A palavra de António Rosa, música que nos canta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.34624/fb.v0i4.7081 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/fb.v0i4.7081 |
Resumo: | This text will try to unveil the sounds within the poetry of António Ramos Rosa: poet of simple and earth-bounded words, aspiring to touch the deep, cosmic truth. On attempting to hear the music in his words, we will inevitably establish meaningful relationships between poetry and music – an organic bondage that has existed since the beginning of language. With his words, Ramos Rosa establishes pure links between nature and reality in such a way that can take us back to the primitive and cosmic silence, the primitive and cosmic Truth. Attaining the pure essence of words within the core of completeness is conquered with the simplicity of an erotic ritual of soundspiercing through his poems. |
id |
RCAP_a8cf244ddd92be02d8a117e4b875a218 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/7081 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A palavra de António Rosa, música que nos cantaThis text will try to unveil the sounds within the poetry of António Ramos Rosa: poet of simple and earth-bounded words, aspiring to touch the deep, cosmic truth. On attempting to hear the music in his words, we will inevitably establish meaningful relationships between poetry and music – an organic bondage that has existed since the beginning of language. With his words, Ramos Rosa establishes pure links between nature and reality in such a way that can take us back to the primitive and cosmic silence, the primitive and cosmic Truth. Attaining the pure essence of words within the core of completeness is conquered with the simplicity of an erotic ritual of soundspiercing through his poems.No presente trabalho, pretendemos descobrir qual a música que se ouve na especificidade da poesia de António Ramos Rosa, poeta de palavras pobres e térreas que visam um contacto físico com o real mais profundo, mais cósmico. Tentar ler o que os seus versos nos cantam foi o passo que inevitavelmente se seguiu. Poesia e música sempre estiveram intimamente ligadas ao longo dos tempos, influenciando-se e tocando-se profundamente. Deste modo, podemos chegar à conclusão de que existem musicalidades inerentes a qualquer acto verbal. Na poesia roseana, estas musicalidades revestem-se de características específicas e servem perfeitamente como veículo da sua mensagem poética acerca do real e do natural, que se encontram impregnados de um erotismo térreo e visceral. A musicalidade inerente às palavras de Ramos Rosa é uma musicalidade que procura incessantemente regressar ao silêncio absoluto e cósmico, que encerra a verdade do real. E é essa essência que a poesia de Ramos Rosa pretende capturar, sempre partindo do coração do real, através de um corpo de palavras animado de um musicalidade fisicamente primitiva, num ritual pleno de desejo e erotismo verbal.UA Editora - Universidade de Aveiro2006-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/fb.v0i4.7081https://doi.org/10.34624/fb.v0i4.7081Forma Breve; No 4 (2006): O fragmento; 351-361Forma Breve; n.º 4 (2006): O fragmento; 351-3612183-47091645-927Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/7081https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/7081/5188Corga, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-23T18:46:56Zoai:proa.ua.pt:article/7081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:03:05.225337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A palavra de António Rosa, música que nos canta |
title |
A palavra de António Rosa, música que nos canta |
spellingShingle |
A palavra de António Rosa, música que nos canta A palavra de António Rosa, música que nos canta Corga, Pedro Corga, Pedro |
title_short |
A palavra de António Rosa, música que nos canta |
title_full |
A palavra de António Rosa, música que nos canta |
title_fullStr |
A palavra de António Rosa, música que nos canta A palavra de António Rosa, música que nos canta |
title_full_unstemmed |
A palavra de António Rosa, música que nos canta A palavra de António Rosa, música que nos canta |
title_sort |
A palavra de António Rosa, música que nos canta |
author |
Corga, Pedro |
author_facet |
Corga, Pedro Corga, Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corga, Pedro |
description |
This text will try to unveil the sounds within the poetry of António Ramos Rosa: poet of simple and earth-bounded words, aspiring to touch the deep, cosmic truth. On attempting to hear the music in his words, we will inevitably establish meaningful relationships between poetry and music – an organic bondage that has existed since the beginning of language. With his words, Ramos Rosa establishes pure links between nature and reality in such a way that can take us back to the primitive and cosmic silence, the primitive and cosmic Truth. Attaining the pure essence of words within the core of completeness is conquered with the simplicity of an erotic ritual of soundspiercing through his poems. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/fb.v0i4.7081 https://doi.org/10.34624/fb.v0i4.7081 |
url |
https://doi.org/10.34624/fb.v0i4.7081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/7081 https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/view/7081/5188 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora - Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora - Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Forma Breve; No 4 (2006): O fragmento; 351-361 Forma Breve; n.º 4 (2006): O fragmento; 351-361 2183-4709 1645-927X reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822181899602231296 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34624/fb.v0i4.7081 |