Representações de alunos excelentes do 12º ano face à disciplina de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/3118 |
Resumo: | Este trabalho objetivou investigar as representações sociais dos alunos do 12ºano com sucesso académico relativamente à disciplina de Educação Física. No estudo participaram 10 alunos de duas escolas, a Escola Secundária José Estevão e a Escola Secundária Homem Cristo, do Distrito de Aveiro: 5 rapazes e 5 raparigas do 12º ano, com média geral superior a 18 valores e com idades entre os 17 e os 18 anos. Para a realização do estudo, optou-se por uma metodologia qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo destas 10 entrevistas realizadas individualmente sugere a existência de uma situação dualista relativamente à prática de Educação Física, ou seja, nem todos os alunos vivenciam experiências positivas na disciplina. No entanto, a maioria dos alunos com sucesso académico assumem a importância da disciplina de Educação Física no contexto académico, devido aos benefícios a ela associada, como a melhoria da saúde e bem-estar ou ainda o convívio. Adicionalmente, a maioria dos alunos concorda com a obrigatoriedade da disciplina, uma vez que assumem a sua importância na transmissão de valores, como o respeito das regras, o fair-play e a entreajuda. Todavia, apesar dos benefícios apontados, a grande maioria defende que embora a Educação Física seja importante para o seu desenvolvimento, não é muito importante para o seu futuro profissional. Também se concluiu um dualismo de opiniões entre rapazes e raparigas no que toca às preferências de modalidades, sendo que os rapazes preferem modalidades coletivas e as raparigas modalidades individuais. Também é de salientar que raparigas entrevistadas demonstram uma forte necessidade de manutenção das boas notas, o que por vezes as leva a ter uma pior representação da Educação Física no currículo escolar. Para finalizar, a grande maioria dos entrevistados defende a necessidade de alterar o programa curricular da disciplina de Educação Física, com a introdução de conteúdos e atividades diversificadas e inovadoras, de forma a tornar as aulas mais motivantes. |
id |
RCAP_a86da7a092c5ba3e1f06731009560d0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/3118 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representações de alunos excelentes do 12º ano face à disciplina de Educação FísicaRepresentações sociaisEducação físicaSucesso académicoEste trabalho objetivou investigar as representações sociais dos alunos do 12ºano com sucesso académico relativamente à disciplina de Educação Física. No estudo participaram 10 alunos de duas escolas, a Escola Secundária José Estevão e a Escola Secundária Homem Cristo, do Distrito de Aveiro: 5 rapazes e 5 raparigas do 12º ano, com média geral superior a 18 valores e com idades entre os 17 e os 18 anos. Para a realização do estudo, optou-se por uma metodologia qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo destas 10 entrevistas realizadas individualmente sugere a existência de uma situação dualista relativamente à prática de Educação Física, ou seja, nem todos os alunos vivenciam experiências positivas na disciplina. No entanto, a maioria dos alunos com sucesso académico assumem a importância da disciplina de Educação Física no contexto académico, devido aos benefícios a ela associada, como a melhoria da saúde e bem-estar ou ainda o convívio. Adicionalmente, a maioria dos alunos concorda com a obrigatoriedade da disciplina, uma vez que assumem a sua importância na transmissão de valores, como o respeito das regras, o fair-play e a entreajuda. Todavia, apesar dos benefícios apontados, a grande maioria defende que embora a Educação Física seja importante para o seu desenvolvimento, não é muito importante para o seu futuro profissional. Também se concluiu um dualismo de opiniões entre rapazes e raparigas no que toca às preferências de modalidades, sendo que os rapazes preferem modalidades coletivas e as raparigas modalidades individuais. Também é de salientar que raparigas entrevistadas demonstram uma forte necessidade de manutenção das boas notas, o que por vezes as leva a ter uma pior representação da Educação Física no currículo escolar. Para finalizar, a grande maioria dos entrevistados defende a necessidade de alterar o programa curricular da disciplina de Educação Física, com a introdução de conteúdos e atividades diversificadas e inovadoras, de forma a tornar as aulas mais motivantes.This study aimed to investigate the social representations of students in 12th grade with academic success regarding the discipline of Physical Education. The study involved 10 students from two schools, the Escola Secundária José Estevão and the Escola Secundária Homem Cristo, from district of Aveiro: 5 boys and 5 girls in the 12th grade with scores averaging more than 18 values, and aged between 17 and 18 years. For the study, we chose a qualitative methodology through semi-structured interviews. Content analysis of the 10 semi-structured interviews conducted individually suggest the existence of a dualistic situation regarding the practice of Physical Education, i.e., not all students experience positive experiences in the discipline, however, most students with academic success assume the importance of Physical Education in the academic context, due to the benefits associated with it, such as improving the health and welfare or socializing. Additionally, most students agree with the mandatory character of the discipline because of it importance in the transmission of values, such as respect for rules, fair play and mutual help. However, despite these benefits, the majority argues that although Physical Education is important for their development, is not very important for their future career. It was also established a dualism of opinions between boys and girls in terms of modalities preferences, boys prefer collective modalities and whereas girls individual sports. It is also noteworthy that girls interviewed demonstrated a strong need for greater maintenance of good grades, which sometimes lead them to have a worse representation of Physical Education in the school curriculum. Finally, the vast majority of interviews supports the need to change the curriculum of Physical Education, with the introduction of content and diversified and innovative activities in order to make lessons more motivating.2014-05-14T12:42:45Z2014-05-14T00:00:00Z2014-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3118porBatista, Carlos Manuel Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:00Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:53.045496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações de alunos excelentes do 12º ano face à disciplina de Educação Física |
title |
Representações de alunos excelentes do 12º ano face à disciplina de Educação Física |
spellingShingle |
Representações de alunos excelentes do 12º ano face à disciplina de Educação Física Batista, Carlos Manuel Marques Representações sociais Educação física Sucesso académico |
title_short |
Representações de alunos excelentes do 12º ano face à disciplina de Educação Física |
title_full |
Representações de alunos excelentes do 12º ano face à disciplina de Educação Física |
title_fullStr |
Representações de alunos excelentes do 12º ano face à disciplina de Educação Física |
title_full_unstemmed |
Representações de alunos excelentes do 12º ano face à disciplina de Educação Física |
title_sort |
Representações de alunos excelentes do 12º ano face à disciplina de Educação Física |
author |
Batista, Carlos Manuel Marques |
author_facet |
Batista, Carlos Manuel Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Carlos Manuel Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações sociais Educação física Sucesso académico |
topic |
Representações sociais Educação física Sucesso académico |
description |
Este trabalho objetivou investigar as representações sociais dos alunos do 12ºano com sucesso académico relativamente à disciplina de Educação Física. No estudo participaram 10 alunos de duas escolas, a Escola Secundária José Estevão e a Escola Secundária Homem Cristo, do Distrito de Aveiro: 5 rapazes e 5 raparigas do 12º ano, com média geral superior a 18 valores e com idades entre os 17 e os 18 anos. Para a realização do estudo, optou-se por uma metodologia qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo destas 10 entrevistas realizadas individualmente sugere a existência de uma situação dualista relativamente à prática de Educação Física, ou seja, nem todos os alunos vivenciam experiências positivas na disciplina. No entanto, a maioria dos alunos com sucesso académico assumem a importância da disciplina de Educação Física no contexto académico, devido aos benefícios a ela associada, como a melhoria da saúde e bem-estar ou ainda o convívio. Adicionalmente, a maioria dos alunos concorda com a obrigatoriedade da disciplina, uma vez que assumem a sua importância na transmissão de valores, como o respeito das regras, o fair-play e a entreajuda. Todavia, apesar dos benefícios apontados, a grande maioria defende que embora a Educação Física seja importante para o seu desenvolvimento, não é muito importante para o seu futuro profissional. Também se concluiu um dualismo de opiniões entre rapazes e raparigas no que toca às preferências de modalidades, sendo que os rapazes preferem modalidades coletivas e as raparigas modalidades individuais. Também é de salientar que raparigas entrevistadas demonstram uma forte necessidade de manutenção das boas notas, o que por vezes as leva a ter uma pior representação da Educação Física no currículo escolar. Para finalizar, a grande maioria dos entrevistados defende a necessidade de alterar o programa curricular da disciplina de Educação Física, com a introdução de conteúdos e atividades diversificadas e inovadoras, de forma a tornar as aulas mais motivantes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-14T12:42:45Z 2014-05-14T00:00:00Z 2014-05-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/3118 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/3118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137082083377152 |