O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/22867 |
Resumo: | O conto faz parte da infância da criança. Ouvir um conto é sempre um momento especial e com significado para qualquer criança. Através do conto, a criança cria vínculos, desenvolve a sua personalidade, a imaginação, a criatividade e cria uma relação muito próxima com a leitura e a escrita. Aquando da prática pedagógica em 1º ciclo, surgiu a pergunta de partida para este projeto “Poderá a literatura infantil, em particular o conto, contribuir para o despertar do gosto pela leitura e pela escrita?” Pretende-se neste relatório estudar o conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita, recorrendo a uma metodologia de investigação-ação onde todos os envolvidos no projeto participaram ativamente, através das atividades desenvolvidas, tendo estas como ponto de partida o conto. Após a reflexão pode-se concluir que o conto, por si só, não é promotor do gosto pela leitura e pela escrita, uma vez que não basta expor uma criança ao livro ou às histórias para ela gostar de ler ou escrever. É necessário desenvolver uma serie de estratégias, com vista a desenvolver a motivação da criança. |
id |
RCAP_a919633a7e090ff21a51361d6f304581 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/22867 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escritaContoMotivaçãoLeituraEscritaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO conto faz parte da infância da criança. Ouvir um conto é sempre um momento especial e com significado para qualquer criança. Através do conto, a criança cria vínculos, desenvolve a sua personalidade, a imaginação, a criatividade e cria uma relação muito próxima com a leitura e a escrita. Aquando da prática pedagógica em 1º ciclo, surgiu a pergunta de partida para este projeto “Poderá a literatura infantil, em particular o conto, contribuir para o despertar do gosto pela leitura e pela escrita?” Pretende-se neste relatório estudar o conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita, recorrendo a uma metodologia de investigação-ação onde todos os envolvidos no projeto participaram ativamente, através das atividades desenvolvidas, tendo estas como ponto de partida o conto. Após a reflexão pode-se concluir que o conto, por si só, não é promotor do gosto pela leitura e pela escrita, uma vez que não basta expor uma criança ao livro ou às histórias para ela gostar de ler ou escrever. É necessário desenvolver uma serie de estratégias, com vista a desenvolver a motivação da criança.Couto, JoséRepositório ComumNunes, Ana Cristina2018-05-11T14:53:45Z2017-12-112017-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/22867TID:201905949pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/22867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:12.758432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita |
title |
O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita |
spellingShingle |
O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita Nunes, Ana Cristina Conto Motivação Leitura Escrita Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita |
title_full |
O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita |
title_fullStr |
O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita |
title_full_unstemmed |
O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita |
title_sort |
O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita |
author |
Nunes, Ana Cristina |
author_facet |
Nunes, Ana Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Couto, José Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Ana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conto Motivação Leitura Escrita Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Conto Motivação Leitura Escrita Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O conto faz parte da infância da criança. Ouvir um conto é sempre um momento especial e com significado para qualquer criança. Através do conto, a criança cria vínculos, desenvolve a sua personalidade, a imaginação, a criatividade e cria uma relação muito próxima com a leitura e a escrita. Aquando da prática pedagógica em 1º ciclo, surgiu a pergunta de partida para este projeto “Poderá a literatura infantil, em particular o conto, contribuir para o despertar do gosto pela leitura e pela escrita?” Pretende-se neste relatório estudar o conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita, recorrendo a uma metodologia de investigação-ação onde todos os envolvidos no projeto participaram ativamente, através das atividades desenvolvidas, tendo estas como ponto de partida o conto. Após a reflexão pode-se concluir que o conto, por si só, não é promotor do gosto pela leitura e pela escrita, uma vez que não basta expor uma criança ao livro ou às histórias para ela gostar de ler ou escrever. É necessário desenvolver uma serie de estratégias, com vista a desenvolver a motivação da criança. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11 2017-12-11T00:00:00Z 2018-05-11T14:53:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/22867 TID:201905949 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/22867 |
identifier_str_mv |
TID:201905949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134916483481600 |