Geomarketing e sua aplicação em estratégias de e-commerce: um estudo de caso em campanhas publicitárias.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34477 |
Resumo: | A evolução das tecnologias e, por consequência, do marketing trouxe diversas possibilidades estratégicas e ferramentas para serem exploradas e otimizadas dentro do ambiente digital. Esse avanço tecnológico fomentou a aplicação de técnicas da informação voltadas a transações de bens e serviços, o chamado e-commerce. No que diz respeito a isso, a geolocalização se tornou uma ferramenta amplamente difundida, transformando e potencializando as ações de marketing digital para este mercado em expansão crescente. A análise da geolocalização dos usuários possibilita segmentar os públicos-alvo e entregar anúncios cada vez mais assertivos e personalizados, gerando conversões em vendas online. Essa estratégia revela uma das atuais tendências do marketing, fundamentada na inteligência sobre localização, o geomarketing. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é identificar e compreender a aplicação do geomarketing nas estratégias de marketing digital para e-commerce, em campanhas publicitárias no Brasil. Para este propósito, o método de investigação empregado é o estudo de caso. |
id |
UFRN_34a71f18a90cd45bfddd1cbf48c24d1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34477 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Albuquerque, Rayssa Norrara Soares deChacel, Marcela Costa da CunhaLimeira, João AugustoBurgos, Taciana de Lima2019-12-10T20:53:38Z2021-09-20T12:45:28Z2019-12-10T20:53:38Z2021-09-20T12:45:28Z201920150128340ALBUQUERQUE, Rayssa N. S. de. Geomarketing e sua aplicação em estratégias de e-commerce: um estudo de caso em campanhas publicitárias. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34477A evolução das tecnologias e, por consequência, do marketing trouxe diversas possibilidades estratégicas e ferramentas para serem exploradas e otimizadas dentro do ambiente digital. Esse avanço tecnológico fomentou a aplicação de técnicas da informação voltadas a transações de bens e serviços, o chamado e-commerce. No que diz respeito a isso, a geolocalização se tornou uma ferramenta amplamente difundida, transformando e potencializando as ações de marketing digital para este mercado em expansão crescente. A análise da geolocalização dos usuários possibilita segmentar os públicos-alvo e entregar anúncios cada vez mais assertivos e personalizados, gerando conversões em vendas online. Essa estratégia revela uma das atuais tendências do marketing, fundamentada na inteligência sobre localização, o geomarketing. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é identificar e compreender a aplicação do geomarketing nas estratégias de marketing digital para e-commerce, em campanhas publicitárias no Brasil. Para este propósito, o método de investigação empregado é o estudo de caso.The evolution of technologies and, consequently, marketing has brought many strategic possibilities and tools to be explored and optimized within the digital environment. This technological advance has fostered the application of information techniques aimed at transactions of goods and services, the so-called e-commerce. In this regard, geolocation has become a widespread tool, transforming and leveraging digital marketing actions for this growing market. Geolocation analysis allows users to target audiences and deliver increasingly assertive and personalized ads, leading to online sales conversions. This strategy reveals one of the current marketing trends, based on location intelligence, geomarketing. Therefore, the objective of this paper is to identify and understand the application of geomarketing in digital marketing strategies for e-commerce, in advertising campaigns in Brazil. For this purpose, the research method employed is the case studyUniversidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaMarketing digitalE-commerceGeolocalizaçãoGeomarketingCampanhas pulicitáriasGeomarketing e sua aplicação em estratégias de e-commerce: um estudo de caso em campanhas publicitárias.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTGeomarketing_Rayssa_2019.txtExtracted texttext/plain102740https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34477/1/Geomarketing_Rayssa_2019.txtad57c1d2df40da4ce45ddb07cd5afbe3MD51ORIGINALGeomarketing_Rayssa_2019application/pdf755471https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34477/2/Geomarketing_Rayssa_20195e2e0cbe1747dd855b741a4fddaa0d4dMD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34477/3/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD53LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34477/4/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD54123456789/344772023-02-28 07:58:12.192oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-28T10:58:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Geomarketing e sua aplicação em estratégias de e-commerce: um estudo de caso em campanhas publicitárias. |
title |
Geomarketing e sua aplicação em estratégias de e-commerce: um estudo de caso em campanhas publicitárias. |
spellingShingle |
Geomarketing e sua aplicação em estratégias de e-commerce: um estudo de caso em campanhas publicitárias. Albuquerque, Rayssa Norrara Soares de Marketing digital E-commerce Geolocalização Geomarketing Campanhas pulicitárias |
title_short |
Geomarketing e sua aplicação em estratégias de e-commerce: um estudo de caso em campanhas publicitárias. |
title_full |
Geomarketing e sua aplicação em estratégias de e-commerce: um estudo de caso em campanhas publicitárias. |
title_fullStr |
Geomarketing e sua aplicação em estratégias de e-commerce: um estudo de caso em campanhas publicitárias. |
title_full_unstemmed |
Geomarketing e sua aplicação em estratégias de e-commerce: um estudo de caso em campanhas publicitárias. |
title_sort |
Geomarketing e sua aplicação em estratégias de e-commerce: um estudo de caso em campanhas publicitárias. |
author |
Albuquerque, Rayssa Norrara Soares de |
author_facet |
Albuquerque, Rayssa Norrara Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Chacel, Marcela Costa da Cunha |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Limeira, João Augusto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Rayssa Norrara Soares de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burgos, Taciana de Lima |
contributor_str_mv |
Burgos, Taciana de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital E-commerce Geolocalização Geomarketing Campanhas pulicitárias |
topic |
Marketing digital E-commerce Geolocalização Geomarketing Campanhas pulicitárias |
description |
A evolução das tecnologias e, por consequência, do marketing trouxe diversas possibilidades estratégicas e ferramentas para serem exploradas e otimizadas dentro do ambiente digital. Esse avanço tecnológico fomentou a aplicação de técnicas da informação voltadas a transações de bens e serviços, o chamado e-commerce. No que diz respeito a isso, a geolocalização se tornou uma ferramenta amplamente difundida, transformando e potencializando as ações de marketing digital para este mercado em expansão crescente. A análise da geolocalização dos usuários possibilita segmentar os públicos-alvo e entregar anúncios cada vez mais assertivos e personalizados, gerando conversões em vendas online. Essa estratégia revela uma das atuais tendências do marketing, fundamentada na inteligência sobre localização, o geomarketing. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é identificar e compreender a aplicação do geomarketing nas estratégias de marketing digital para e-commerce, em campanhas publicitárias no Brasil. Para este propósito, o método de investigação empregado é o estudo de caso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-10T20:53:38Z 2021-09-20T12:45:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-10T20:53:38Z 2021-09-20T12:45:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
20150128340 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALBUQUERQUE, Rayssa N. S. de. Geomarketing e sua aplicação em estratégias de e-commerce: um estudo de caso em campanhas publicitárias. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34477 |
identifier_str_mv |
20150128340 ALBUQUERQUE, Rayssa N. S. de. Geomarketing e sua aplicação em estratégias de e-commerce: um estudo de caso em campanhas publicitárias. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34477/1/Geomarketing_Rayssa_2019.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34477/2/Geomarketing_Rayssa_2019 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34477/3/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34477/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad57c1d2df40da4ce45ddb07cd5afbe3 5e2e0cbe1747dd855b741a4fddaa0d4d 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c e428689918449bd69f843393981e4109 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117622382198784 |