A importância da deteção precoce da perda auditiva no desenvolvimento comunicativo de uma criança: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carla Sofia Aires de Mendonça Correia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/18341
Resumo: O presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Especial com o intuito de perceber qual a importância da deteção precoce da perda auditiva no desenvolvimento comunicativo de uma criança e consequente intervenção. Pretendeu-se compreender qual contributo da deteção precoce da perda auditiva no desenvolvimento comunicativo de uma criança. Sabemos que os primeiros anos de vida da criança são particularmente vitais para o seu desenvolvimento posterior e a forma como a criança irá conseguir ultrapassar as suas dificuldades. Para a realização desta investigação optou-se por um estudo de caso. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa através da aplicação dos seguintes instrumentos: escala de inteligibilidade em contexto (Lousada, 2015); Checklist do desenvolvimento linguístico de Rigolet (2000) e ainda o Teste de Identificação das Competências Linguísticas – TICL (Viana et al., 2004). Tratou -se de um estudo longitudinal com dois momentos de recolha – antes e depois da aplicação de um conjunto de atividades de enriquecimento linguístico. Privilegiando sempre a inclusão, tornou-se assim necessário determinar qual a importância que uma intervenção precoce adequada e sistemática no contexto escolar que na promoção do desenvolvimento linguístico de uma criança com perda auditiva. Foi igualmente importante a participação ativa da família no processo educativo da criança.
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spelling A importância da deteção precoce da perda auditiva no desenvolvimento comunicativo de uma criança: estudo de casoDesenvolvimento linguísticoDeteção precoceIntervenção precocePerda auditivaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Especial com o intuito de perceber qual a importância da deteção precoce da perda auditiva no desenvolvimento comunicativo de uma criança e consequente intervenção. Pretendeu-se compreender qual contributo da deteção precoce da perda auditiva no desenvolvimento comunicativo de uma criança. Sabemos que os primeiros anos de vida da criança são particularmente vitais para o seu desenvolvimento posterior e a forma como a criança irá conseguir ultrapassar as suas dificuldades. Para a realização desta investigação optou-se por um estudo de caso. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa através da aplicação dos seguintes instrumentos: escala de inteligibilidade em contexto (Lousada, 2015); Checklist do desenvolvimento linguístico de Rigolet (2000) e ainda o Teste de Identificação das Competências Linguísticas – TICL (Viana et al., 2004). Tratou -se de um estudo longitudinal com dois momentos de recolha – antes e depois da aplicação de um conjunto de atividades de enriquecimento linguístico. Privilegiando sempre a inclusão, tornou-se assim necessário determinar qual a importância que uma intervenção precoce adequada e sistemática no contexto escolar que na promoção do desenvolvimento linguístico de uma criança com perda auditiva. Foi igualmente importante a participação ativa da família no processo educativo da criança.This work was carried out as part of the Master's Degree in Special Education with the purpose of understanding the importance of early detection of hearing loss in the communicative development of a child and consequent intervention. It was intended to understand the contribution of early detection of hearing loss in the communicative development of a child. We know that the first years of a child's life are particularly vital for its later development and how the child will manage to overcome its difficulties. For this research a case study was chosen. A quantitative methodology was used through the application of the following instruments: Context Intelligibility Scale (Lousada, 2015); Rigolet's Checklist of Language Development (2000) and the Test for the Identification of Language Skills - TICL (Viana et al., 2004). This was a longitudinal study with two collection moments - before and after the application of a set of language enrichment activities. Focusing always on inclusion, it became necessary to determine how important an appropriate and systematic early intervention in the school context is in promoting the language development of a child with hearing loss. The active participation of the family in the child's educational process was equally important.Baptista, Ana CatarinaSapientiaMartins, Carla Sofia Aires de Mendonça Correia2022-10-08T12:58:33Z2021-11-242021-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/18341TID:202913724porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:30:36Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:08.734416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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