Níveis de literacia em saúde nos doentes renais crónicos em estadio 4 e 5 e seus preditores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/6828 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio com Relatório Final em Contexto de Urgência e em contexto de Cuidados Intensivos inserida no plano de estudos do Curso de Mestrado e Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde de Viseu. Ao longo do mesmo foi sistematizado o percurso desenvolvido durante este período na aquisição de Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica. No contexto do percurso académico, além das diferentes unidades curriculares teóricas, tive a oportunidade de realizar um conjunto experiências em dois contextos de estágio distintos, essenciais para o desenvolvimento de competências especializadas, conjugadas com a minha experiência prévia nesta área de intervenção. O primeiro estágio ocorreu no Serviço de Urgência Geral e o segundo na Unidade de Cuidados Intensivos do CHTV. A reflexão acerca das competências comuns e especificas, que se encontram descritas, demonstrou ser muito construtiva e enriquecedora, contribuindo para a perceção das minhas capacidades enquanto futura Enfermeira Especialista. Os objetivos definidos em cada um dos estágios foram atingidos, e as atividades desenvolvidas para a sua concretização foram adequadas. Os estágios foram uma oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos e competências. A investigação desenvolvida que culminou na elaboração de um artigo com o tema Níveis de Literacia em Saúde nos Doentes Renais Crónicos em estadio 4 e 5 e seus preditores, a escolha recaiu na área nefrologia /Diálise à qual me dedico nos últimos 20 anos. Introdução: A literacia em saúde melhora a saúde das populações e permite uma melhor utilização dos serviços. Esta dimensão dos resultados em saúde assume particular relevo quando aplicada à gestão da doença crónica, pelo potencial de impacto que a mesma tem na morbimortalidade e na qualidade de vida. Objetivos: Descrever os níveis e determinar os preditores de literacia em saúde nos doentes com doença renal crónica. Métodos: Estudo não-experimental, quantitativo, transversal e de caráter descritivocorrelacional, realizado na Consulta de Esclarecimento da Unidade de Diálise do Centro Hospitalar Tondela Viseu. A análise dos dados teve por base estatística descritiva e foi realizado um modelo de regressão linear multivariado com recurso ao método Forward. Resultados: Foram incluídos 125 doentes, maioritariamente do género masculino (65,4%), com uma idade média de 63,46 anos (±14,64 anos). Prevalecem os doentes com literacia em saúde problemática (35,5%), seguindo-se os que revelam literacia em saúde inadequada (31,5%). Nas mulheres prevalecem níveis mais elevados de literacia em saúde inadequada (36,4%) e, nos homens, de literacia em saúde problemática (36,2%). As habilitações literárias e o género são preditores da literacia em saúde com efeitos positivos moderados a baixos (β=0,47 e β=0,13, respetivamente) e a idade com efeitos negativos baixos (β=-0,20). Conclusões: Considera-se imprescindível a implementação de estratégias que promovam mais literacia em saúde em pessoas com doença renal crónica, para que adotem comportamentos de adesão e de tratamento com resultados positivos na sua saúde. Palavras-chave: Enfermeiro Especialista, Desenvolvimento de Competências; Cuidados de enfermagem especializados; Pessoa em Situação Crítica. |
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Níveis de literacia em saúde nos doentes renais crónicos em estadio 4 e 5 e seus preditoresCausalidadeCompetência clínicaEnfermagem em nefrologiaInsuficiência renal crónicaLiteracia em saúdeCausalityClinical competenceHealth literacyNephrology nursingRenal insufficiency, chronicDomínio/Área Científica::Ciências MédicasO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio com Relatório Final em Contexto de Urgência e em contexto de Cuidados Intensivos inserida no plano de estudos do Curso de Mestrado e Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde de Viseu. Ao longo do mesmo foi sistematizado o percurso desenvolvido durante este período na aquisição de Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica. No contexto do percurso académico, além das diferentes unidades curriculares teóricas, tive a oportunidade de realizar um conjunto experiências em dois contextos de estágio distintos, essenciais para o desenvolvimento de competências especializadas, conjugadas com a minha experiência prévia nesta área de intervenção. O primeiro estágio ocorreu no Serviço de Urgência Geral e o segundo na Unidade de Cuidados Intensivos do CHTV. A reflexão acerca das competências comuns e especificas, que se encontram descritas, demonstrou ser muito construtiva e enriquecedora, contribuindo para a perceção das minhas capacidades enquanto futura Enfermeira Especialista. Os objetivos definidos em cada um dos estágios foram atingidos, e as atividades desenvolvidas para a sua concretização foram adequadas. Os estágios foram uma oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos e competências. A investigação desenvolvida que culminou na elaboração de um artigo com o tema Níveis de Literacia em Saúde nos Doentes Renais Crónicos em estadio 4 e 5 e seus preditores, a escolha recaiu na área nefrologia /Diálise à qual me dedico nos últimos 20 anos. Introdução: A literacia em saúde melhora a saúde das populações e permite uma melhor utilização dos serviços. Esta dimensão dos resultados em saúde assume particular relevo quando aplicada à gestão da doença crónica, pelo potencial de impacto que a mesma tem na morbimortalidade e na qualidade de vida. Objetivos: Descrever os níveis e determinar os preditores de literacia em saúde nos doentes com doença renal crónica. Métodos: Estudo não-experimental, quantitativo, transversal e de caráter descritivocorrelacional, realizado na Consulta de Esclarecimento da Unidade de Diálise do Centro Hospitalar Tondela Viseu. A análise dos dados teve por base estatística descritiva e foi realizado um modelo de regressão linear multivariado com recurso ao método Forward. Resultados: Foram incluídos 125 doentes, maioritariamente do género masculino (65,4%), com uma idade média de 63,46 anos (±14,64 anos). Prevalecem os doentes com literacia em saúde problemática (35,5%), seguindo-se os que revelam literacia em saúde inadequada (31,5%). Nas mulheres prevalecem níveis mais elevados de literacia em saúde inadequada (36,4%) e, nos homens, de literacia em saúde problemática (36,2%). As habilitações literárias e o género são preditores da literacia em saúde com efeitos positivos moderados a baixos (β=0,47 e β=0,13, respetivamente) e a idade com efeitos negativos baixos (β=-0,20). Conclusões: Considera-se imprescindível a implementação de estratégias que promovam mais literacia em saúde em pessoas com doença renal crónica, para que adotem comportamentos de adesão e de tratamento com resultados positivos na sua saúde. Palavras-chave: Enfermeiro Especialista, Desenvolvimento de Competências; Cuidados de enfermagem especializados; Pessoa em Situação Crítica.Abstract This report comes within the scope of the Curricular Unit “Internship with Final Report in an Emergency Context and in the context of Intensive Care, inserted in the syllabus of the master’s degree and Post-Licentiate Specialization Course in Medical-Surgical Nursing at the Superior School of Health of Viseu. During the course, the path developed during this period in the acquisition of Common and Specific Skills of the Specialist Nurse in Medical- Surgical Nursing was systematized. Along this academic path, in addition to the different theoretical curricular units, I had the opportunity to carry out a set of experiences in two distinct internship contexts, essential for the development of specialized skills, combined with my previous experience in this area of intervention. The first stage took place at the General Emergency Service and the second at the Intensive Care Unit of CHTV. The reflection about the common and specific competences, which are described, proves to be very constructive and enriching, contributing to the perception of my abilities as a future Specialist Nurse. The objectives defined in each of the stages were achieved, and the activities developed to achieve them were adequate. The internships were an opportunity to acquire new knowledge and skills. The research developed that culminated in the elaboration of an article, the theme Health Literacy levels in stage 4 and 5 Chronic Kidney Disease patients and their preditors. The Theme chosen was in the area of nephrology/dialysis to which I have been dedicated for the last 20 years. Introduction: Health literacy improves population health and enables better use of services. This dimension of health outcomes is particularly relevant when applied to chronic disease management, due to its potential impact on morbidity and mortality and quality of life. Objetives: To describe the levels and determine the predictors of health literacy in patients with chronic kidney disease. Methods: A non-experimental, quantitative, cross-sectional descriptive-correlational study was conducted at the Clarification Consultation of the Dialysis Unit of the Centro Hospitalar Tondela Viseu. Data analysis was based on descriptive statistics and a multivariate linear regression model was performed using the Forward method. Results: We included 125 patients, mostly males (65.4%), with a mean age of 63.46 years (±14.64 years). Problematic health literacy prevails (35.5%), followed by inadequate health literacy (31.5%). Higher levels of inadequate health literacy (36.4%) prevail among females, and problematic health literacy (36.2%) among males. Education and gender are predictors of health literacy with moderate to low positive effects (β=0.47 and β=0.13, respectively) and age with low negative effects (β=-0.20). Conclusion: The implementation of strategies to promote more health literacy in people with chronic kidney disease is essential for them to adopt adherence and treatment behaviours with positive health outcomes. Keywords: Specialist Nurse, Skills development; Specialized nursing care; Person in Critical Situation.Ribeiro, Olivério de PaivaSantos, EduardoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCosta, Carolina Isabel Teixeira dos Santos2023-08-05T00:30:17Z2021-08-052021-07-162021-08-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6828TID:202763323porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-12T02:30:32Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:39.975796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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