Geomarketing aplicado a aquisição e análise de dados em realidade aumentada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite Júnior, Geraldo Eustáquio Dias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/43793
Resumo: O Surgimento da internet possibilitou o desenvolvimento de metodologias que tem transformado a perceção de como as empresas podem se comunicar com seus consumidores e ecossistema comercial. Campos científicos como a geografia, aliados a ferramentas digitais que surgem através da utilização da rede de internet, são agora capazes oferecer e construir noções e modelos espaciais que antes seriam impossíveis de serem representados graficamente. Em um mundo onde a distância deixou ser um obstáculo para a comunicação, a localização dos indivíduos se tornou uma comodidade preciosa e realmente possível de ser obtida graças a tecnologias mobile, o modo como a informação acontece na internet através de suas diversas peculiaridades permite ainda o enriquecimento da localização com informações reais dos consumidores. Redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter dentre outras oferecem ferramentas capazes de permitir acesso a informações reais dos utilizadores quando vinculados as aplicações através de métodos como o login que é um modo simples de verificação da identidade real do utilizador utilizando a base de dados de uma aplicação mais solida, por outro lado temos os smartphones que através das suas aplicações possibilitam um contato direto com as pessoas e ainda fornecem métodos preciosos de observar e gerenciar o uso das aplicações, outras tecnologias como a realidade aumenta quando utilizadas fornecem um poderoso modo de engajamento para os utilizadores através de poderosas interações visuais que enriquecem a experiência e potencializam a curiosidade das pessoas, há ainda os serviços de armazenamento que oferecem metodologias que retém informações específicas dos utilizadores é que podem consultadas e processadas pelas empresas para compreender melhor o seu público e melhorar a experiência do utilizador. Tendo como pano de fundo a fala do Diretor de Marketing da Heineken Group Ian Wilson no Websummit 2018, veremos como o empilhamento de algumas dessas tecnologias somado aos conhecimentos geográficos podem ser utilizados para apoiar uma necessidade comercial de comunicação.
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Redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter dentre outras oferecem ferramentas capazes de permitir acesso a informações reais dos utilizadores quando vinculados as aplicações através de métodos como o login que é um modo simples de verificação da identidade real do utilizador utilizando a base de dados de uma aplicação mais solida, por outro lado temos os smartphones que através das suas aplicações possibilitam um contato direto com as pessoas e ainda fornecem métodos preciosos de observar e gerenciar o uso das aplicações, outras tecnologias como a realidade aumenta quando utilizadas fornecem um poderoso modo de engajamento para os utilizadores através de poderosas interações visuais que enriquecem a experiência e potencializam a curiosidade das pessoas, há ainda os serviços de armazenamento que oferecem metodologias que retém informações específicas dos utilizadores é que podem consultadas e processadas pelas empresas para compreender melhor o seu público e melhorar a experiência do utilizador. Tendo como pano de fundo a fala do Diretor de Marketing da Heineken Group Ian Wilson no Websummit 2018, veremos como o empilhamento de algumas dessas tecnologias somado aos conhecimentos geográficos podem ser utilizados para apoiar uma necessidade comercial de comunicação.The internet emergence has enabled the development of methodologies that have transformed the perception of how companies can communicate with their consumers and business ecosystem. Scientific fields such as geography in conjunction with the digital tools that emerged through the use of the internet network are now able to offer and build spatial notions and models that would previously be impossible to graphically represent. In a world where distance is not an obstacle to communication anymore, the location of individuals has become a precious commodity that is possible to obtain with the use of mobile technologies and in the way that information happens on the Internet through its various peculiarities allows the enrichment of the location with real information from consumers. Social networks such as Facebook, Instagram and Twitter among others offer tools capable of providing real user information when used by applications through methods such as login which is a simple way of verifying the real user's identity with the use of a database from a solid source. On the other hand, we have smartphones that through their applications enable direct contact with users and also provide precious methods of observing and managing the use of their applications, other technologies, such as Augmented Reality, provide a powerful way of engaging users through entertaining visual interactions that enrich the experience and enhance people's curiosity. There are also storage services that offer methodologies to retain user-specific information which companies can query and process to better understand their audience and improve user experience. In the perspective of Heineken Group's Marketing Director Ian Wilson's talk at Websummit 2018, we will look at how stacking some of these technologies together with geographic expertise can be used to support a business communication necessity.Rocha, JorgeMarques, Luís Filipe do Espírito Santo CorreiaRepositório da Universidade de LisboaLeite Júnior, Geraldo Eustáquio Dias2020-06-12T10:15:11Z2020-05-152020-05-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43793TID:202483169porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:44:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:33.440960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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