Relatório de Estágio em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Daniela Cláudia Pedrosa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8594
Resumo: O relatório aqui presente foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar da Escola Superior de Educação do Porto no ano letivo 2014/2015 nas valências de creche e pré-escolar. A prática pedagógica Supervisionada decorreu na XXXX e teve como objetivo permitir o desenvolvimento de competências profissionais da formanda de acordo com o perfil de desempenho definido para o efeito no Decreto - Lei nº241/2001. O presente relatório tem como objetivo efetuar a articulação entre a teoria e a prática, refletindo sobre a mesma. Desta forma, o presente relatório está organizado em três grandes capítulos: o primeiro em que a mestranda fundamenta teoricamente as suas opções pedagógicas, o segundo em que procede à caracterização do grupo e da metodologia de investigação-ação utilizada pela mestranda durante a sua prática e, o terceiro capitulo em que são abordadas algumas das propostas realizadas nos dois contextos de estágio, assim como os resultados obtidos pelas mesmas. É preciso ressalvar que este relatório apresenta o resultado de um trabalho colaborativo entre a mestranda e o seu par pedagógico e as educadoras cooperantes. Apresenta também o trabalho colaborativo com o par pedagógico que realizou a sua prática na XXXX juntamente com a mestranda. Este relatório termina com uma reflexão da formanda sobre as potencialidades e os constrangimentos sentidos no âmbito da prática pedagógica.
id RCAP_a94328f66924921d8ad267e9cb82ae4c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8594
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio em Educação Pré-EscolarCrecheJardim de infânciaCriançaTrabalho colaborativoNurseryKindergartenChildCollaborative workDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório aqui presente foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar da Escola Superior de Educação do Porto no ano letivo 2014/2015 nas valências de creche e pré-escolar. A prática pedagógica Supervisionada decorreu na XXXX e teve como objetivo permitir o desenvolvimento de competências profissionais da formanda de acordo com o perfil de desempenho definido para o efeito no Decreto - Lei nº241/2001. O presente relatório tem como objetivo efetuar a articulação entre a teoria e a prática, refletindo sobre a mesma. Desta forma, o presente relatório está organizado em três grandes capítulos: o primeiro em que a mestranda fundamenta teoricamente as suas opções pedagógicas, o segundo em que procede à caracterização do grupo e da metodologia de investigação-ação utilizada pela mestranda durante a sua prática e, o terceiro capitulo em que são abordadas algumas das propostas realizadas nos dois contextos de estágio, assim como os resultados obtidos pelas mesmas. É preciso ressalvar que este relatório apresenta o resultado de um trabalho colaborativo entre a mestranda e o seu par pedagógico e as educadoras cooperantes. Apresenta também o trabalho colaborativo com o par pedagógico que realizou a sua prática na XXXX juntamente com a mestranda. Este relatório termina com uma reflexão da formanda sobre as potencialidades e os constrangimentos sentidos no âmbito da prática pedagógica.This report was carried out under the course Pedagogical Supervised Practice of Master in Pre-school Education of Escola Superior de Educação of Oport. It was performed in the academic year 2014/2015 in nursery and preschool skills. The supervised teaching practice took place in the Nursery and Kindergarten and aimed to enable the development of pre-school student skills according to the performance profile defined for this purpose in Law no 241/2001. This report aims to make the link between theory and practice, reflecting on it. Thus, this report is organized in three main chapters. The first in which the trainee supports its pedagogical options, the second in making the characterization of the group and the research-action methodology used by graduate student during his practice, the third chapter in which she approaches some of the proposals made in both training sessions, as well as their achievements. I should point out that this report presents the results of a collaborative work between the graduate student and her pedagogical pair as well as the collaborating teachers. It also features collaborating work with the pedagogical pair which has had his/her practice in Nursery and Kindergarten XXX along with the graduate student. This report ends with an introspection of the trainee about the potential and constraints felt within the pedagogical practice.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoEsteves, Susana Celeste Seabra MonteiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMaia, Daniela Cláudia Pedrosa2016-11-02T17:48:24Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8594TID:201275678porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:23.042557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio em Educação Pré-Escolar
title Relatório de Estágio em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Relatório de Estágio em Educação Pré-Escolar
Maia, Daniela Cláudia Pedrosa
Creche
Jardim de infância
Criança
Trabalho colaborativo
Nursery
Kindergarten
Child
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio em Educação Pré-Escolar
title_full Relatório de Estágio em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Relatório de Estágio em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Relatório de Estágio em Educação Pré-Escolar
title_sort Relatório de Estágio em Educação Pré-Escolar
author Maia, Daniela Cláudia Pedrosa
author_facet Maia, Daniela Cláudia Pedrosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Daniela Cláudia Pedrosa
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Jardim de infância
Criança
Trabalho colaborativo
Nursery
Kindergarten
Child
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Creche
Jardim de infância
Criança
Trabalho colaborativo
Nursery
Kindergarten
Child
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório aqui presente foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar da Escola Superior de Educação do Porto no ano letivo 2014/2015 nas valências de creche e pré-escolar. A prática pedagógica Supervisionada decorreu na XXXX e teve como objetivo permitir o desenvolvimento de competências profissionais da formanda de acordo com o perfil de desempenho definido para o efeito no Decreto - Lei nº241/2001. O presente relatório tem como objetivo efetuar a articulação entre a teoria e a prática, refletindo sobre a mesma. Desta forma, o presente relatório está organizado em três grandes capítulos: o primeiro em que a mestranda fundamenta teoricamente as suas opções pedagógicas, o segundo em que procede à caracterização do grupo e da metodologia de investigação-ação utilizada pela mestranda durante a sua prática e, o terceiro capitulo em que são abordadas algumas das propostas realizadas nos dois contextos de estágio, assim como os resultados obtidos pelas mesmas. É preciso ressalvar que este relatório apresenta o resultado de um trabalho colaborativo entre a mestranda e o seu par pedagógico e as educadoras cooperantes. Apresenta também o trabalho colaborativo com o par pedagógico que realizou a sua prática na XXXX juntamente com a mestranda. Este relatório termina com uma reflexão da formanda sobre as potencialidades e os constrangimentos sentidos no âmbito da prática pedagógica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-11-02T17:48:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8594
TID:201275678
url http://hdl.handle.net/10400.22/8594
identifier_str_mv TID:201275678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131389944135680