Ninguém nasce ensinado: experienciar a diferença como ação construtiva do design de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruna Alexandra Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34177
Resumo: O autismo é um transtorno que ganhou cada vez mais relevância nas últimas décadas; investigações levaram a novas descobertas e, por conseguinte, novo conhecimento. Contudo, o conhecimento comum do transtorno não se apresenta igualmente enriquecido. Esta dissertação considera a importância do design como aliado principal da comunicação e de divulgação de perspetivas autistas. A experiência quotidiana é talvez a maior diferença entre os que estão no espetro e os que não estão; coincidentemente, é também a menos explorada em artefactos comunicativos. A pertinência desta falha cria uma oportunidade única onde o objetivo é a melhoria do conhecimento geral e respetiva empatia pelos que estão no espetro. Para alcançar esse objetivo, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma ação de sensibilização, onde o design de comunicação e o design gráfico são empregues na exploração da comparação e da metáfora. A metodologia utilizada neste trabalho foi montada a partir da experiência, procurando atingir um conhecimento situado na interação dentro dum campo de participação definido. Os conteúdos teóricopráticos passaram por uma abordagem qualitativa e descritiva dos materiais existentes sobre o transtorno com finalidade exploratória e aplicados na proposta de sensibilização do projeto prático apresentado. Considera-se que a ação de sensibilização hipotética apresentada nesta dissertação contribui positivamente através do design de comunicação para o conhecimento comum do autismo, argumentando também a possibilidade de futuras campanhas de sensibilização com perspetivas diferenciadas.
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