Conselho de turma : organização, liderança e autonomia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8188 |
Resumo: | A necessidade de conhecimento e reflexão sobre a organização, liderança e autonomia do Conselho de Turma (CT) face à escola atual, na perspetiva dos seus diferentes atores, é assumida como condição indispensável ao processo de desenvolvimento e melhoria. Conscientes de que o CT poderá ser o centro e o motor de mudanças significativas, apresentamos o nosso estudo que teve como objetivos: Conhecer o trabalho do CT; Questionar as condições para o exercício da liderança pelo diretor turma e/ou coordenador de equipa; Comparar a autonomia e funcionamento do CT com o exercício das equipas educativas. O estudo desenvolve uma metodologia mista (questionário, entrevistas e grupos de discussão), a uma amostra obtida a partir do universo de dois agrupamentos de escolas, aos quais paralelamente se desenvolveu o benchmarking, e centrando as questões de investigação em três grandes eixos: Organização, Liderança, Autonomia. Os resultados obtidos confirmam a importância do CT como peça chave na organização administrativa e pedagógica no sistema educativo português, concluindo-se a dificuldade de o substituir por equipas educativas enquanto prevalecer esta estrutura. A liderança do DT tem influência direta no funcionamento do CT. O CT tem na autonomia consentida, a causa e a consequência para a dificuldade do seu funcionamento. |
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Conselho de turma : organização, liderança e autonomiaEDUCAÇÃOESCOLASORGANIZAÇÃO ESCOLARLIDERANÇAAUTONOMIA EDUCACIONALEDUCATIONSCHOOLSSCHOOL ORGANIZATIONLEADERSHIPEDUCATIONAL AUTONOMYA necessidade de conhecimento e reflexão sobre a organização, liderança e autonomia do Conselho de Turma (CT) face à escola atual, na perspetiva dos seus diferentes atores, é assumida como condição indispensável ao processo de desenvolvimento e melhoria. Conscientes de que o CT poderá ser o centro e o motor de mudanças significativas, apresentamos o nosso estudo que teve como objetivos: Conhecer o trabalho do CT; Questionar as condições para o exercício da liderança pelo diretor turma e/ou coordenador de equipa; Comparar a autonomia e funcionamento do CT com o exercício das equipas educativas. O estudo desenvolve uma metodologia mista (questionário, entrevistas e grupos de discussão), a uma amostra obtida a partir do universo de dois agrupamentos de escolas, aos quais paralelamente se desenvolveu o benchmarking, e centrando as questões de investigação em três grandes eixos: Organização, Liderança, Autonomia. Os resultados obtidos confirmam a importância do CT como peça chave na organização administrativa e pedagógica no sistema educativo português, concluindo-se a dificuldade de o substituir por equipas educativas enquanto prevalecer esta estrutura. A liderança do DT tem influência direta no funcionamento do CT. O CT tem na autonomia consentida, a causa e a consequência para a dificuldade do seu funcionamento.Le besoin de connaître et de réfléchir sur l’organisation, le leadership et l’autonomie du Conseil de Classe (CC) à l›école actuelle, du point de vue des différents acteurs, est considérée comme une condition préalable au développement et à l’amélioration. Conscients du fait que le CC peut être le centre et le moteur de changements importants, nous vous présentons notre étude avec les suivantes objectifs: connaître le travail du CC; remettre en cause les conditions de l’exercice du leadership par le Directeur de la classe et/ou le coordonnateur de l’équipe; comparer l’autonomie et le fonctionnement du CC avec l’exercice des équipes éducatives. On développe une méthodologie mixte (questionnaires, entrevues et groupes de discussion), à un échantillon obtenu à partir de l’univers de deux groupes d’écoles auxquelles parallèlement on a développé le benchmarking en faisante une analyse comparative en trois domaines principaux: Organisation, Leadership, Autonomie. Les résultats confirment l’importance du CC comme un élément clé dans l’organisation administrative et pédagogique a le système d’enseignement portugais, concluant la difficulté d’être remplacés par les équipes éducatives. Le directeur de classe a une influence directe sur le fonctionnement du CC. Le CC a une autonomie consensuelle, laquelle est cause et conséquence de leurs difficultés opérationnelles.La necesidad de conocer y reflexionar sobre la organización, el liderazgo y la autonomía del Consejo de Clase (CC) en la escuela actual, desde la perspectiva de los diferentes actores, se asume como un requisito previo para el desarrollo y mejora. Conscientes de que el CC puede ser el centro y motor de cambios significativos, nuestro estudio persigue como objetivos: Conocer el trabajo del CC; Cuestionar las condiciones para el ejercicio del liderazgo por el director y/o coordinador del equipo; y comparar la autonomía y el funcionamiento del CC con la actividad de los equipos educativos. El estudio diseña una metodología mixta (cuestionarios, entrevistas y grupos de discusión), con una muestra obtenida del universo de dos grupos de escuelas, en las que paralelamente se desarrolló una evaluación comparativa, centrando las preguntas de investigación en tres áreas principales: Organización, Liderazgo y Autonomía. Los resultados confirman la importancia del CC como una pieza clave en la organización administrativa y pedagógica del sistema educativo portugués, siendo difícil de sustituir por los equipos educativos. El liderazgo del director tiene una influencia directa en el funcionamiento del CC. El CC tiene una autonomía consentida, causa y consecuencia de sus dificultades de funcionamiento.The need of knowledge and reflection about the organization, leadership and autonomy of the Class Council (CC) of the current school, from the perspective of the different actors, is assumed as a prerequisite to the development and improvement of its performance. Aware that the CC, can be the center enquire motor of significant changes, we present our study aimed to: Know the work of the CC; Chandler the conditions for the exercise of leadership by the director and/or team coordinator; Contrast the autonomy and functioning of the CC with the exercise of educational teams. The study develops a mixed methodology (questionnaires, interviews and discussion groups), to a sample obtained from the universe of two groups of schools to which parallel was developed benchmarking and focusing the research questions in three main areas: Organization, Leadership, Autonomy. The results confirm the importance of the CC as a key piece in the administrative and pedagogical organization in the Portuguese education system, concluding the difficulty to substitute them by the educational teams. The class of Director’s leadership has a direct influence on the functioning of the CC. The CC has a consensual autonomy, cause and consequence of their operational difficulties.Edições Universitárias Lusófonas2017-08-23T11:36:52Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8188por1646-401XSaloio, Maria de Fátima Dias dos SantosMorales Lozano, Juan A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:37.213150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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