Otimização das rotas de distribuição da frota de veículos subcontratados pela Prio Energy S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Sofia Andrade Correia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27331
Resumo: O projeto em causa foi desenvolvido na empresa Prio Energy S.A., situada na Gafanha da Nazaré, mais precisamente no Departamento Logístico da mesma. No âmbito atual de competitividade e globalização dos negócios, a rivalidade é bastante vivida. As empresas competem pela liderança de mercado, que por sua vez significa que a empresa é bem-sucedida e rentável assim como que adquiriu uma vasta carteira de clientes que estão satisfeitos com o desempenho da organização. A Prio Energy S.A. detém uma grande quota de mercado face aos seus concorrentes, e, como qualquer empresa, um dos seus objetivos principais passa pela constante tentativa de melhoria de forma a obter o maior lucro possível, sem descorar a qualidade dos seus produtos e serviços. De modo a conseguir atingir esses objetivos, os custos totais despendidos são um fator de extrema importância, sendo que uma grande parcela desses custos está associada às funções logísticas. Por este motivo, o objetivo é a minimização dos custos de transporte, que representam a maior fração dos custos totais logísticos. Tal irá ser realizado através da otimização das rotas de distribuição das cisternas que distribuem os produtos. Isto implica a alteração do método de custeio atual, que engloba a minimização das distâncias percorridas e o ajuste dos fatores aplicados. Assim sendo, o presente trabalho tem como finalidade demonstrar as alterações e consequente mudança que o método de custeio aplicado às transportadoras sofreu, como foram aplicadas essas alterações e as consequências das mesmas. Desta forma, a empresa consegue melhorar o método de custeio aplicado e minimizar os custos associados.
id RCAP_a91b10a28700a325d5b26dee5614abc4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/27331
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Otimização das rotas de distribuição da frota de veículos subcontratados pela Prio Energy S.A.AnáliseCustos LogísticosLogísticaOtimizaçãoRotas de DistribuiçãoTransporteO projeto em causa foi desenvolvido na empresa Prio Energy S.A., situada na Gafanha da Nazaré, mais precisamente no Departamento Logístico da mesma. No âmbito atual de competitividade e globalização dos negócios, a rivalidade é bastante vivida. As empresas competem pela liderança de mercado, que por sua vez significa que a empresa é bem-sucedida e rentável assim como que adquiriu uma vasta carteira de clientes que estão satisfeitos com o desempenho da organização. A Prio Energy S.A. detém uma grande quota de mercado face aos seus concorrentes, e, como qualquer empresa, um dos seus objetivos principais passa pela constante tentativa de melhoria de forma a obter o maior lucro possível, sem descorar a qualidade dos seus produtos e serviços. De modo a conseguir atingir esses objetivos, os custos totais despendidos são um fator de extrema importância, sendo que uma grande parcela desses custos está associada às funções logísticas. Por este motivo, o objetivo é a minimização dos custos de transporte, que representam a maior fração dos custos totais logísticos. Tal irá ser realizado através da otimização das rotas de distribuição das cisternas que distribuem os produtos. Isto implica a alteração do método de custeio atual, que engloba a minimização das distâncias percorridas e o ajuste dos fatores aplicados. Assim sendo, o presente trabalho tem como finalidade demonstrar as alterações e consequente mudança que o método de custeio aplicado às transportadoras sofreu, como foram aplicadas essas alterações e as consequências das mesmas. Desta forma, a empresa consegue melhorar o método de custeio aplicado e minimizar os custos associados.The project concerned was developed at the company Prio Energy S.A., located at Gafanha da Nazaré, more precisely in the logistics department. In the current context of competitiveness and business globalization, the rivalry is quite lived. The organizations compete among themselves for the market leadership, which in turn means the company is successful and profitable, as well as that acquired a vast customer base who are satisfied with the company performance. Prio Energy S.A. holds a large market share against its competitors, and, as any company, one of its main objectives is the constant work for improvement in order to obtain as much profit as possible, without bleach the quality of its products and services. In order to achieve these goals, the costs incurred are an extremely important factor, being that a large portion of the total costs of the company are associated to logistics functions. For this reason, the goal is the minimization of the transportation costs, which represent the majority of the logistic costs. This will be accomplished through the optimization of the cisterns’ distribution routes, which deliver the products. This implies the alteration of the current costing method, which includes the minimization distances traveled and the adjustment of the factors applied. The present report has the goal of demonstrating the changes and consequent alteration that the costing method applied to the transportation companies has suffered, how that changes were applied and its consequences. This way, the organization can apply a better costing method and minimize the associated costs.2020-01-22T12:44:09Z2018-08-29T00:00:00Z2018-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27331porNeves, Sofia Andrade Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:56Zoai:ria.ua.pt:10773/27331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:08.158267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Otimização das rotas de distribuição da frota de veículos subcontratados pela Prio Energy S.A.
title Otimização das rotas de distribuição da frota de veículos subcontratados pela Prio Energy S.A.
spellingShingle Otimização das rotas de distribuição da frota de veículos subcontratados pela Prio Energy S.A.
Neves, Sofia Andrade Correia
Análise
Custos Logísticos
Logística
Otimização
Rotas de Distribuição
Transporte
title_short Otimização das rotas de distribuição da frota de veículos subcontratados pela Prio Energy S.A.
title_full Otimização das rotas de distribuição da frota de veículos subcontratados pela Prio Energy S.A.
title_fullStr Otimização das rotas de distribuição da frota de veículos subcontratados pela Prio Energy S.A.
title_full_unstemmed Otimização das rotas de distribuição da frota de veículos subcontratados pela Prio Energy S.A.
title_sort Otimização das rotas de distribuição da frota de veículos subcontratados pela Prio Energy S.A.
author Neves, Sofia Andrade Correia
author_facet Neves, Sofia Andrade Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Sofia Andrade Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Análise
Custos Logísticos
Logística
Otimização
Rotas de Distribuição
Transporte
topic Análise
Custos Logísticos
Logística
Otimização
Rotas de Distribuição
Transporte
description O projeto em causa foi desenvolvido na empresa Prio Energy S.A., situada na Gafanha da Nazaré, mais precisamente no Departamento Logístico da mesma. No âmbito atual de competitividade e globalização dos negócios, a rivalidade é bastante vivida. As empresas competem pela liderança de mercado, que por sua vez significa que a empresa é bem-sucedida e rentável assim como que adquiriu uma vasta carteira de clientes que estão satisfeitos com o desempenho da organização. A Prio Energy S.A. detém uma grande quota de mercado face aos seus concorrentes, e, como qualquer empresa, um dos seus objetivos principais passa pela constante tentativa de melhoria de forma a obter o maior lucro possível, sem descorar a qualidade dos seus produtos e serviços. De modo a conseguir atingir esses objetivos, os custos totais despendidos são um fator de extrema importância, sendo que uma grande parcela desses custos está associada às funções logísticas. Por este motivo, o objetivo é a minimização dos custos de transporte, que representam a maior fração dos custos totais logísticos. Tal irá ser realizado através da otimização das rotas de distribuição das cisternas que distribuem os produtos. Isto implica a alteração do método de custeio atual, que engloba a minimização das distâncias percorridas e o ajuste dos fatores aplicados. Assim sendo, o presente trabalho tem como finalidade demonstrar as alterações e consequente mudança que o método de custeio aplicado às transportadoras sofreu, como foram aplicadas essas alterações e as consequências das mesmas. Desta forma, a empresa consegue melhorar o método de custeio aplicado e minimizar os custos associados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-29T00:00:00Z
2018-08-29
2020-01-22T12:44:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/27331
url http://hdl.handle.net/10773/27331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137655821172736