Internet, famílias e escola: o equívoco da igualdade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7333 |
Resumo: | Neste artigo analisa-se, de forma forçosamente resumida, a centralidade da escola no quotidiano das famílias portuguesas e as estratégias que a maioria realiza para garantir o sucesso escolar dos progenitores. Entre estas estratégias, a posse de computador e internet parecem ser vistas como meios que garantem, quase por si só, uma melhor prestação escolar. Recorrendo a dados estatísticos, procura-se desconstruir esta ideia, demonstrando que o modo como o computador e a internet (e os outros media) são utilizados ainda está longe de ser socialmente uniforme, dependendo bastante dos níveis de capital cultural e económico das famílias. |
id |
RCAP_a8d21948c3b0e539c226a8f2e933503b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/7333 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Internet, famílias e escola: o equívoco da igualdadeTelevisãoInternetEducaçãoFamíliasNeste artigo analisa-se, de forma forçosamente resumida, a centralidade da escola no quotidiano das famílias portuguesas e as estratégias que a maioria realiza para garantir o sucesso escolar dos progenitores. Entre estas estratégias, a posse de computador e internet parecem ser vistas como meios que garantem, quase por si só, uma melhor prestação escolar. Recorrendo a dados estatísticos, procura-se desconstruir esta ideia, demonstrando que o modo como o computador e a internet (e os outros media) são utilizados ainda está longe de ser socialmente uniforme, dependendo bastante dos níveis de capital cultural e económico das famílias.Repositório da Universidade de LisboaMelo, M Benedita Portugal E2012-12-04T17:16:19Z2011-09-272011-09-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7333porMelo, M. B. P. (2011). Internet, famílias e escola: o equívoco da igualdade. Barómetro Social, 4ª série, 27 de Setembro de 2011, disponível on line: http://barometro.com.pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:29.750019Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internet, famílias e escola: o equívoco da igualdade |
title |
Internet, famílias e escola: o equívoco da igualdade |
spellingShingle |
Internet, famílias e escola: o equívoco da igualdade Melo, M Benedita Portugal E Televisão Internet Educação Famílias |
title_short |
Internet, famílias e escola: o equívoco da igualdade |
title_full |
Internet, famílias e escola: o equívoco da igualdade |
title_fullStr |
Internet, famílias e escola: o equívoco da igualdade |
title_full_unstemmed |
Internet, famílias e escola: o equívoco da igualdade |
title_sort |
Internet, famílias e escola: o equívoco da igualdade |
author |
Melo, M Benedita Portugal E |
author_facet |
Melo, M Benedita Portugal E |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, M Benedita Portugal E |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão Internet Educação Famílias |
topic |
Televisão Internet Educação Famílias |
description |
Neste artigo analisa-se, de forma forçosamente resumida, a centralidade da escola no quotidiano das famílias portuguesas e as estratégias que a maioria realiza para garantir o sucesso escolar dos progenitores. Entre estas estratégias, a posse de computador e internet parecem ser vistas como meios que garantem, quase por si só, uma melhor prestação escolar. Recorrendo a dados estatísticos, procura-se desconstruir esta ideia, demonstrando que o modo como o computador e a internet (e os outros media) são utilizados ainda está longe de ser socialmente uniforme, dependendo bastante dos níveis de capital cultural e económico das famílias. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-27 2011-09-27T00:00:00Z 2012-12-04T17:16:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/7333 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/7333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Melo, M. B. P. (2011). Internet, famílias e escola: o equívoco da igualdade. Barómetro Social, 4ª série, 27 de Setembro de 2011, disponível on line: http://barometro.com.pt/ |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134204215164928 |