece entre os mesmos subsistemas, muitas vezes por intervenção externa de natureza preventiva. Para estudo agora apresentado, foi elaborado um inquérito para auto-preenchimento dos 65 participantes. Procedeu-se ao seu tratamento estatístico utilizando o programa informático SPSS versão 17. Foram identificados os indicadores e deu-se maior importância aos motivos mais assinalados. Deste procedimento, e confrontada a bibliografia, são discutidos os resultados e apontadas as conclusões dos factores de Abandono escolar.The School Abandonment is a global phenomenon. The contributions that explain, predict and intervene the School Abandonment are many and of different origins. Having as reference several studies and proposals of intervention, it is possible to infer that the School Abandonment is, without any doubt, a systemic phenomenon. The individual, the family, the school, the background as well as the labour market constituted the five great sub systems to the analysis and comprehension of School Abandonment, conceptual and theoretically understood in interaction. Besides, these were the five great sub systems that also described a trajectory of permanency and of a successful frequency at school. The School Abandonment is related with the quality of each of those sub systems and, especially, with the quality and intensity of the interactions. The capacity of the individual to stay at school, in spite of a set of characteristics of the subsystems which could lead to School Abandonment, is explained by the positive interaction that happens among the same subsystems, many times by external intervention of preventive nature. For the study now presented, an inquiry for self filling up was made to the 65 participants. Its statistical treatment was done using the informatics programme SPSS version 17. The indicators were identified and it was given more importance to the reasons mostly presented. After this procedure, and the bibliography confronted, the conclusion of the factors of school abandonment are presented.2013-08-28T14:48:03Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2669pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, António Manuel Santosreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:48Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:29.784261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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