Ansiedade face aos testes em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Cláudia Filipa Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/106
Resumo: A ansiedade face aos testes tem vindo a ser estudada no seio dos alunos de níveis de escolaridade avançados. Não há estudos sobre este tema em crianças do 1.º ciclo do ensino básico. Por conseguinte, o presente trabalho tem como principal objectivo analisar os níveis de ansiedade face aos testes em crianças do 1.º ciclo do ensino básico. Participaram no presente estudo 103 crianças de uma escola da Trofa (Porto), de ambos os géneros. O questionário utilizado foi a Escala de Ansiedade de Westside para os alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos do ensino básico e a Escala de Faces para os alunos do 1.º ano do ensino básico. Os resultados encontrados mostram a existência de uma ansiedade generalizada nos alunos, nomeadamente, nos que frequentam o 3.º e 4.º ano do ensino básico. Mostram, também, que o Nível Socioeconómico e a idade são variáveis influenciadoras dos níveis de ansiedade nestas crianças e que um nível elevado ansiedade face aos testes se encontra correlacionado com a Prova de Aferição, realizada no terceiro período pelos alunos do 4.º ano do ensino básico. Futuras investigações são necessárias com populações de nível de escolaridade similar, para que os resultados possam ser generalizados. The tests anxiety has been studied among students of advanced levels of schooling. There are no studies on this subject on children in the 1st cycle of basic education. Therefore, this investigation has the main goal to analyze the levels of test anxiety in children of the 1st cycle of basic education. Participated in this study 103 children from a school of Trofa (Porto), of both genders. The questionnaire used was the Westside Anxiety Scale for students of the 2nd, 3rd and 4th year of primary education and the Faces Scale for the students of the 1st year of primary school. The results showed the existence of a generalized anxiety in students, particularly in attending the 3rd and 4th year of primary education. They also demonstrated that the social-economic status and age are variables which influenced the levels of anxiety in these children and, that a high level of test anxiety is correlated with the Final Assessment Test conducted by students in the third period of the 4th year of primary education. Future investigations are needed in populations with similar levels of education, so that results can be generalized.
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