O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Tainan Mendes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/50467
Resumo: Esta tese de mestrado explora o sentimento de “Apego ao Lugar” que a comunidade brasileira em Portugal mantém com o Brasil, com foco em três pilares: Apego ao Lugar, Lealdade ao Comércio Local e Satisfação com a Vida. Foi analisado o apego ao lugar como um vínculo emocional entre o indivíduo e um local, influenciado por fatores como pertencimento, identidade do lugar e dependência do lugar. Destaca-se a importância do acesso a produtos brasileiros e espaços culturais para o bem-estar psicológico da comunidade. A pesquisa discute a lealdade ao comércio local como crucial para o desenvolvimento desses negócios e sugere que as empresas podem se beneficiar da forte identidade cultural desse público, através de ações e atividades de envolvimento. A satisfação com a vida é explorada como uma avaliação subjetiva da satisfação do indivíduo com sua vida, sendo que políticas e práticas que facilitam o acesso a produtos brasileiros e espaços culturais podem promover o bem-estar e a satisfação com a vida. A pesquisa utiliza métodos quantitativos para entender esses fenômenos e revela que o sentimento de apego ao lugar é influenciado por fatores como interação social, identidade cultural e experiências pessoais. O estudo conclui com insights sobre o vínculo emocional da comunidade brasileira em Portugal com o Brasil e recomenda estratégias de marketing e comunicação para promover a adaptação e integração desse grupo, contribuindo para uma sensação de pertencimento.
id RCAP_a9294b495d67a79355c334e0b5430f11
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/50467
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em PortugalApego ao LugarLealdade ao Comércio LocalSatisfação com a VidaComunidade BrasileiraEsta tese de mestrado explora o sentimento de “Apego ao Lugar” que a comunidade brasileira em Portugal mantém com o Brasil, com foco em três pilares: Apego ao Lugar, Lealdade ao Comércio Local e Satisfação com a Vida. Foi analisado o apego ao lugar como um vínculo emocional entre o indivíduo e um local, influenciado por fatores como pertencimento, identidade do lugar e dependência do lugar. Destaca-se a importância do acesso a produtos brasileiros e espaços culturais para o bem-estar psicológico da comunidade. A pesquisa discute a lealdade ao comércio local como crucial para o desenvolvimento desses negócios e sugere que as empresas podem se beneficiar da forte identidade cultural desse público, através de ações e atividades de envolvimento. A satisfação com a vida é explorada como uma avaliação subjetiva da satisfação do indivíduo com sua vida, sendo que políticas e práticas que facilitam o acesso a produtos brasileiros e espaços culturais podem promover o bem-estar e a satisfação com a vida. A pesquisa utiliza métodos quantitativos para entender esses fenômenos e revela que o sentimento de apego ao lugar é influenciado por fatores como interação social, identidade cultural e experiências pessoais. O estudo conclui com insights sobre o vínculo emocional da comunidade brasileira em Portugal com o Brasil e recomenda estratégias de marketing e comunicação para promover a adaptação e integração desse grupo, contribuindo para uma sensação de pertencimento.Cerdeira, José Pedro, 1963-Repositório ComumBranco, Tainan Mendes2024-04-02T13:59:06Z20242024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50467TID:203543025porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:09:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:09:43Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal
title O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal
spellingShingle O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal
Branco, Tainan Mendes
Apego ao Lugar
Lealdade ao Comércio Local
Satisfação com a Vida
Comunidade Brasileira
title_short O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal
title_full O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal
title_fullStr O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal
title_full_unstemmed O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal
title_sort O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal
author Branco, Tainan Mendes
author_facet Branco, Tainan Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerdeira, José Pedro, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Tainan Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Apego ao Lugar
Lealdade ao Comércio Local
Satisfação com a Vida
Comunidade Brasileira
topic Apego ao Lugar
Lealdade ao Comércio Local
Satisfação com a Vida
Comunidade Brasileira
description Esta tese de mestrado explora o sentimento de “Apego ao Lugar” que a comunidade brasileira em Portugal mantém com o Brasil, com foco em três pilares: Apego ao Lugar, Lealdade ao Comércio Local e Satisfação com a Vida. Foi analisado o apego ao lugar como um vínculo emocional entre o indivíduo e um local, influenciado por fatores como pertencimento, identidade do lugar e dependência do lugar. Destaca-se a importância do acesso a produtos brasileiros e espaços culturais para o bem-estar psicológico da comunidade. A pesquisa discute a lealdade ao comércio local como crucial para o desenvolvimento desses negócios e sugere que as empresas podem se beneficiar da forte identidade cultural desse público, através de ações e atividades de envolvimento. A satisfação com a vida é explorada como uma avaliação subjetiva da satisfação do indivíduo com sua vida, sendo que políticas e práticas que facilitam o acesso a produtos brasileiros e espaços culturais podem promover o bem-estar e a satisfação com a vida. A pesquisa utiliza métodos quantitativos para entender esses fenômenos e revela que o sentimento de apego ao lugar é influenciado por fatores como interação social, identidade cultural e experiências pessoais. O estudo conclui com insights sobre o vínculo emocional da comunidade brasileira em Portugal com o Brasil e recomenda estratégias de marketing e comunicação para promover a adaptação e integração desse grupo, contribuindo para uma sensação de pertencimento.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-02T13:59:06Z
2024
2024-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/50467
TID:203543025
url http://hdl.handle.net/10400.26/50467
identifier_str_mv TID:203543025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546175355551744