Factores de (in)satisfação docente na escola de hoje: um estudo com porfessotes do 1º Ciclo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/45 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta um estudo, essencialmente, centrado nos factores de (In)Satisfação Docente na Escola de Hoje, avaliando a opinião junto de professores do 1.º Ciclo do Agrupamento de Arcozelo. Este trabalho dividiu-se em duas partes - uma teórica e outra empírica. A primeira parte conduziu-nos à revisão da literatura e procurou tecer considerações sobre: a) a evolução da carreira dos professores em Portugal; b) Identidade Profissional, Autonomia e Fases da Carreira dos Docentes; c) Satisfação na profissão docente e teorias relacionadas com a motivação laboral; d) mal-estar docente, consequências do stress na profissão docente, factores que promovem (In)Satisfação laboral e estratégias para prevenir e tratar o mal-estar docente. Na segunda parte do trabalho, a parte empírica, levámos a cabo um estudo de índole quantitativo. Aplicamos questionários a fim de recolher dados aos professores por nós inquiridos, garantido a validação dos instrumentos. As análises estatísticas foram realizadas por recurso ao programa informático de tratamento de dados SPSS (versão 13.0 para o Windows). Nas considerações finais, podemos analisar os resultados obtidos neste estudo. |
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