Otimização dos custos logísticos de distribuíção na PRIO Energy SA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparício, Pedro Miguel Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24483
Resumo: Hoje em dia o mercado de combustíveis é bastante competitivo, onde existem várias empresas líderes de mercado que competem entre si, quer ao nível de preços, quer ao nível de qualidade do produto. A Prio Energy SA é uma das empresas que possui uma maior quota de mercado neste ramo, tendo um portfólio bastante abrangente de parceiros, clientes e consumidores. Para além desta faceta de sucesso, como qualquer outra empresa, um dos principais objetivos que persegue diariamente é a rentabilidade financeira e a possibilidade de obter o maior lucro possível, sem nunca perder o foco na qualidade do produto e do serviço. Este estudo está inserido no departamento de logística desta empresa, onde diariamente é definido o transporte dos combustíveis líquidos, quer para os locais de venda próprios da empresa, quer para os seus clientes diretos. O departamento realiza o transporte através da subcontratação de transportadoras, onde cada uma delas utiliza cisternas com elevadas capacidades. Uma parte substancial dos gastos do departamento prendem-se com o valor que se paga por esse serviço, sendo o custo definido individualmente por cada viagem, existindo parâmetros acordados entre as duas partes que permitem calcular, para cada uma das viagens, o valor a pagar à transportadora que a realizou. O objetivo do estudo passa por otimizar os custos de distribuição através de uma nova forma de atribuição de custos, diferenciando-se do anterior pelos parâmetros usados para o seu cálculo. Desta forma, e com o objetivo de averiguar as vantagens obtidas com a solução proposta, ao longo do período de análise foram determinados custos para os dois tipos de formatos, comparando dessa forma as duas hipóteses. O estudo foi realizado com uma das transportadoras, e com número limitado de cisternas, no qual, diariamente, eram definidas quais as viagens a serem cobradas através do novo formato de custo. Para obter os melhores resultados possíveis, construiu-se uma ferramenta em Excel, com apoio de Macros e VBA, que permitisse escolher a melhor combinação de viagens para o dia seguinte, isto é, as viagens que apresentassem o saldo mais positivo aquando da comparação do custo associado à atribuição antiga com o formato novo. No final, foi possível observar que o novo formato de custo testado neste estudo permitiu uma poupança considerável durante esse período, sendo necessário para maximizar esse valor uma escolha criteriosa das viagens a serem alocadas ao novo formato.
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O departamento realiza o transporte através da subcontratação de transportadoras, onde cada uma delas utiliza cisternas com elevadas capacidades. Uma parte substancial dos gastos do departamento prendem-se com o valor que se paga por esse serviço, sendo o custo definido individualmente por cada viagem, existindo parâmetros acordados entre as duas partes que permitem calcular, para cada uma das viagens, o valor a pagar à transportadora que a realizou. O objetivo do estudo passa por otimizar os custos de distribuição através de uma nova forma de atribuição de custos, diferenciando-se do anterior pelos parâmetros usados para o seu cálculo. Desta forma, e com o objetivo de averiguar as vantagens obtidas com a solução proposta, ao longo do período de análise foram determinados custos para os dois tipos de formatos, comparando dessa forma as duas hipóteses. O estudo foi realizado com uma das transportadoras, e com número limitado de cisternas, no qual, diariamente, eram definidas quais as viagens a serem cobradas através do novo formato de custo. Para obter os melhores resultados possíveis, construiu-se uma ferramenta em Excel, com apoio de Macros e VBA, que permitisse escolher a melhor combinação de viagens para o dia seguinte, isto é, as viagens que apresentassem o saldo mais positivo aquando da comparação do custo associado à atribuição antiga com o formato novo. No final, foi possível observar que o novo formato de custo testado neste estudo permitiu uma poupança considerável durante esse período, sendo necessário para maximizar esse valor uma escolha criteriosa das viagens a serem alocadas ao novo formato.Nowadays the fuels market is a very competitive market, where there are several leading companies that compete with each other, both in terms of prices and the level of product quality. Prio Energy SA is one of the companies with the largest market share in this segment, having a very wide portfolio of partners, customers and consumers. In addition to this facet of success, like any other company, one of the main goals that it seeks every day is the financial profitability and the possibility of obtaining the highest possible profit without ever lose focus on the quality of the product and service. This study is involved in the logistics department of this company, where the daily transportation of liquid fuels is defined, both for the company's own sales outlets and for its direct customers. The department carries out the transport through outsource carriers, each of which uses cisterns with high capacities. A substantial part of the cost of the department is related to the amount paid for that service, which is defined individually for each trip, and there are parameters agreed between the two parts that allow to calculate, for each of the trips, the amount to pay to the carrier that made it. The goal of the study is to optimize distribution costs through a new form of cost allocation, differing from the previous one by the parameters used for its calculation. So, the study was carried out alongside with one of the carrier’s companies, using a limited number of cisterns, in which, daily, the trips to be charged through the new cost format were defined. To obtain the best possible results, an Excel tool was built with Macros and VBA support that would allow to choose the best combination of trips for the next day, that is, trips that presented the most positive balance when comparing the cost associated with the old format with the new one. In the end, it was possible to observe that the new format of costs allowed a substantial saving during this period, being necessary to maximize this value a judicious choice of the trips to being allocated to the new format.2018-10-29T13:25:04Z2018-08-07T00:00:00Z2018-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24483TID:202235874porAparício, Pedro Miguel Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:47:57Zoai:ria.ua.pt:10773/24483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:06.350743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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