Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Luísa Moreira de Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8036
Resumo: Neste trabalho apresenta-se uma investigação que procura determinar se a gamificação, em contextos de ensino-básico, pode promover a motivação para a leitura em crianças. Esta investigação, abrangeu uma turma de primeiro ano de uma Escola de Ensino Básico com Pré Escolar da cidade do Funchal, arquipélago da Madeira. Participaram neste estudo crianças com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. O estudo é do tipo investigação-ação, no qual foram empregues dois instrumentos que apoiaram a investigação: inquérito por questionário, procurando conhecer o perfil de jogador de cada criança, e a observação direta, onde se procurou caracterizar a motivação e as aprendizagens durante a atividade gamificada. Desta forma, sustentados nos resultados obtidos, verificou-se que a utilização de estratégias de aprendizagem gamificada promoveu o gosto da leitura.
id RCAP_6ede4f336ff1844d593f9361e1457648
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8036
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação para Promover a Leitura Através da GamificaçãoLeituraGamificaçãoMotivaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste trabalho apresenta-se uma investigação que procura determinar se a gamificação, em contextos de ensino-básico, pode promover a motivação para a leitura em crianças. Esta investigação, abrangeu uma turma de primeiro ano de uma Escola de Ensino Básico com Pré Escolar da cidade do Funchal, arquipélago da Madeira. Participaram neste estudo crianças com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. O estudo é do tipo investigação-ação, no qual foram empregues dois instrumentos que apoiaram a investigação: inquérito por questionário, procurando conhecer o perfil de jogador de cada criança, e a observação direta, onde se procurou caracterizar a motivação e as aprendizagens durante a atividade gamificada. Desta forma, sustentados nos resultados obtidos, verificou-se que a utilização de estratégias de aprendizagem gamificada promoveu o gosto da leitura.Santos, Filipe Alexandre da SilvaIC-OnlineFernandes, Ana Luísa Moreira de Sousa2023-01-18T15:25:02Z2022-072022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8036TID:203199707porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:28Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:51.304402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação
title Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação
spellingShingle Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação
Fernandes, Ana Luísa Moreira de Sousa
Leitura
Gamificação
Motivação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação
title_full Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação
title_fullStr Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação
title_full_unstemmed Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação
title_sort Motivação para Promover a Leitura Através da Gamificação
author Fernandes, Ana Luísa Moreira de Sousa
author_facet Fernandes, Ana Luísa Moreira de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Filipe Alexandre da Silva
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Luísa Moreira de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Gamificação
Motivação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Leitura
Gamificação
Motivação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste trabalho apresenta-se uma investigação que procura determinar se a gamificação, em contextos de ensino-básico, pode promover a motivação para a leitura em crianças. Esta investigação, abrangeu uma turma de primeiro ano de uma Escola de Ensino Básico com Pré Escolar da cidade do Funchal, arquipélago da Madeira. Participaram neste estudo crianças com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. O estudo é do tipo investigação-ação, no qual foram empregues dois instrumentos que apoiaram a investigação: inquérito por questionário, procurando conhecer o perfil de jogador de cada criança, e a observação direta, onde se procurou caracterizar a motivação e as aprendizagens durante a atividade gamificada. Desta forma, sustentados nos resultados obtidos, verificou-se que a utilização de estratégias de aprendizagem gamificada promoveu o gosto da leitura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07
2022-07
2022-07-01T00:00:00Z
2023-01-18T15:25:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/8036
TID:203199707
url http://hdl.handle.net/10400.8/8036
identifier_str_mv TID:203199707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137000925691904