A relevância da educação sexual no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobão, António José da Silva Correia
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/64
Resumo: A Educação Sexual, nos últimos anos, tem vindo a tornar-se, num objecto de discussão, de polémica, de polarização de opiniões no âmbito do espaço nacional, reflexo das medidas legislativas mais recentes sobre esta questão que impõe a sua introdução na escola. Constituindo-se como objecto polémico, por natureza, numa sociedade tendencialmente católica e conservadora, algumas das críticas levantadas relativamente à abordagem da sexualidade num contexto educativo formal prendem-se com os efeitos que tal abordagem poderá suscitar no comportamento dos jovens. Questiona-se igualmente, a capacidade que a Educação Sexual terá para produzir alterações positivas nos jovens no que respeita à sua vivência da sexualidade. Contudo cada vez mais se reconhece a importância da Educação Sexual na educação integral dos alunos. Assim não podemos descurar o papel da escola e dos professores como agentes educativos importantes nesta área. Deste modo e em nosso entender, não pode a escola furtar-se à abordagem formal, estruturada, intencional e adequada de um conjunto de questões relacionadas com a sexualidade humana, porque é um lugar de construção de saberes, que suscita vivências ao nível afectivo-sexual. Neste âmbito pretende-se com este trabalho salientar a importância e o contributo da Educação Sexual na formação integral dos alunos. Desta forma trata-se duma investigação em educação, onde se recorre à observação participante e participada, focalizada e detalhada de um contexto/organização - uma escola do 1º Ciclo - no que e refere, ao seu pessoal docente, discente e respectivos encarregados de educação, culminando especialmente num estudo de caso. Este estudo é tão descritivo e analítico, assente na Abordagem Qualitativa. Está de igual modo ancorado numa estratégia utilizada na pesquisa educacional, designada de Investigação-Acção. Uma vez que para além da investigação teórica e empírica (partes constituintes da investigação) foi aplicado na escola analisada um Projecto/Programa de Educação Sexual (parte constituinte da acção) a dois grupos (professores e alunos) dos três que constituem a nossa amostra Intencional, combinando efectivamente o processo investigativo com a prática de ensino, pretendendo ver o próprio ensino como uma forma de questionamento e experimentação, resultando assim uma postura reflexiva face à docência. A área temática incide na Educação Sexual do 1º Ciclo do Ensino Básico, dado que o problema de investigação evidencia a relevância da Educação Sexual numa determinada EB 1. O enquadramento teórico abrange temas pertinentes e alusivos ao campo de investigação. Determinou-se uma Amostra Não Probabilística - Amostra Intencional - da qual se constituíram três grupos (Professores, Alunos e Encarregados de Educação). À amostra foram aplicados questionários de questões abertas e fechadas. Os dados obtidos foram tratados manualmente e informaticamente, utilizando estatística descritiva e inferencial e análise qualitativa de conteúdo. Principais conclusões: foram atingidos os objectivos do estudo, tendo-se confirmado todas as hipóteses.
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