Estudo comparativo de dois tipos de sistemas de suspensão de um carro Fórmula Student

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Pedro Miguel Farinha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10455
Resumo: Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de mestre em Engenharia Mecânica
id RCAP_a8f2169b6bae2ccfdcaec355d66db474
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10455
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo comparativo de dois tipos de sistemas de suspensão de um carro Fórmula StudentAnálise estáticaStatic analysisAnálise vibracionalVibrational analysisSuspensão Push-rodPush-rod SuspensionSuspensão Pull-rodPull-rod SuspensionTrabalho final de mestrado para obtenção do grau de mestre em Engenharia MecânicaO principal objetivo desta tese é comparar o comportamento estático e dinâmico de dois tipos de suspensão aplicáveis a um veículo Formula Student. Estes dois tipos de suspensão são o push-rod e o pull-rod, que irão ser analisados detalhadamente para explicar as suas principais vantagens e desvantagens. De forma a enquadrar a temática a ser estudada, serão apresentados os conceitos básicos dos automóveis e a sua evolução na história da Fórmula 1, com o foco nos dois dos tipos de suspensão referidos anteriormente. No presente trabalho, efetuaram-se dois tipos de análises para responder ao objetivo proposto. Essas análises consistem na análise estática e dinâmica dos dois sistemas em causa. Relativamente à primeira, ao se realizar as análises estáticas dos sistemas de suspensão, push-rod e o pull-rod, verificou-se que ambos são equivalentes em termos de desempenho estático, com perfis de tensão e de deformação semelhantes. Além disto, constatou-se que nos dois sistemas as cargas estáticas transmitidas ao chassis e aos componentes da suspensão apresentam valores idênticos. No entanto, no sistema pull-rod há uma ligeira dependência não linear da carga, na posição vertical da roda. A respeito das análises dinâmicas às duas suspensões conseguiu-se perceber, pelas matrizes de rigidez (K) e de amortecimento (C), que o sistema push-rod tem um grau de liberdade igual a zero. O mesmo não acontece com o sistema pull-rod. Relativamente às frequências naturais, os valores são quase idênticos. Após a realização das análises, estática e dinâmica, foi possível verificar que os dois sistemas são muito semelhantes. Contudo, existem algumas diferenças como: dependência não linear da carga da suspensão na posição vertical da roda no sistema pullrod, independência do movimento relativamente a uma direção no sistema push-rod, o sistema push-rod ter uma melhor ajustabilidade dos parâmetros da suspensão e por último, nas análises estáticas detetou-se algumas diferenças na propagação das forças pelos dois sistemas. Por fim, concluiu-se que a melhor opção para o sistema de suspensão do protótipo Formula Student é que o sistema de push-rod é o melhor para a dianteira do veículo, mas para a traseira o melhor sistema é o pull-rod.The main goal of this thesis is to compare the static and dynamic behavior of two types of suspension applicable to a Formula Student vehicle. The two suspension types - push-rod and pull-rod - are analyzed in detail to explain their main advantages and disadvantages. In order to frame the theme, the basic concepts of automobiles and their evolution in the history of Formula 1 will be presented, focusing on the two types of suspension mentioned above. In the present work, two types of analysis were executed to answer the objective. These analysis consist of the static and dynamic analysis of the two systems concerned. Regarding the first, static analyzes of the suspension, push-rod and pull-rod systems were found to be equivalent in terms of static performance, with similar stress and strain profiles. In addition, it was found that in both systems the static loads transmitted to the chassis and the components of the suspension have identical values. However, in the pullrod system there is a slight nonlinear dependence of the load, in the vertical position of the wheel. In respect of the dynamic analysis of the two suspensions the rigidity (K) and damping (C) matrices show that the push-rod system has a degree of freedom equal to zero. The same does not happen with the pull-rod system. Relative to natural frequencies, the values are almost identical. After the static and dynamic analyzes, it was possible to verify that the two systems are very similar. However, there are some differences such as: non-linear dependence of the load of the suspension in the vertical position of the wheel in the pullrod system, independence of movement relative to a direction in the push-rod system, the push-rod system has a better adjustability of the suspension parameters, and finally, in the static analyzes some differences in the propagation of the forces by the two systems were detected. Finally, it was concluded that the best option for the suspension system to the Formula Student prototype is the push-rod system for the front of the vehicle, but for the rear the best system is the pull-rod.Instituto Superior de Engenharia de LisboaBarbosa, Inês de Carvalho JerónimoCarvalho, André Rui Dantas deRCIPLFerreira, Pedro Miguel Farinha2019-08-30T20:26:05Z2019-04-092019-04-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10455TID:202279073porFERREIRA, Pedro Miguel Farinha - Estudo comparativo de dois tipos de sistemas de suspensão de um carro Fórmula Student. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2019. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:52.567857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo de dois tipos de sistemas de suspensão de um carro Fórmula Student
title Estudo comparativo de dois tipos de sistemas de suspensão de um carro Fórmula Student
spellingShingle Estudo comparativo de dois tipos de sistemas de suspensão de um carro Fórmula Student
Ferreira, Pedro Miguel Farinha
Análise estática
Static analysis
Análise vibracional
Vibrational analysis
Suspensão Push-rod
Push-rod Suspension
Suspensão Pull-rod
Pull-rod Suspension
title_short Estudo comparativo de dois tipos de sistemas de suspensão de um carro Fórmula Student
title_full Estudo comparativo de dois tipos de sistemas de suspensão de um carro Fórmula Student
title_fullStr Estudo comparativo de dois tipos de sistemas de suspensão de um carro Fórmula Student
title_full_unstemmed Estudo comparativo de dois tipos de sistemas de suspensão de um carro Fórmula Student
title_sort Estudo comparativo de dois tipos de sistemas de suspensão de um carro Fórmula Student
author Ferreira, Pedro Miguel Farinha
author_facet Ferreira, Pedro Miguel Farinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Inês de Carvalho Jerónimo
Carvalho, André Rui Dantas de
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Pedro Miguel Farinha
dc.subject.por.fl_str_mv Análise estática
Static analysis
Análise vibracional
Vibrational analysis
Suspensão Push-rod
Push-rod Suspension
Suspensão Pull-rod
Pull-rod Suspension
topic Análise estática
Static analysis
Análise vibracional
Vibrational analysis
Suspensão Push-rod
Push-rod Suspension
Suspensão Pull-rod
Pull-rod Suspension
description Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de mestre em Engenharia Mecânica
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-30T20:26:05Z
2019-04-09
2019-04-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10455
TID:202279073
url http://hdl.handle.net/10400.21/10455
identifier_str_mv TID:202279073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FERREIRA, Pedro Miguel Farinha - Estudo comparativo de dois tipos de sistemas de suspensão de um carro Fórmula Student. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2019. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133454276755456