Efeitos da gameterapia na mielorradiculopatia esquistossomótica: Relato de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.2660 |
Resumo: | A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária causada pelo helminto Schistosoma mansoni. A sua forma ectópica mais grave e incapacitante é a mielorradiculopatia esquistossomótica (MRE), caracterizada por atingir o sistema nervoso central. Atualmente, o uso da Realidade Virtual para o tratamento das sequelas de doenças neurológicas vem se desenvolvendo gradativamente. O objetivo deste estudo foi analisar a influência da Realidade Virtual (RV) sobre as funções neuromotoras de uma portadora de MRE. O estudo foi realizado com um indivíduo do sexo feminino, 30 anos de idade, com diagnóstico clínico de MRE e sem experiência prévia com o Nintendo Wii® ou similares. O procedimento de avaliação adotado visou à descrição e análise do comprometimento causado pelas afeções da MRE. A paciente foi avaliada, submetida à fisioterapia utilizando o Nintendo Wii® e a plataforma Wii Balance Board® que consistiu de 20 sessões com duração de 1 hora e frequência de três vezes por semana; após o tratamento a paciente foi reavaliada. Os resultados demonstraram que para a voluntária em estudo, a RV foi uma ferramenta eficaz na reabilitação neuromotora de MRE. |
id |
RCAP_a91d0a74e0e8c3de6b997e4a4c519305 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2660 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeitos da gameterapia na mielorradiculopatia esquistossomótica: Relato de casoEfeitos da gameterapia na mielorradiculopatia esquistossomótica: Relato de casoOriginal ArticleA esquistossomose mansônica é uma doença parasitária causada pelo helminto Schistosoma mansoni. A sua forma ectópica mais grave e incapacitante é a mielorradiculopatia esquistossomótica (MRE), caracterizada por atingir o sistema nervoso central. Atualmente, o uso da Realidade Virtual para o tratamento das sequelas de doenças neurológicas vem se desenvolvendo gradativamente. O objetivo deste estudo foi analisar a influência da Realidade Virtual (RV) sobre as funções neuromotoras de uma portadora de MRE. O estudo foi realizado com um indivíduo do sexo feminino, 30 anos de idade, com diagnóstico clínico de MRE e sem experiência prévia com o Nintendo Wii® ou similares. O procedimento de avaliação adotado visou à descrição e análise do comprometimento causado pelas afeções da MRE. A paciente foi avaliada, submetida à fisioterapia utilizando o Nintendo Wii® e a plataforma Wii Balance Board® que consistiu de 20 sessões com duração de 1 hora e frequência de três vezes por semana; após o tratamento a paciente foi reavaliada. Os resultados demonstraram que para a voluntária em estudo, a RV foi uma ferramenta eficaz na reabilitação neuromotora de MRE.Schistosomiasis mansoni is a parasitic disease caused by Schistosoma mansoni. Its ectopic form most severe and disabling is the Schistosomal Myeloradiculopathy (SMR), characterized by reaching the central nervous system. Currently, the use of Virtual Reality for the treatment of neurological sequelae has been developing gradually. The aim of this study was to analyze the influence of Virtual Reality (VR) on neuromotor functions of a SMR carrier. The study it was carried out with a female subject, 30 years old, diagnosed with SRM and no preview experience with the Nintendo Wii® or similar. The assessment procedure adopted aimed to describe and analyze the impairment caused by disorders of the MRE. Intervention program included a physical therapy program playing with the Nintendo Wii® and Wii Balance Board® platform (20 sessions lasting 1 hour and a frequency of three times per week). Subject was assessed before and after the intervention program. The results showed that the VR was an effective tool in neuromotor rehabilitation of SRM.Edições Sílabas Didáticas2014-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.2660por2182-29721646-107XCarvalho, Tiago Pinheiro VazSilva, Patrícia Pereira daGarção, Diogo CostaFerreira, Ana Paula LimaAraújo, Karina Machado deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:29Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:52.402914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da gameterapia na mielorradiculopatia esquistossomótica: Relato de caso Efeitos da gameterapia na mielorradiculopatia esquistossomótica: Relato de caso |
title |
Efeitos da gameterapia na mielorradiculopatia esquistossomótica: Relato de caso |
spellingShingle |
Efeitos da gameterapia na mielorradiculopatia esquistossomótica: Relato de caso Carvalho, Tiago Pinheiro Vaz Original Article |
title_short |
Efeitos da gameterapia na mielorradiculopatia esquistossomótica: Relato de caso |
title_full |
Efeitos da gameterapia na mielorradiculopatia esquistossomótica: Relato de caso |
title_fullStr |
Efeitos da gameterapia na mielorradiculopatia esquistossomótica: Relato de caso |
title_full_unstemmed |
Efeitos da gameterapia na mielorradiculopatia esquistossomótica: Relato de caso |
title_sort |
Efeitos da gameterapia na mielorradiculopatia esquistossomótica: Relato de caso |
author |
Carvalho, Tiago Pinheiro Vaz |
author_facet |
Carvalho, Tiago Pinheiro Vaz Silva, Patrícia Pereira da Garção, Diogo Costa Ferreira, Ana Paula Lima Araújo, Karina Machado de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Patrícia Pereira da Garção, Diogo Costa Ferreira, Ana Paula Lima Araújo, Karina Machado de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Tiago Pinheiro Vaz Silva, Patrícia Pereira da Garção, Diogo Costa Ferreira, Ana Paula Lima Araújo, Karina Machado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Original Article |
topic |
Original Article |
description |
A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária causada pelo helminto Schistosoma mansoni. A sua forma ectópica mais grave e incapacitante é a mielorradiculopatia esquistossomótica (MRE), caracterizada por atingir o sistema nervoso central. Atualmente, o uso da Realidade Virtual para o tratamento das sequelas de doenças neurológicas vem se desenvolvendo gradativamente. O objetivo deste estudo foi analisar a influência da Realidade Virtual (RV) sobre as funções neuromotoras de uma portadora de MRE. O estudo foi realizado com um indivíduo do sexo feminino, 30 anos de idade, com diagnóstico clínico de MRE e sem experiência prévia com o Nintendo Wii® ou similares. O procedimento de avaliação adotado visou à descrição e análise do comprometimento causado pelas afeções da MRE. A paciente foi avaliada, submetida à fisioterapia utilizando o Nintendo Wii® e a plataforma Wii Balance Board® que consistiu de 20 sessões com duração de 1 hora e frequência de três vezes por semana; após o tratamento a paciente foi reavaliada. Os resultados demonstraram que para a voluntária em estudo, a RV foi uma ferramenta eficaz na reabilitação neuromotora de MRE. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.6063/motricidade.2660 |
url |
https://doi.org/10.6063/motricidade.2660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2972 1646-107X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130166998335488 |