A avaliação do desempenho do professor no contexto da auto-avaliação de escolas e do novo estatuto da carreira docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Sandrina Lopes de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/159
Resumo: A presente dissertação surge da convicção de que a qualidade da educação é preocupação fulcral dos sistemas educativos e o seu controlo assume formas distintas, geralmente combinadas: monitorização dos sistema global, avaliação externa e interna dos estabelecimentos de ensino e avaliação individual do desempenho do professor. No contexto actual da Reforma do Sistema Educativo Português, a presente investigação procura fazer a partir da análise do Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro uma abordagem reflexiva a uma das principais dimensões organizativas que condicionam a eficácia educativa: a avaliação do desempenho do professor integrada na mudança organizacional ao nível do trabalho do professor, a qual se institui como imprescindível estratégia pedagógica e instrumento efectiva de valorização do trabalho dos professores e de organização das escolas ao serviço da aprendizagem dos alunos, à luz do novo Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário e do novo modelo organizacional da Escola, no contexto da auto-avaliação de escolas.
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