A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3606 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_c7931a83b9a8d86233dd58c82732ce56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3606 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupoautorregulação da aprendizagemdiário de grupoautonomiapapel do educadorself-regulatory skillsself-regulatory skillsautonomyrole of educatorMestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório descreve o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, destacando as experiências vivenciadas e as aprendizagens mais significativas adquiridas enquanto futura educadora de infância, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de creche e jardim de infância. Aborda, também, o exercício investigativo que versa a temática da promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo, que é um instrumento que serve de apoio e permite desenvolver a autonomia, a comunicação e a participação. Neste estudo de natureza qualitativa recorreu-se: à observação das crianças a partir da Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem Independente (CHILD) (Whitebread et al., 2009, adaptado por Piscalho & Simão, 2014); a inquéritos por questionário realizados a uma educadora de infância e a oito encarregados de educação. Como principais resultados destaca-se a importância de observar as competências autorregulatórias da aprendizagem das crianças e, assim, encontrar estratégias mais adequadas para promovê-las intencionalmente. O uso da CHILD permitiu perceber que a dimensão motivacional é a menos desenvolvida nestes contextos de educação de infância. E, através do diário de grupo, foi possível desenvolver a aprendizagem autorregulada das crianças, já que o mesmo permitiu dar voz às crianças e, em simultâneo, instigou a sua iniciativa para aprender a aprender.This report describes the path taken under the Master's Degree in Pre-School Education, highlighting the most significant experiences and learning acquired as a future kindergarten teacher, within the scope of Supervised Teaching Practice, in the context of daycare and kindergarten. It also addresses the investigative exercise that deals with the theme of promoting self-regulation of children's learning from the group diary, which is an instrument that supports and allows the development of autonomy, communication and participation. In this qualitative study, we used: the observation of children from the Independent Learning Development List (CHILD) (Whitebread et al., 2009, adapted by Piscolho & Simão, 2014); questionnaire surveys carried out with a kindergarten teacher and eight guardians. The main results highlight the importance of observing the self-regulatory skills of children's learning and, thus, to find more appropriate strategies to intentionally promote them. The use of CHILD allowed us to realize that the motivational dimension is the least developed in these contexts of early childhood education. And, through the group diary, it was possible to develop the children's self-regulated learning, as it allowed them to give voice to the children and, at the same time, instigated their initiative to learn to learn.Piscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGomes, Marta Filipa Neto2021-08-16T23:53:52Z2021-07-152021-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3606TID:202756718por202756718202756718info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:34Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:21.993397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo |
title |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo |
spellingShingle |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo Gomes, Marta Filipa Neto autorregulação da aprendizagem diário de grupo autonomia papel do educador self-regulatory skills self-regulatory skills autonomy role of educator |
title_short |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo |
title_full |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo |
title_fullStr |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo |
title_full_unstemmed |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo |
title_sort |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo |
author |
Gomes, Marta Filipa Neto |
author_facet |
Gomes, Marta Filipa Neto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piscalho, Isabel Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Marta Filipa Neto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autorregulação da aprendizagem diário de grupo autonomia papel do educador self-regulatory skills self-regulatory skills autonomy role of educator |
topic |
autorregulação da aprendizagem diário de grupo autonomia papel do educador self-regulatory skills self-regulatory skills autonomy role of educator |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-16T23:53:52Z 2021-07-15 2021-07-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3606 TID:202756718 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3606 |
identifier_str_mv |
TID:202756718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202756718 202756718 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137043183304704 |