Influência dos Social Media no processo de tomada de decisão do estudante prosseguir de licenciatura para mestrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Rafael Nuno Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/9659
Resumo: O processo de tomada de decisão do consumidor é, hoje em dia, também mediado de forma eletrónica. A realidade atual, é pautada pelos fenómenos digitais com força suficiente para influenciar a forma como o consumidor decide e compra, como é o caso do fenómeno Social Media. Hoje em dia ocupam um lugar de peso na vida dos cibernautas e permitem um nível de comunicação nunca antes visto, algo que vem diretamente influenciar comportamentos como o ROPO (Research Online Purchase Offline), que tendem a ser cada vez mais frequentes. O ensino superior em Portugal, a nível de mestrados, encontra-se num estado de acréscimo de candidatos bem como acréscimo de concorrência e, é nessa perspetiva, que este estudo pretende apurar se os Social Media são tidos em consideração e contribuem para a satisfação com a tomada de decisão de compra, de um mestrado nesta mesma instituição, a Universidade Europeia. Para tal, efetuou-se uma pesquisa quantitativa, através de um questionário aplicado a 76 indivíduos frequentadores de um mestrado na instituição. Os resultados mostraram que a maioria dos consumidores de mestrados na Universidade Europeia recorreu aos Social Media no seu processo de tomada de decisão, contudo apenas a avaliação das alternativas nos Social Media revelou ter uma influência positiva no processo. A confiança nas fontes que influenciam esse processo passa, principalmente, pela própria informação na instituição em conjunto com o website oficial da Universidade Europeia.
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