Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/8036 |
Resumo: | Neste trabalho apresenta-se uma investigação que procura determinar se a gamificação, em contextos de ensino-básico, pode promover a motivação para a leitura em crianças. Esta investigação, abrangeu uma turma de primeiro ano de uma Escola de Ensino Básico com Pré Escolar da cidade do Funchal, arquipélago da Madeira. Participaram neste estudo crianças com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. O estudo é do tipo investigação-ação, no qual foram empregues dois instrumentos que apoiaram a investigação: inquérito por questionário, procurando conhecer o perfil de jogador de cada criança, e a observação direta, onde se procurou caracterizar a motivação e as aprendizagens durante a atividade gamificada. Desta forma, sustentados nos resultados obtidos, verificou-se que a utilização de estratégias de aprendizagem gamificada promoveu o gosto da leitura. |
id |
RCAP_6ede4f336ff1844d593f9361e1457648 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8036 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação para Promover a Leitura Através da GamificaçãoLeituraGamificaçãoMotivaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste trabalho apresenta-se uma investigação que procura determinar se a gamificação, em contextos de ensino-básico, pode promover a motivação para a leitura em crianças. Esta investigação, abrangeu uma turma de primeiro ano de uma Escola de Ensino Básico com Pré Escolar da cidade do Funchal, arquipélago da Madeira. Participaram neste estudo crianças com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. O estudo é do tipo investigação-ação, no qual foram empregues dois instrumentos que apoiaram a investigação: inquérito por questionário, procurando conhecer o perfil de jogador de cada criança, e a observação direta, onde se procurou caracterizar a motivação e as aprendizagens durante a atividade gamificada. Desta forma, sustentados nos resultados obtidos, verificou-se que a utilização de estratégias de aprendizagem gamificada promoveu o gosto da leitura.Santos, Filipe Alexandre da SilvaIC-OnlineFernandes, Ana Luísa Moreira de Sousa2023-01-18T15:25:02Z2022-072022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8036TID:203199707porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:28Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:51.304402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação |
title |
Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação |
spellingShingle |
Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação Fernandes, Ana Luísa Moreira de Sousa Leitura Gamificação Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação |
title_full |
Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação |
title_fullStr |
Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação |
title_full_unstemmed |
Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação |
title_sort |
Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação |
author |
Fernandes, Ana Luísa Moreira de Sousa |
author_facet |
Fernandes, Ana Luísa Moreira de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Filipe Alexandre da Silva IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Luísa Moreira de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Gamificação Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Leitura Gamificação Motivação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Neste trabalho apresenta-se uma investigação que procura determinar se a gamificação, em contextos de ensino-básico, pode promover a motivação para a leitura em crianças. Esta investigação, abrangeu uma turma de primeiro ano de uma Escola de Ensino Básico com Pré Escolar da cidade do Funchal, arquipélago da Madeira. Participaram neste estudo crianças com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. O estudo é do tipo investigação-ação, no qual foram empregues dois instrumentos que apoiaram a investigação: inquérito por questionário, procurando conhecer o perfil de jogador de cada criança, e a observação direta, onde se procurou caracterizar a motivação e as aprendizagens durante a atividade gamificada. Desta forma, sustentados nos resultados obtidos, verificou-se que a utilização de estratégias de aprendizagem gamificada promoveu o gosto da leitura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07 2022-07 2022-07-01T00:00:00Z 2023-01-18T15:25:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/8036 TID:203199707 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/8036 |
identifier_str_mv |
TID:203199707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137000925691904 |