O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Cristina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/22867
Resumo: O conto faz parte da infância da criança. Ouvir um conto é sempre um momento especial e com significado para qualquer criança. Através do conto, a criança cria vínculos, desenvolve a sua personalidade, a imaginação, a criatividade e cria uma relação muito próxima com a leitura e a escrita. Aquando da prática pedagógica em 1º ciclo, surgiu a pergunta de partida para este projeto “Poderá a literatura infantil, em particular o conto, contribuir para o despertar do gosto pela leitura e pela escrita?” Pretende-se neste relatório estudar o conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita, recorrendo a uma metodologia de investigação-ação onde todos os envolvidos no projeto participaram ativamente, através das atividades desenvolvidas, tendo estas como ponto de partida o conto. Após a reflexão pode-se concluir que o conto, por si só, não é promotor do gosto pela leitura e pela escrita, uma vez que não basta expor uma criança ao livro ou às histórias para ela gostar de ler ou escrever. É necessário desenvolver uma serie de estratégias, com vista a desenvolver a motivação da criança.
id RCAP_a919633a7e090ff21a51361d6f304581
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/22867
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escritaContoMotivaçãoLeituraEscritaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO conto faz parte da infância da criança. Ouvir um conto é sempre um momento especial e com significado para qualquer criança. Através do conto, a criança cria vínculos, desenvolve a sua personalidade, a imaginação, a criatividade e cria uma relação muito próxima com a leitura e a escrita. Aquando da prática pedagógica em 1º ciclo, surgiu a pergunta de partida para este projeto “Poderá a literatura infantil, em particular o conto, contribuir para o despertar do gosto pela leitura e pela escrita?” Pretende-se neste relatório estudar o conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita, recorrendo a uma metodologia de investigação-ação onde todos os envolvidos no projeto participaram ativamente, através das atividades desenvolvidas, tendo estas como ponto de partida o conto. Após a reflexão pode-se concluir que o conto, por si só, não é promotor do gosto pela leitura e pela escrita, uma vez que não basta expor uma criança ao livro ou às histórias para ela gostar de ler ou escrever. É necessário desenvolver uma serie de estratégias, com vista a desenvolver a motivação da criança.Couto, JoséRepositório ComumNunes, Ana Cristina2018-05-11T14:53:45Z2017-12-112017-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/22867TID:201905949pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/22867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:12.758432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita
title O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita
spellingShingle O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita
Nunes, Ana Cristina
Conto
Motivação
Leitura
Escrita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita
title_full O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita
title_fullStr O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita
title_full_unstemmed O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita
title_sort O conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita
author Nunes, Ana Cristina
author_facet Nunes, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Couto, José
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Conto
Motivação
Leitura
Escrita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Conto
Motivação
Leitura
Escrita
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O conto faz parte da infância da criança. Ouvir um conto é sempre um momento especial e com significado para qualquer criança. Através do conto, a criança cria vínculos, desenvolve a sua personalidade, a imaginação, a criatividade e cria uma relação muito próxima com a leitura e a escrita. Aquando da prática pedagógica em 1º ciclo, surgiu a pergunta de partida para este projeto “Poderá a literatura infantil, em particular o conto, contribuir para o despertar do gosto pela leitura e pela escrita?” Pretende-se neste relatório estudar o conto como promotor de prazer pela leitura e pela escrita, recorrendo a uma metodologia de investigação-ação onde todos os envolvidos no projeto participaram ativamente, através das atividades desenvolvidas, tendo estas como ponto de partida o conto. Após a reflexão pode-se concluir que o conto, por si só, não é promotor do gosto pela leitura e pela escrita, uma vez que não basta expor uma criança ao livro ou às histórias para ela gostar de ler ou escrever. É necessário desenvolver uma serie de estratégias, com vista a desenvolver a motivação da criança.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11
2017-12-11T00:00:00Z
2018-05-11T14:53:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/22867
TID:201905949
url http://hdl.handle.net/10400.26/22867
identifier_str_mv TID:201905949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134916483481600