Processo de gestão escolar : das políticas públicas para a autonomia e uma educação de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Normélia Maria Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9892
Resumo: Este trabalho teve como principal finalidade analisar o processo de gestão desenvolvido em escolas públicas do Ensino Básico, no Município de Conceição do Jacuípe/BA, ante as determinações do Sistema Oficial de Ensino para a educação de qualidade e a autonomia vivida em sua prática administrativa, financeira e pedagógica. Para o alcance dos objetivos propostos para este estudo, optou-se por realizar uma investigação qualitativa, com recurso a dados quantitativos, envolvendo dois gestores e duas coordenadoras (entrevistas) e dezoito professores de duas escolas municipais (questionário), selecionados com base nos resultados do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica 2009/2015. Recorreu-se, ainda, à análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dessas escolas, com o intuito de identificar a dinâmica de sua elaboração, proporcionada pelo trabalho coletivo da comunidade escolar, e os elementos à formulação de práticas para a educação de qualidade. Procurou-se evidenciar o problema que permeia o processo de gestão escolar no Brasil, onde é possível perceber o distanciamento entre as políticas públicas de ensino e a efetiva atuação dos gestores no âmbito institucional. O estudo, ressaltando as percepções dos sujeitos desta investigação, destaca que os gestores no âmbito institucional, pressionados pelas condições de trabalho predominantes nas escolas, não conseguem, em alguns aspectos, atender aos requisitos implícitos no princípio da gestão democrática. Os resultados da pesquisa reforçam a perspectiva de que a qualidade, como um conceito no processo de ensino, requer práticas de gestão capazes de estabelecer relações democráticas e participativas que, associadas a procedimentos didático-pedagógicos, propiciem melhores resultados de aprendizagem.
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