Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/69690 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_a8bc1b278300654f3ecaea523b20afea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69690 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básicoLearning on my own… with my mates: promoting self-regulation and cooperative learning in primary english teachingAprendizagem cooperativaAutonomiaAutorregulaçãoInglês no 1º CEBAutonomyCooperative learningEnglish in primary schoolSelf-regulationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoO reconhecimento do papel ativo da criança no seu desenvolvimento e no seu processo de aprendizagem faz com que a criança seja considerada um agente influenciador do processo educativo. É, portanto, fundamental que a escola ajude a desenvolver capacidades de autorregulação e cooperação com o objetivo de apoiar o desenvolvimento psicológico, cognitivo, social e cultural das crianças, com o intuito de se tornarem cidadãos participativos na sua comunidade. Este relatório descreve, analisa e avalia o projeto de investigação pedagógica intitulado “Learning on my own… with my mates – Promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa”, implementado numa turma do 4º ano de uma escola Básica, realizado no âmbito do estágio do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade do Minho. O projeto de investigação-ação tinha como objetivos: 1) conhecer as perceções e atitudes das crianças relativas à aprendizagem do Inglês; 2) promover a aprendizagem autorregulada; 3) promover a competência de aprender com o outro (aprendizagem cooperativa); 4) avaliar o potencial da aprendizagem autorregulada e da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento da autonomia dos alunos. Com base na análise do contexto, promoveram-se estratégias metacognitivas e sócioafetivas que permitiram sensibilizar as crianças para a necessidade de refletirem acerca do seu processo de aprendizagem e, também, para a importância da aprendizagem cooperativa na sua própria aprendizagem. Os dados recolhidos indicam que os objetivos do projeto foram atingidos, recomendandose a produção de materiais didáticos para crianças, direcionados à promoção do trabalho cooperativo e da reflexão acerca do processo da aprendizagem, como forma de desenvolver a sua autonomia.The recognition of children's active role in their development and learning makes them an influencing agent of the educational process. It is, therefore, crucial that the school helps them develop selfregulation and cooperation skills in order to support their psychological, cognitive, social and cultural development, so that they can become active citizens in their community. This report describes, analyses and evaluates the pedagogical research project entitled “Learning on my own… with my mates - Promoting self-regulation and cooperative learning”, carried out in a 4th year class in a primary school, within the practicum of the Master's degree in English Teaching for Primary School. The action research project aimed to: 1) get to know the children's perceptions and attitudes towards English learning; 2) promote self-regulated learning; 3) promote the ability to learn with others (cooperative learning); and 4) evaluate the potential of self-regulated learning and cooperative learning in the development of learner autonomy. Based on context analysis, the project fostered children’s metacognitive and socio-affective strategies, which raised their awareness of the need to reflect on their learning process and of the importance of cooperative learning for their own learning. The data collected indicate that the objectives of the project have been achieved, and it is recommended that educational materials for children with a focus on cooperative learning and reflection on learning should be produced, as a way to enhance their autonomy.Vieira, FláviaUniversidade do MinhoLopes, Marta Sofia Ferreira20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69690por202543471info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:31:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:31:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico Learning on my own… with my mates: promoting self-regulation and cooperative learning in primary english teaching |
title |
Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico Lopes, Marta Sofia Ferreira Aprendizagem cooperativa Autonomia Autorregulação Inglês no 1º CEB Autonomy Cooperative learning English in primary school Self-regulation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Lopes, Marta Sofia Ferreira |
author_facet |
Lopes, Marta Sofia Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Flávia Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Marta Sofia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Autonomia Autorregulação Inglês no 1º CEB Autonomy Cooperative learning English in primary school Self-regulation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem cooperativa Autonomia Autorregulação Inglês no 1º CEB Autonomy Cooperative learning English in primary school Self-regulation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/69690 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/69690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202543471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545002312531968 |