O papel da gestão do conhecimento no onboarding em contexto de teletrabalho: a experiência da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Inês Filipa Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/134202
Resumo: Internship Report presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business Intelligence
id RCAP_a8c949b93fb448878bd83c862d7c93a9
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/134202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da gestão do conhecimento no onboarding em contexto de teletrabalho: a experiência da COVID-19Gestão do conhecimentoMudança OrganizacionalOnboardingADKARKnowledge ManagementChange ManagementInternship Report presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business IntelligenceDurante o período pandémico, as empresas continuaram a laborar, ainda que de forma remota, e a receber novos trabalhadores. No entanto, o processo de onboarding nem sempre esteve preparado para os receber da forma mais eficiente tanto para os colaboradores, como para os seus gestores. Verificado a existência de um problema, realizou-se um inquérito à equipa e foi então traçado e posto em prática um plano apoiado no modelo ADKAR criando-se assim uma nova plataforma com o objetivo de melhorar a experiência de um processo normal de onboarding, facilitando a gestão de uma equipa global, equipa essa que não teria possibilidade de partilhar fisicamente o mesmo escritório. Esta plataforma permitiu aos engenheiros uma melhor organização das atividades a realizar e do tempo alocado para cada tarefa, e permitiu aos gestores uma melhor capacidade de gestão e de que tarefas ficaram por concluir por cada engenheiro, permitindo desbloquear ajuda de forma mais rápida, tornando assim o processo mais eficiente para esta equipa internacional.During the pandemic period, companies continued to work, albeit remotely, and kept receiving new hires. However, the onboarding process was not always prepared to receive them in the most efficient way for both employees and managers. After verifying the existence of a problem, a survey was conducted to the team in analysis and a plan was outlined supported by the ADKAR model and later on put into practice. It was created a new platform with the objective of improving the experience of a normal onboarding process, simplifying the onboarding processes allied to the management of an international team with no possibilities of gathering all the team physically in the office. This platform allowed a better organization of the activities to be performed and the time allocated to each task by the new engineers, as well as a possibility for the managers to manage all engineers and which tasks were left uncompleted by each engineer, allowing help to be unlocked more quickly, therefore making the process more efficient for this international team.Neto, Miguel de Castro Simões FerreiraRUNMonteiro, Inês Filipa Ferreira2022-03-10T17:11:27Z2022-01-282022-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/134202TID:202960501porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:12:39Zoai:run.unl.pt:10362/134202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:01.178326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da gestão do conhecimento no onboarding em contexto de teletrabalho: a experiência da COVID-19
title O papel da gestão do conhecimento no onboarding em contexto de teletrabalho: a experiência da COVID-19
spellingShingle O papel da gestão do conhecimento no onboarding em contexto de teletrabalho: a experiência da COVID-19
Monteiro, Inês Filipa Ferreira
Gestão do conhecimento
Mudança Organizacional
Onboarding
ADKAR
Knowledge Management
Change Management
title_short O papel da gestão do conhecimento no onboarding em contexto de teletrabalho: a experiência da COVID-19
title_full O papel da gestão do conhecimento no onboarding em contexto de teletrabalho: a experiência da COVID-19
title_fullStr O papel da gestão do conhecimento no onboarding em contexto de teletrabalho: a experiência da COVID-19
title_full_unstemmed O papel da gestão do conhecimento no onboarding em contexto de teletrabalho: a experiência da COVID-19
title_sort O papel da gestão do conhecimento no onboarding em contexto de teletrabalho: a experiência da COVID-19
author Monteiro, Inês Filipa Ferreira
author_facet Monteiro, Inês Filipa Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Miguel de Castro Simões Ferreira
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Inês Filipa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Mudança Organizacional
Onboarding
ADKAR
Knowledge Management
Change Management
topic Gestão do conhecimento
Mudança Organizacional
Onboarding
ADKAR
Knowledge Management
Change Management
description Internship Report presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business Intelligence
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-10T17:11:27Z
2022-01-28
2022-01-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/134202
TID:202960501
url http://hdl.handle.net/10362/134202
identifier_str_mv TID:202960501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138082298003456