Instrumento de DiagnóstIco de Liderança Emergente: Estudo de Caso de DinâmIcas de Grupo na Academia Militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Pedro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rouco, Carlos, Borges, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/proelium/article/view/11902
Resumo: O presente trabalho de investigação tem como objetivo melhorar o instrumento de diagnóstico de liderança emergente usado na Academia Militar para avaliação de competências de liderança em grupos pequenos e informais. O referido instrumento contém 21 itens de comportamento de liderança, e foi usado na avaliação de 100 provas de situação de grupos, ao longo da última década. Após a análise dos dados resultantes das avaliações, avaliamos a eficiência do instrumento e construimos um novo instrumento com apenas 11 variáveis, que foi então validado na avaliação de 47 provas de situação adicionais, criando uma nova base de dados. De acordo com os resultados, verificou-se que o novo intrumento de liderança emergente permitiu reduzir a diferença entre as avaliações quantitativas e qualitativas, mostrando-se potencialmente mais preciso. Desta observação deduz-se que a redução dos itens a monitorizar melhorou a avaliação das provas de situação de grupo, e contribuiu para o potencial decréscimo dos erros, distorções e enviseamento.
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