O portefólio enquanto instrumento de (auto)avaliação docente: imagens, concepções e representações dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Mário Carlos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2552
Resumo: Este estudo surge no âmbito do decorrer da implementação do modelo de avaliação de desempenho dos professores portugueses, onde o portefólio é apresentado como um dos suportes possíveis. Trata-se de uma situação nova, quer no que diz respeito à avaliação de desempenho docente, quer ao nível da utilização do portefólio para esse fim. Neste contexto, pretendemos aferir as representações dos professores relativamente ao portefólio enquanto instrumento de avaliação do seu desempenho. Com este objectivo, foi desenvolvido um estudo de caso, de natureza qualitativa, junto de um conjunto de professores de uma escola pública portuguesa. O instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista semi-estruturada. Entre as conclusões do estudo destacamos o facto dos professores entenderem o portefólio mais como um produto que consubstancia uma prática e menos como um processo de desenvolvimento pessoal e profissional; reconhecerem a importância da reflexão, vendo-a como um meio de questionamento permanente da prática; reconhecerem a importância da partilha e do trabalho colaborativo; reconhecerem ao portefólio um carácter dinâmico, numa perspectiva de constante renovação; apresentarem reservas à sua utilização na avaliação docente; atribuírem importância ao portefólio enquanto instrumento de auto-avaliação e de auto-regulação, numa perspectiva de aperfeiçoamento contínuo e de balanço do trabalho desenvolvido.
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spelling O portefólio enquanto instrumento de (auto)avaliação docente: imagens, concepções e representações dos professoresProfessoresAvaliação de desempenhoEste estudo surge no âmbito do decorrer da implementação do modelo de avaliação de desempenho dos professores portugueses, onde o portefólio é apresentado como um dos suportes possíveis. Trata-se de uma situação nova, quer no que diz respeito à avaliação de desempenho docente, quer ao nível da utilização do portefólio para esse fim. Neste contexto, pretendemos aferir as representações dos professores relativamente ao portefólio enquanto instrumento de avaliação do seu desempenho. Com este objectivo, foi desenvolvido um estudo de caso, de natureza qualitativa, junto de um conjunto de professores de uma escola pública portuguesa. O instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista semi-estruturada. Entre as conclusões do estudo destacamos o facto dos professores entenderem o portefólio mais como um produto que consubstancia uma prática e menos como um processo de desenvolvimento pessoal e profissional; reconhecerem a importância da reflexão, vendo-a como um meio de questionamento permanente da prática; reconhecerem a importância da partilha e do trabalho colaborativo; reconhecerem ao portefólio um carácter dinâmico, numa perspectiva de constante renovação; apresentarem reservas à sua utilização na avaliação docente; atribuírem importância ao portefólio enquanto instrumento de auto-avaliação e de auto-regulação, numa perspectiva de aperfeiçoamento contínuo e de balanço do trabalho desenvolvido.The present research work was motivated by the recent implementation of a new system for the assessment of teachers in Portugal. According to this system the portfolio is becoming one of the instruments to be operationalised. This is an innovation in what concerns the assessment of the teaching performance. The purpose of this research is to depict the teachers’ representation regarding the portfolio as a means of assessing their professional performance. The research methodology follows a case study anchored on a Portuguese public school drawn on a qualitative approach. The data have been gathered using a semi-structured interview. As the most relevant outcomes of our research we highlight the teachers’ general perceptions: (i) the portfolio is considered as a tool that shows a practice and not necessarily as a process of personal and professional self development; (ii) the recognition of the importance of reflecting on their professional daily practice as a means of questioning it; (iii) the recognition of the importance of collaborative and cooperative work; (iv) the portfolio is considered a dynamic tool; (v) the shortcomings of the use of the portfolio as an effective tool for their professional assessment; (vi) the portfolio is viewed as a self-assessment and selfregulation tool for a lifelong learning activity.Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesuBibliorumRodrigues, Mário Carlos2014-11-03T18:39:12Z200920092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2552porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:38Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2552Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:12.435436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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