Ativação de marca : uma abordagem inovadora para a gestão de marca?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/20215 |
Resumo: | Esta dissertação aborda um conceito emergente da gestão de marca, a ativação de marca. Este trabalho teve como objetivo contribuir para uma melhor compreensão da importância que a ativação de marca desempenha como ferramenta da gestão de marca. A relevância deste estudo reside no facto de tratar não só como a ativação de marca pode ser utilizada, mas também como tem vindo e poderá evoluir. Com a competitividade do mercado, e com a saturação de informação com que os públicos são sobrecarregados diariamente, a ativação de marca surge cada vez mais como um meio diferenciador de comunicar e aproximar a marca dos seus públicos. No entanto, a ativação de marca é muito mais do que comunicar, é também posicioná-la, atribuir-lhe um preço, é trabalhar as variáveis do seu mix, mas decidimos focar-nos na comunicação como parte mais importante desta gestão. Esta investigação foi conduzida com base numa revisão de literatura e posteriormente a partir de entrevistas realizadas a profissionais de marketing e comunicação. As entrevistas tiveram um papel fundamental em perspetivar a ativação de marca, uma vez que se focaram sobre o trabalho com marcas, nomeadamente sobre esta ferramenta da gestão de marca, a ativação de marca. Da análise feita foi possível concluir que o papel principal da ativação de marca é aproximar as marcas dos públicos, fator este que se torna mais evidente de dia para dia. De acordo com as entrevistas pudemos identificar a valorização que os profissionais de marketing e comunicação atribuem à ativação de marca e quão essencial este conceito se torna como ferramenta de gestão de marca. Gostaria de salientar que é interessante estudar e perspetivar este tema por ser uma fórmula melhorada relativamente a ações anteriores ou por consistir numa nova designação. Sendo mais personalizada, mais marcante, vai de encontro às mentalidades dos públicos em estudo. |
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Ativação de marca : uma abordagem inovadora para a gestão de marca?MarcaGestão de marcaComunicação de marcaAtivação de marcaBrandBrand managementBrand communicationBrand activationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEsta dissertação aborda um conceito emergente da gestão de marca, a ativação de marca. Este trabalho teve como objetivo contribuir para uma melhor compreensão da importância que a ativação de marca desempenha como ferramenta da gestão de marca. A relevância deste estudo reside no facto de tratar não só como a ativação de marca pode ser utilizada, mas também como tem vindo e poderá evoluir. Com a competitividade do mercado, e com a saturação de informação com que os públicos são sobrecarregados diariamente, a ativação de marca surge cada vez mais como um meio diferenciador de comunicar e aproximar a marca dos seus públicos. No entanto, a ativação de marca é muito mais do que comunicar, é também posicioná-la, atribuir-lhe um preço, é trabalhar as variáveis do seu mix, mas decidimos focar-nos na comunicação como parte mais importante desta gestão. Esta investigação foi conduzida com base numa revisão de literatura e posteriormente a partir de entrevistas realizadas a profissionais de marketing e comunicação. As entrevistas tiveram um papel fundamental em perspetivar a ativação de marca, uma vez que se focaram sobre o trabalho com marcas, nomeadamente sobre esta ferramenta da gestão de marca, a ativação de marca. Da análise feita foi possível concluir que o papel principal da ativação de marca é aproximar as marcas dos públicos, fator este que se torna mais evidente de dia para dia. De acordo com as entrevistas pudemos identificar a valorização que os profissionais de marketing e comunicação atribuem à ativação de marca e quão essencial este conceito se torna como ferramenta de gestão de marca. Gostaria de salientar que é interessante estudar e perspetivar este tema por ser uma fórmula melhorada relativamente a ações anteriores ou por consistir numa nova designação. Sendo mais personalizada, mais marcante, vai de encontro às mentalidades dos públicos em estudo.This study discusses an emerging concept of brand management, brand activation, and aims to contribute to a better understanding of the importance that brand activation has as a tool of brand management. The relevance of this study is not only as brand activation can be used, but also how it has been and will develop. With the market competitiveness, and the saturation of information with which the public are overwhelmed daily, the brand activation increasingly emerges as a mean of differentiating communication and draws the brand to the stakeholders. However, the brand activation is much more than communication, it is also it’s positioning, it’s assignment of a price and working the variables of the mix, but we decided to focus on communication as the most important part of this management. This research was based on documentation, reviews and interviews with marketing and communication professionals. The interviews had a key role in ascertain brand activation, once the focus was on the work with brands, more particularly on this tool of brand management, brand activation. Based on this analysis it was concluded that the primary role of brand activation is to draw the brands to the stakeholders, a factor that becomes more evident day by day. According to the interviews we were able to identify the value that marketers attach to the communication and brand activation and how essential this concept becomes as brand management tool. I should point out that it is interesting to study and ascertain this issue to be an improved formula for previous actions or make it a new designation by being more personalized, more striking, and meeting the minds of the stakeholders in the study.Seruya, José MenanoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCordeiro, Inês Margarida Baptista Dias2016-09-23T00:30:11Z2016-04-2920152016-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20215TID:201337118porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:00Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:41.890975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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