O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/50467 |
Resumo: | Esta tese de mestrado explora o sentimento de “Apego ao Lugar” que a comunidade brasileira em Portugal mantém com o Brasil, com foco em três pilares: Apego ao Lugar, Lealdade ao Comércio Local e Satisfação com a Vida. Foi analisado o apego ao lugar como um vínculo emocional entre o indivíduo e um local, influenciado por fatores como pertencimento, identidade do lugar e dependência do lugar. Destaca-se a importância do acesso a produtos brasileiros e espaços culturais para o bem-estar psicológico da comunidade. A pesquisa discute a lealdade ao comércio local como crucial para o desenvolvimento desses negócios e sugere que as empresas podem se beneficiar da forte identidade cultural desse público, através de ações e atividades de envolvimento. A satisfação com a vida é explorada como uma avaliação subjetiva da satisfação do indivíduo com sua vida, sendo que políticas e práticas que facilitam o acesso a produtos brasileiros e espaços culturais podem promover o bem-estar e a satisfação com a vida. A pesquisa utiliza métodos quantitativos para entender esses fenômenos e revela que o sentimento de apego ao lugar é influenciado por fatores como interação social, identidade cultural e experiências pessoais. O estudo conclui com insights sobre o vínculo emocional da comunidade brasileira em Portugal com o Brasil e recomenda estratégias de marketing e comunicação para promover a adaptação e integração desse grupo, contribuindo para uma sensação de pertencimento. |
id |
RCAP_a9294b495d67a79355c334e0b5430f11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/50467 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em PortugalApego ao LugarLealdade ao Comércio LocalSatisfação com a VidaComunidade BrasileiraEsta tese de mestrado explora o sentimento de “Apego ao Lugar” que a comunidade brasileira em Portugal mantém com o Brasil, com foco em três pilares: Apego ao Lugar, Lealdade ao Comércio Local e Satisfação com a Vida. Foi analisado o apego ao lugar como um vínculo emocional entre o indivíduo e um local, influenciado por fatores como pertencimento, identidade do lugar e dependência do lugar. Destaca-se a importância do acesso a produtos brasileiros e espaços culturais para o bem-estar psicológico da comunidade. A pesquisa discute a lealdade ao comércio local como crucial para o desenvolvimento desses negócios e sugere que as empresas podem se beneficiar da forte identidade cultural desse público, através de ações e atividades de envolvimento. A satisfação com a vida é explorada como uma avaliação subjetiva da satisfação do indivíduo com sua vida, sendo que políticas e práticas que facilitam o acesso a produtos brasileiros e espaços culturais podem promover o bem-estar e a satisfação com a vida. A pesquisa utiliza métodos quantitativos para entender esses fenômenos e revela que o sentimento de apego ao lugar é influenciado por fatores como interação social, identidade cultural e experiências pessoais. O estudo conclui com insights sobre o vínculo emocional da comunidade brasileira em Portugal com o Brasil e recomenda estratégias de marketing e comunicação para promover a adaptação e integração desse grupo, contribuindo para uma sensação de pertencimento.Cerdeira, José Pedro, 1963-Repositório ComumBranco, Tainan Mendes2024-04-02T13:59:06Z20242024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50467TID:203543025porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:09:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:09:43Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal |
title |
O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal |
spellingShingle |
O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal Branco, Tainan Mendes Apego ao Lugar Lealdade ao Comércio Local Satisfação com a Vida Comunidade Brasileira |
title_short |
O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal |
title_full |
O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal |
title_fullStr |
O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal |
title_full_unstemmed |
O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal |
title_sort |
O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal |
author |
Branco, Tainan Mendes |
author_facet |
Branco, Tainan Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerdeira, José Pedro, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Tainan Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apego ao Lugar Lealdade ao Comércio Local Satisfação com a Vida Comunidade Brasileira |
topic |
Apego ao Lugar Lealdade ao Comércio Local Satisfação com a Vida Comunidade Brasileira |
description |
Esta tese de mestrado explora o sentimento de “Apego ao Lugar” que a comunidade brasileira em Portugal mantém com o Brasil, com foco em três pilares: Apego ao Lugar, Lealdade ao Comércio Local e Satisfação com a Vida. Foi analisado o apego ao lugar como um vínculo emocional entre o indivíduo e um local, influenciado por fatores como pertencimento, identidade do lugar e dependência do lugar. Destaca-se a importância do acesso a produtos brasileiros e espaços culturais para o bem-estar psicológico da comunidade. A pesquisa discute a lealdade ao comércio local como crucial para o desenvolvimento desses negócios e sugere que as empresas podem se beneficiar da forte identidade cultural desse público, através de ações e atividades de envolvimento. A satisfação com a vida é explorada como uma avaliação subjetiva da satisfação do indivíduo com sua vida, sendo que políticas e práticas que facilitam o acesso a produtos brasileiros e espaços culturais podem promover o bem-estar e a satisfação com a vida. A pesquisa utiliza métodos quantitativos para entender esses fenômenos e revela que o sentimento de apego ao lugar é influenciado por fatores como interação social, identidade cultural e experiências pessoais. O estudo conclui com insights sobre o vínculo emocional da comunidade brasileira em Portugal com o Brasil e recomenda estratégias de marketing e comunicação para promover a adaptação e integração desse grupo, contribuindo para uma sensação de pertencimento. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-02T13:59:06Z 2024 2024-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/50467 TID:203543025 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/50467 |
identifier_str_mv |
TID:203543025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546175355551744 |