Relações de socialização de crianças com necessidade educativas especiais em contexto escolar: uma estatégia plástica de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Vanda
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3950
http://hdl.handle.net/20.500.12207/211
Resumo: "O presente trabalho incide sobre as relações interpessoais entre crianças com e sem Necessidades Educativas Especiais e os seus pares, assumindo-se como uma tentativa de compreender de que forma se estabelecem, por meio da Expressão Plástica, relações que desenvolvem nos alunos atitudes de autoestima, respeito mútuo, regras de convivência e ainda promovem valores de tolerância e solidariedade. A intervenção foi realizada num ambiente facilitador do contacto e da relação interpessoal mediada, focalizando essencialmente a estimulação sensorial, com o apelo a materiais e recursos técnico-artísticos próprios, no sentido de desvendar estratégias que possam contribuir para efetivas relações interpessoais e fomentar autênticas relações interpessoais, por meio da Expressão Plástica na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. No estudo, tentei apresentar teorias de significativos pedagogos da “Educação pela Arte”, procurando mostrar a valência fundamental da Expressão Plástica no contexto de uma educação diferenciada. Nesta ótica, o estudo remete para uma reflexão contextualizada, mediada pelas relações interculturais efetivamente vividas na escola, pretendendo-se, acima de tudo gerar interrogações e alertar a comunidade educativa para a problemática em estudo. A análise implicou naturalmente um método descritivo, qualitativo e etnográfico, resultando em investigações qualitativas e fenomenológicas típicas de uma observação participante."
id RCAP_a8fb36c491615db92838300a09bec0b7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/211
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relações de socialização de crianças com necessidade educativas especiais em contexto escolar: uma estatégia plástica de intervençãoArteRelações interpessoais de crianças com necessidades educativas"O presente trabalho incide sobre as relações interpessoais entre crianças com e sem Necessidades Educativas Especiais e os seus pares, assumindo-se como uma tentativa de compreender de que forma se estabelecem, por meio da Expressão Plástica, relações que desenvolvem nos alunos atitudes de autoestima, respeito mútuo, regras de convivência e ainda promovem valores de tolerância e solidariedade. A intervenção foi realizada num ambiente facilitador do contacto e da relação interpessoal mediada, focalizando essencialmente a estimulação sensorial, com o apelo a materiais e recursos técnico-artísticos próprios, no sentido de desvendar estratégias que possam contribuir para efetivas relações interpessoais e fomentar autênticas relações interpessoais, por meio da Expressão Plástica na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. No estudo, tentei apresentar teorias de significativos pedagogos da “Educação pela Arte”, procurando mostrar a valência fundamental da Expressão Plástica no contexto de uma educação diferenciada. Nesta ótica, o estudo remete para uma reflexão contextualizada, mediada pelas relações interculturais efetivamente vividas na escola, pretendendo-se, acima de tudo gerar interrogações e alertar a comunidade educativa para a problemática em estudo. A análise implicou naturalmente um método descritivo, qualitativo e etnográfico, resultando em investigações qualitativas e fenomenológicas típicas de uma observação participante."2013-04-18T11:29:49Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3950http://hdl.handle.net/20.500.12207/211porRosário, Vandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:09Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:05.822474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações de socialização de crianças com necessidade educativas especiais em contexto escolar: uma estatégia plástica de intervenção
title Relações de socialização de crianças com necessidade educativas especiais em contexto escolar: uma estatégia plástica de intervenção
spellingShingle Relações de socialização de crianças com necessidade educativas especiais em contexto escolar: uma estatégia plástica de intervenção
Rosário, Vanda
Arte
Relações interpessoais de crianças com necessidades educativas
title_short Relações de socialização de crianças com necessidade educativas especiais em contexto escolar: uma estatégia plástica de intervenção
title_full Relações de socialização de crianças com necessidade educativas especiais em contexto escolar: uma estatégia plástica de intervenção
title_fullStr Relações de socialização de crianças com necessidade educativas especiais em contexto escolar: uma estatégia plástica de intervenção
title_full_unstemmed Relações de socialização de crianças com necessidade educativas especiais em contexto escolar: uma estatégia plástica de intervenção
title_sort Relações de socialização de crianças com necessidade educativas especiais em contexto escolar: uma estatégia plástica de intervenção
author Rosário, Vanda
author_facet Rosário, Vanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Vanda
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Relações interpessoais de crianças com necessidades educativas
topic Arte
Relações interpessoais de crianças com necessidades educativas
description "O presente trabalho incide sobre as relações interpessoais entre crianças com e sem Necessidades Educativas Especiais e os seus pares, assumindo-se como uma tentativa de compreender de que forma se estabelecem, por meio da Expressão Plástica, relações que desenvolvem nos alunos atitudes de autoestima, respeito mútuo, regras de convivência e ainda promovem valores de tolerância e solidariedade. A intervenção foi realizada num ambiente facilitador do contacto e da relação interpessoal mediada, focalizando essencialmente a estimulação sensorial, com o apelo a materiais e recursos técnico-artísticos próprios, no sentido de desvendar estratégias que possam contribuir para efetivas relações interpessoais e fomentar autênticas relações interpessoais, por meio da Expressão Plástica na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. No estudo, tentei apresentar teorias de significativos pedagogos da “Educação pela Arte”, procurando mostrar a valência fundamental da Expressão Plástica no contexto de uma educação diferenciada. Nesta ótica, o estudo remete para uma reflexão contextualizada, mediada pelas relações interculturais efetivamente vividas na escola, pretendendo-se, acima de tudo gerar interrogações e alertar a comunidade educativa para a problemática em estudo. A análise implicou naturalmente um método descritivo, qualitativo e etnográfico, resultando em investigações qualitativas e fenomenológicas típicas de uma observação participante."
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-04-18T11:29:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3950
http://hdl.handle.net/20.500.12207/211
url http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3950
http://hdl.handle.net/20.500.12207/211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129855086821376