Conceções e Práticas na Formação Inicial de Professores sobre Transformações Geométricas
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.18787 |
Resumo: | Neste artigo, pretendo apresentar um conjunto de ideias resultantes da abordagem das transformações geométricas, numa superfície plana, a partir das conceções e práticas de futuros professores, no âmbito da unidade curricular de Transformações Geométricas, do mestrado em Ensino do 1.º ciclo do ensino básico e de matemática e ciências naturais no 2.º ciclo do ensino básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, integrando exemplos de simetrias, em rosáceas, frisos e padrões na natureza e na arte. A metodologia utilizada na recolha e análise dos dados assume uma natureza interpretativa, com recurso aos registos áudio de todas as aulas, às tarefas matemáticas realizadas, às notas do professor e às produções dos futuros professores, no contexto das aulas e dos trabalhos realizados autonomamente. Os dados apontam para uma redescoberta, por parte dos futuros professores, do conceito de simetria, envolvendo diversos tipos de simetria, em rosáceas, frisos e padrões, incluindo a análise de situações menos comuns como segmentos de reta, rosáceas distintas da forma circular, frisos e padrões com reflexões deslizantes encobertas. O reforço do conhecimento matemático resultou de uma diversidade de exemplos de simetrias, em rosáceas, frisos e padrões, através de um novo olhar matemático sobre a natureza e a arte, tendo em atenção o trabalho em sala de aula com alunos do 2.º ciclo do ensino básico. |
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Conceções e Práticas na Formação Inicial de Professores sobre Transformações GeométricasArtigosNeste artigo, pretendo apresentar um conjunto de ideias resultantes da abordagem das transformações geométricas, numa superfície plana, a partir das conceções e práticas de futuros professores, no âmbito da unidade curricular de Transformações Geométricas, do mestrado em Ensino do 1.º ciclo do ensino básico e de matemática e ciências naturais no 2.º ciclo do ensino básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, integrando exemplos de simetrias, em rosáceas, frisos e padrões na natureza e na arte. A metodologia utilizada na recolha e análise dos dados assume uma natureza interpretativa, com recurso aos registos áudio de todas as aulas, às tarefas matemáticas realizadas, às notas do professor e às produções dos futuros professores, no contexto das aulas e dos trabalhos realizados autonomamente. Os dados apontam para uma redescoberta, por parte dos futuros professores, do conceito de simetria, envolvendo diversos tipos de simetria, em rosáceas, frisos e padrões, incluindo a análise de situações menos comuns como segmentos de reta, rosáceas distintas da forma circular, frisos e padrões com reflexões deslizantes encobertas. O reforço do conhecimento matemático resultou de uma diversidade de exemplos de simetrias, em rosáceas, frisos e padrões, através de um novo olhar matemático sobre a natureza e a arte, tendo em atenção o trabalho em sala de aula com alunos do 2.º ciclo do ensino básico.In this paper, I intend to present a set of ideas resulting from an approach to geometric transformations, on a flat surface, originating from the future teachers’ conceptions and practices, within the curricular unit of Geometric Transformations of the master’s degree in Teaching in the first cycle of basic education and teaching of mathematics and sciences in the second cycle of basic education, School of Education and Communication, University of Algarve, integrating examples of symmetries, in rosettes, friezes and patterns in nature and art. The methodology used in the collection and analysis of data takes an interpretative stance. The data was collected using the audio records of all classes, the mathematical tasks that were carried out, the teacher’s notes and the future teachers’ output, produced either in the context of the classroom, or as assignments carried out autonomously. Data show that these future teachers rediscovered the concept of symmetry, involving various types of symmetry, in rosettes, friezes and patterns, and were able to make an analysis of less common situations, such as segments of straight line, rosettes (other than those with a circular shape), friezes and patterns with hidden slid reflections. The consolidation of the mathematical knowledge resulted from a diversity of examples of symmetries, in rosettes, friezes and patterns from a new mathematical stance of nature and art, considering the work done in the classroom with students of the second cycle of basic education.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.18787por1646-2335Guerreiro, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:58.867297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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