Escolhas escolares e opções profissionais – entre a família a escola e os amigos, que papel desempenham os media?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, M Benedita Portugal E
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7332
Resumo: Neste artigo, analisaremos em que medida podem os media influenciar o processo de escolhas escolares e profissionais dos estudantes portugueses que frequentam o ensino secundário. Começamos por sistematizar os contributos de teorias científicas e resultados de pesquisas que chamam a atenção para variáveis que condicionam os efeitos dos media na vida dos indivíduos. Seguidamente, a partir de uma amostra de 1793 inquéritos por questionário aplicados a alunos do 10º e o 12º ano de seis escolas secundárias, de 24 entrevistas realizadas a esses mesmos alunos e de 6 entrevistas efectuadas a psicólogos/orientadores vocacionais daquelas escolas, comparamos a influência da família, da escola, do grupo de pares e dos media na escolha dos cursos e das futuras actividades profissionais dos estudantes inquiridos. Concluímos que a influência dos media é mediada e amenizada por outras redes informativas de apoio a que os estudantes recorrem, nomeadamente pela família e muito concretamente pela mãe, pelo grupo de pares e pelos professores e/ou orientadores escolares. Os media desempenham essencialmente o papel de fontes (in)formativas complementares e a sua influência faz-se sentir sobretudo ao nível da consolidação ou reorientação de interesses e projectos de vida pré-construídos. Ainda assim, para (re)definirem os seus processos de escolha escolares e profissionais, os jovens recorrem muito mais à internet do que aos jornais e à televisão, parecendo considerar este último meio como um «entretenimento menor».
id RCAP_ef892930e106b965f33f55822ef83564
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7332
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escolhas escolares e opções profissionais – entre a família a escola e os amigos, que papel desempenham os media?Escolhas escolares e profissionaisMediaTelevisãoInternetNeste artigo, analisaremos em que medida podem os media influenciar o processo de escolhas escolares e profissionais dos estudantes portugueses que frequentam o ensino secundário. Começamos por sistematizar os contributos de teorias científicas e resultados de pesquisas que chamam a atenção para variáveis que condicionam os efeitos dos media na vida dos indivíduos. Seguidamente, a partir de uma amostra de 1793 inquéritos por questionário aplicados a alunos do 10º e o 12º ano de seis escolas secundárias, de 24 entrevistas realizadas a esses mesmos alunos e de 6 entrevistas efectuadas a psicólogos/orientadores vocacionais daquelas escolas, comparamos a influência da família, da escola, do grupo de pares e dos media na escolha dos cursos e das futuras actividades profissionais dos estudantes inquiridos. Concluímos que a influência dos media é mediada e amenizada por outras redes informativas de apoio a que os estudantes recorrem, nomeadamente pela família e muito concretamente pela mãe, pelo grupo de pares e pelos professores e/ou orientadores escolares. Os media desempenham essencialmente o papel de fontes (in)formativas complementares e a sua influência faz-se sentir sobretudo ao nível da consolidação ou reorientação de interesses e projectos de vida pré-construídos. Ainda assim, para (re)definirem os seus processos de escolha escolares e profissionais, os jovens recorrem muito mais à internet do que aos jornais e à televisão, parecendo considerar este último meio como um «entretenimento menor».Repositório da Universidade de LisboaMelo, M Benedita Portugal E2012-12-04T17:14:51Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7332porMelo, M. B. P. (2011). Escolhas escolares e opções profissionais – Entre a família, a escola e os amigos, que papel desempenham os media? Sociologia da Educação, Revista Luso-Brasileira, 4, 24-53.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:29.792098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escolhas escolares e opções profissionais – entre a família a escola e os amigos, que papel desempenham os media?
title Escolhas escolares e opções profissionais – entre a família a escola e os amigos, que papel desempenham os media?
spellingShingle Escolhas escolares e opções profissionais – entre a família a escola e os amigos, que papel desempenham os media?
Melo, M Benedita Portugal E
Escolhas escolares e profissionais
Media
Televisão
Internet
title_short Escolhas escolares e opções profissionais – entre a família a escola e os amigos, que papel desempenham os media?
title_full Escolhas escolares e opções profissionais – entre a família a escola e os amigos, que papel desempenham os media?
title_fullStr Escolhas escolares e opções profissionais – entre a família a escola e os amigos, que papel desempenham os media?
title_full_unstemmed Escolhas escolares e opções profissionais – entre a família a escola e os amigos, que papel desempenham os media?
title_sort Escolhas escolares e opções profissionais – entre a família a escola e os amigos, que papel desempenham os media?
author Melo, M Benedita Portugal E
author_facet Melo, M Benedita Portugal E
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, M Benedita Portugal E
dc.subject.por.fl_str_mv Escolhas escolares e profissionais
Media
Televisão
Internet
topic Escolhas escolares e profissionais
Media
Televisão
Internet
description Neste artigo, analisaremos em que medida podem os media influenciar o processo de escolhas escolares e profissionais dos estudantes portugueses que frequentam o ensino secundário. Começamos por sistematizar os contributos de teorias científicas e resultados de pesquisas que chamam a atenção para variáveis que condicionam os efeitos dos media na vida dos indivíduos. Seguidamente, a partir de uma amostra de 1793 inquéritos por questionário aplicados a alunos do 10º e o 12º ano de seis escolas secundárias, de 24 entrevistas realizadas a esses mesmos alunos e de 6 entrevistas efectuadas a psicólogos/orientadores vocacionais daquelas escolas, comparamos a influência da família, da escola, do grupo de pares e dos media na escolha dos cursos e das futuras actividades profissionais dos estudantes inquiridos. Concluímos que a influência dos media é mediada e amenizada por outras redes informativas de apoio a que os estudantes recorrem, nomeadamente pela família e muito concretamente pela mãe, pelo grupo de pares e pelos professores e/ou orientadores escolares. Os media desempenham essencialmente o papel de fontes (in)formativas complementares e a sua influência faz-se sentir sobretudo ao nível da consolidação ou reorientação de interesses e projectos de vida pré-construídos. Ainda assim, para (re)definirem os seus processos de escolha escolares e profissionais, os jovens recorrem muito mais à internet do que aos jornais e à televisão, parecendo considerar este último meio como um «entretenimento menor».
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-12-04T17:14:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7332
url http://hdl.handle.net/10451/7332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Melo, M. B. P. (2011). Escolhas escolares e opções profissionais – Entre a família, a escola e os amigos, que papel desempenham os media? Sociologia da Educação, Revista Luso-Brasileira, 4, 24-53.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134204216213504