Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marta Sofia Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69690
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_a8bc1b278300654f3ecaea523b20afea
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69690
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básicoLearning on my own… with my mates: promoting self-regulation and cooperative learning in primary english teachingAprendizagem cooperativaAutonomiaAutorregulaçãoInglês no 1º CEBAutonomyCooperative learningEnglish in primary schoolSelf-regulationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoO reconhecimento do papel ativo da criança no seu desenvolvimento e no seu processo de aprendizagem faz com que a criança seja considerada um agente influenciador do processo educativo. É, portanto, fundamental que a escola ajude a desenvolver capacidades de autorregulação e cooperação com o objetivo de apoiar o desenvolvimento psicológico, cognitivo, social e cultural das crianças, com o intuito de se tornarem cidadãos participativos na sua comunidade. Este relatório descreve, analisa e avalia o projeto de investigação pedagógica intitulado “Learning on my own… with my mates – Promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa”, implementado numa turma do 4º ano de uma escola Básica, realizado no âmbito do estágio do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade do Minho. O projeto de investigação-ação tinha como objetivos: 1) conhecer as perceções e atitudes das crianças relativas à aprendizagem do Inglês; 2) promover a aprendizagem autorregulada; 3) promover a competência de aprender com o outro (aprendizagem cooperativa); 4) avaliar o potencial da aprendizagem autorregulada e da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento da autonomia dos alunos. Com base na análise do contexto, promoveram-se estratégias metacognitivas e sócioafetivas que permitiram sensibilizar as crianças para a necessidade de refletirem acerca do seu processo de aprendizagem e, também, para a importância da aprendizagem cooperativa na sua própria aprendizagem. Os dados recolhidos indicam que os objetivos do projeto foram atingidos, recomendandose a produção de materiais didáticos para crianças, direcionados à promoção do trabalho cooperativo e da reflexão acerca do processo da aprendizagem, como forma de desenvolver a sua autonomia.The recognition of children's active role in their development and learning makes them an influencing agent of the educational process. It is, therefore, crucial that the school helps them develop selfregulation and cooperation skills in order to support their psychological, cognitive, social and cultural development, so that they can become active citizens in their community. This report describes, analyses and evaluates the pedagogical research project entitled “Learning on my own… with my mates - Promoting self-regulation and cooperative learning”, carried out in a 4th year class in a primary school, within the practicum of the Master's degree in English Teaching for Primary School. The action research project aimed to: 1) get to know the children's perceptions and attitudes towards English learning; 2) promote self-regulated learning; 3) promote the ability to learn with others (cooperative learning); and 4) evaluate the potential of self-regulated learning and cooperative learning in the development of learner autonomy. Based on context analysis, the project fostered children’s metacognitive and socio-affective strategies, which raised their awareness of the need to reflect on their learning process and of the importance of cooperative learning for their own learning. The data collected indicate that the objectives of the project have been achieved, and it is recommended that educational materials for children with a focus on cooperative learning and reflection on learning should be produced, as a way to enhance their autonomy.Vieira, FláviaUniversidade do MinhoLopes, Marta Sofia Ferreira20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69690por202543471info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:14.464090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico
Learning on my own… with my mates: promoting self-regulation and cooperative learning in primary english teaching
title Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico
Lopes, Marta Sofia Ferreira
Aprendizagem cooperativa
Autonomia
Autorregulação
Inglês no 1º CEB
Autonomy
Cooperative learning
English in primary school
Self-regulation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico
title_full Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Learning on my own… with my mates: promoção da autorregulação e da aprendizagem cooperativa no ensino de Inglês no 1º ciclo do ensino básico
author Lopes, Marta Sofia Ferreira
author_facet Lopes, Marta Sofia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Flávia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Marta Sofia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Autonomia
Autorregulação
Inglês no 1º CEB
Autonomy
Cooperative learning
English in primary school
Self-regulation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem cooperativa
Autonomia
Autorregulação
Inglês no 1º CEB
Autonomy
Cooperative learning
English in primary school
Self-regulation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/69690
url http://hdl.handle.net/1822/69690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202543471
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132819338821632