Processo de gestão escolar : das políticas públicas para a autonomia e uma educação de qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9892 |
Resumo: | Este trabalho teve como principal finalidade analisar o processo de gestão desenvolvido em escolas públicas do Ensino Básico, no Município de Conceição do Jacuípe/BA, ante as determinações do Sistema Oficial de Ensino para a educação de qualidade e a autonomia vivida em sua prática administrativa, financeira e pedagógica. Para o alcance dos objetivos propostos para este estudo, optou-se por realizar uma investigação qualitativa, com recurso a dados quantitativos, envolvendo dois gestores e duas coordenadoras (entrevistas) e dezoito professores de duas escolas municipais (questionário), selecionados com base nos resultados do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica 2009/2015. Recorreu-se, ainda, à análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dessas escolas, com o intuito de identificar a dinâmica de sua elaboração, proporcionada pelo trabalho coletivo da comunidade escolar, e os elementos à formulação de práticas para a educação de qualidade. Procurou-se evidenciar o problema que permeia o processo de gestão escolar no Brasil, onde é possível perceber o distanciamento entre as políticas públicas de ensino e a efetiva atuação dos gestores no âmbito institucional. O estudo, ressaltando as percepções dos sujeitos desta investigação, destaca que os gestores no âmbito institucional, pressionados pelas condições de trabalho predominantes nas escolas, não conseguem, em alguns aspectos, atender aos requisitos implícitos no princípio da gestão democrática. Os resultados da pesquisa reforçam a perspectiva de que a qualidade, como um conceito no processo de ensino, requer práticas de gestão capazes de estabelecer relações democráticas e participativas que, associadas a procedimentos didático-pedagógicos, propiciem melhores resultados de aprendizagem. |
id |
RCAP_a899372605a193e733e75c0ae069781b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9892 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processo de gestão escolar : das políticas públicas para a autonomia e uma educação de qualidadeMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOAUTONOMIA EDUCACIONALGESTÃO ESCOLARPOLÍTICA PÚBLICAQUALIDADE DA EDUCAÇÃOESCOLAS PÚBLICASBRASILEDUCATIONEDUCATIONAL AUTONOMYEDUCATIONAL MANAGEMENTPUBLIC POLICYEDUCATION QUALITYSTATE SCHOOLSBRAZILEste trabalho teve como principal finalidade analisar o processo de gestão desenvolvido em escolas públicas do Ensino Básico, no Município de Conceição do Jacuípe/BA, ante as determinações do Sistema Oficial de Ensino para a educação de qualidade e a autonomia vivida em sua prática administrativa, financeira e pedagógica. Para o alcance dos objetivos propostos para este estudo, optou-se por realizar uma investigação qualitativa, com recurso a dados quantitativos, envolvendo dois gestores e duas coordenadoras (entrevistas) e dezoito professores de duas escolas municipais (questionário), selecionados com base nos resultados do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica 2009/2015. Recorreu-se, ainda, à análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dessas escolas, com o intuito de identificar a dinâmica de sua elaboração, proporcionada pelo trabalho coletivo da comunidade escolar, e os elementos à formulação de práticas para a educação de qualidade. Procurou-se evidenciar o problema que permeia o processo de gestão escolar no Brasil, onde é possível perceber o distanciamento entre as políticas públicas de ensino e a efetiva atuação dos gestores no âmbito institucional. O estudo, ressaltando as percepções dos sujeitos desta investigação, destaca que os gestores no âmbito institucional, pressionados pelas condições de trabalho predominantes nas escolas, não conseguem, em alguns aspectos, atender aos requisitos implícitos no princípio da gestão democrática. Os resultados da pesquisa reforçam a perspectiva de que a qualidade, como um conceito no processo de ensino, requer práticas de gestão capazes de estabelecer relações democráticas e participativas que, associadas a procedimentos didático-pedagógicos, propiciem melhores resultados de aprendizagem.The main purpose of this study was to analyze the management process developed in Public Schools of the Basic Education in the Municipality of Conceição do Jacuípe / BA, before the determinations of the Official Teaching System for the quality education and the autonomy lived in its administrative, financial practice and pedagogical. In order to reach the objectives proposed for this study, a qualitative research was carried out using quantitative data, involving two managers and two coordinators (interviews) and eighteen teachers from two municipal schools (questionnaire), selected on the basis of the results of the Basic Education Development Index 2009/2015. It was also used the analysis of the Pedagogical Political Projects of these schools, with the purpose of identifying the dynamics of its elaboration, provided by the collective work of the school community, and the elements to the formulation of practices for quality education. It was tried to highlight the problem that permeates the process of school management in Brazil, where it is possible to perceive the distance between the public education policies and the effective performance of the managers in the institutional scope. The study, highlighting the perceptions of the subjects of this research, emphasizes that managers in the institutional sphere, pressured by the prevailing working conditions in schools, can not, in some aspects, meet the requirements implicit in the principle of democratic management. The research results reinforce the perspective that quality, as a concept in the teaching process, requires management practices capable of establishing democratic and participatory relationships that, associated with didactic-pedagogical procedures, provide better learning outcomes.2019-11-20T13:36:07Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9892TID:202303934porCorreia, Normélia Maria Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:00Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:17.867632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de gestão escolar : das políticas públicas para a autonomia e uma educação de qualidade |
title |
Processo de gestão escolar : das políticas públicas para a autonomia e uma educação de qualidade |
spellingShingle |
Processo de gestão escolar : das políticas públicas para a autonomia e uma educação de qualidade Correia, Normélia Maria Rocha MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO AUTONOMIA EDUCACIONAL GESTÃO ESCOLAR POLÍTICA PÚBLICA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAS PÚBLICAS BRASIL EDUCATION EDUCATIONAL AUTONOMY EDUCATIONAL MANAGEMENT PUBLIC POLICY EDUCATION QUALITY STATE SCHOOLS BRAZIL |
title_short |
Processo de gestão escolar : das políticas públicas para a autonomia e uma educação de qualidade |
title_full |
Processo de gestão escolar : das políticas públicas para a autonomia e uma educação de qualidade |
title_fullStr |
Processo de gestão escolar : das políticas públicas para a autonomia e uma educação de qualidade |
title_full_unstemmed |
Processo de gestão escolar : das políticas públicas para a autonomia e uma educação de qualidade |
title_sort |
Processo de gestão escolar : das políticas públicas para a autonomia e uma educação de qualidade |
author |
Correia, Normélia Maria Rocha |
author_facet |
Correia, Normélia Maria Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Normélia Maria Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO AUTONOMIA EDUCACIONAL GESTÃO ESCOLAR POLÍTICA PÚBLICA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAS PÚBLICAS BRASIL EDUCATION EDUCATIONAL AUTONOMY EDUCATIONAL MANAGEMENT PUBLIC POLICY EDUCATION QUALITY STATE SCHOOLS BRAZIL |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO AUTONOMIA EDUCACIONAL GESTÃO ESCOLAR POLÍTICA PÚBLICA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAS PÚBLICAS BRASIL EDUCATION EDUCATIONAL AUTONOMY EDUCATIONAL MANAGEMENT PUBLIC POLICY EDUCATION QUALITY STATE SCHOOLS BRAZIL |
description |
Este trabalho teve como principal finalidade analisar o processo de gestão desenvolvido em escolas públicas do Ensino Básico, no Município de Conceição do Jacuípe/BA, ante as determinações do Sistema Oficial de Ensino para a educação de qualidade e a autonomia vivida em sua prática administrativa, financeira e pedagógica. Para o alcance dos objetivos propostos para este estudo, optou-se por realizar uma investigação qualitativa, com recurso a dados quantitativos, envolvendo dois gestores e duas coordenadoras (entrevistas) e dezoito professores de duas escolas municipais (questionário), selecionados com base nos resultados do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica 2009/2015. Recorreu-se, ainda, à análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dessas escolas, com o intuito de identificar a dinâmica de sua elaboração, proporcionada pelo trabalho coletivo da comunidade escolar, e os elementos à formulação de práticas para a educação de qualidade. Procurou-se evidenciar o problema que permeia o processo de gestão escolar no Brasil, onde é possível perceber o distanciamento entre as políticas públicas de ensino e a efetiva atuação dos gestores no âmbito institucional. O estudo, ressaltando as percepções dos sujeitos desta investigação, destaca que os gestores no âmbito institucional, pressionados pelas condições de trabalho predominantes nas escolas, não conseguem, em alguns aspectos, atender aos requisitos implícitos no princípio da gestão democrática. Os resultados da pesquisa reforçam a perspectiva de que a qualidade, como um conceito no processo de ensino, requer práticas de gestão capazes de estabelecer relações democráticas e participativas que, associadas a procedimentos didático-pedagógicos, propiciem melhores resultados de aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-20T13:36:07Z 2019-01-01T00:00:00Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/9892 TID:202303934 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/9892 |
identifier_str_mv |
TID:202303934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553514179592192 |