A importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo educativo dos alunos com multideficiência: perceção dos professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/4995 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor |
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A importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo educativo dos alunos com multideficiência: perceção dos professoresProfessores de educação especialMultideficiênciaTecnologias da informação e comunicaçãoSpecial education teachersMultiple disabilitiesInformation and communication technologiesDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorEm todos os domínios da sociedade atual, da Educação em geral e da Educação Especial em particular, as tecnologias da informação são aplicadas no sentido de melhorar a qualidade de vida e, neste contexto, de melhorar os processos de ensino e aprendizagem das crianças multideficientes, na medida que, as características destes alunos colocam grandes desafios às escolas e aos profissionais que com eles trabalham. O presente estudo incide sobre a perceção dos professores de Educação Especial, na Região Autónoma dos Açores (RAA), face à adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica com alunos com multideficiência. Procura também compreender quais são as atitudes dos professores de Educação Especial face às TIC e o seu parecer na adoção das mesmas no processo educativo destes alunos. No decorrer da planificação da presente investigação, optou-se por um estudo descritivo de cariz quantitativo. A recolha de dados foi feita através de um inquérito por questionário ao qual responderam 97 professores. Conclui-se que a idade dos docentes não tem qualquer influência na utilização das TIC; os docentes com menos experiência profissional apresentam uma maior apetência pelo conhecimento e uso das TIC; os docentes com mestrado ou doutoramento usam mais aplicativos de exploração lúdica para alunos com multideficiência do que os docentes especializados; quanto mais elevada é a utilização das TIC e a formação contínua na área, maior é a perceção de benefícios para as crianças multideficientes e mais elevada é a frequência da sua utilização; os docentes da amostra, ainda referem sentir muitas necessidades formativas referentes ao uso das TIC na multideficiência.In all areas of modern society, Education in general and Special Education, in particular, information technology is applied to improve the quality of life and, in this context, to improve the teaching and learning processes of children with multiple disabilities, in so far that, the characteristics of these students pose major challenges to schools and professionals who work with them. This study focuses on the perception of Special Education teachers in the Região Autónoma dos Açores (RAA), due to the adoption of Information and Communication Technologies (ICT) in multiple disabilities teaching practice. Also seeks to understand the attitudes of Special Education teachers towards ICT and its opinion on the adoption of the same in the educational process of these students. During the planning phase of this research was opted for apply a descriptive study of quantitative nature. Data gathering was carried through questionnaire survey to which 97 teachers responded. We conclude that the age of teachers has no influence on the use of ICT; teachers with less teaching experience have a greater keenness for knowledge and use of ICT; teachers with master's or doctorate use more playful exploration applications for students with multiple disabilities than specialized teachers; the higher the use of ICT and continuing education in the area, the higher is the perception of benefits for children with multiple disabilities; overall, the higher is the frequency of use; the teachers in sample also showed many training needs regarding the use of ICT in multiple disabilities.[s.n.]Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRodrigues, Nomélia Maria Carreiro Sousa2015-11-16T09:00:08Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4995202183963porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:19Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:49.734411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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