Temporal object detection for autonomous driving

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luís Pedro Barbosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84180
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Informatics Engineering
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spelling Temporal object detection for autonomous drivingDeteção temporal de objetos para condução autónomaCondução autónomaDeteção de objetosInteligência artificialAprendizagem profundaPerceção máquinaLiDARNuvens de pontosMulti-frameAutonomous drivingObject detectionArtificial intelligenceDeep LearningMachine perceptionPoint cloudsEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado integrado em Informatics EngineeringA Inteligência Artificial tem sido cada vez mais utilizada nas nossas tarefas diárias, melhorando a qualidade de vida e a segurança das pessoas. A condução autónoma é um dos campos onde esta inteligência está a ser cada vez mais utilizada. Este processo envolve a transformação de veículos normalmente conduzidos por humanos em veículos autônomos com capacidade de agir sem intervenção humana. A condução autónoma pode usar dados de vários sensores, como câmaras, RADAR e/ou LiDAR, para percecionar automaticamente o ambiente ao redor e tomar decisões inteligentes. Para compreender o ambiente percecionado, um módulo de deteção de objetos deve ser desenvolvido e interconectado para uma implementação confiável de um veículo autónomo. Essa tarefa é a base da condução autónomo, pois permite que o veículo reconheça objetos que possam estar presentes na área envolvente, tais como pedestres ou outros veículos. As deteções geralmente são feitas usando algoritmos de Aprendizagem Profunda que utilizam redes neuronais convolucionais e grandes quantidades de dados de treino e validação. Apesar de vários esforços para acelerar o desenvolvimento de veículos autónomos, essa tarefa tem se mostrado complexa. Quase todas as técnicas desenvolvidas para resolver este problema foram implementadas realizando deteções em cada frame separadamente. Essa estratégia, no entanto, não aborda questões como oclusão, ruído do sinal, ou outros tipos de falta de informação dos objetos. Como resultado, uma tecnologia consistente temporalmente que emprega as informações de um objeto num contexto de múltiplos frames, ou seja, em uma sequência de frames, pode aumentar a qualidade da deteção. No caso desta dissertação, a perceção autônoma será realizada usando a deteção de objetos temporal com base em dados coletados de sensores LiDAR. Esses sensores são capazes de obter dados de alta fidelidade que permitem uma representação 3D de alta qualidade do cenário, conhecidas como nuvens de pontos.Artificial Intelligence has been increasingly used in our daily tasks, improving people’s quality of life and safety. Autonomous driving is one of the fields where this intelligence is increasingly being used. This process entails the transformation of vehicles normally driven by humans into autonomous vehicles with the ability to act without human intervention. Autonomous driving may use data from various sensors, such as cameras, RADAR, and/or LiDAR, to automatically perceive the surrounding environment and make intelligent decisions. To comprehend the perceived environment, an object detection module must be developed and interconnected for a reliable autonomous vehicle implementation. This task is the foundation of autonomous driving since it allows the vehicle to recognise objects who may be present in the area, such as pedestrians or other vehicles. The detections are usually made using Deep Learning algorithms that utilise convolutional neural networks and massive amounts of training data. Despite several efforts to accelerate the development of autonomous vehicles, this task has proven to be complex. Almost all developed techniques to solve this problem have been implemented by performing detections on each frame separately. This strategy, however, does not address issues like occlusion or other sorts of object information deficiency. As a result, a temporal consistent technology that employs an object’s information in a multi-frame context, that is, in a sequence of frames, can increase detection quality. In the instance of this dissertation, autonomous perception will be accomplished using temporal object detection based on data collected from LiDAR sensors. These sensors are capable of obtaining high-fidelity data that allows for a high-quality 3D representation of the scenario, known as point clouds.This work is supported by European Structural and Investment Fund in the FEDER component through the Operational Competitiveness and Internalisation Programme (COMPETE 2020) [Project nº047264; Funding Reference: POCI-01-0247-FEDER-047264].Novais, PauloGonçalves, FilipeUniversidade do MinhoFerreira, Luís Pedro Barbosa2022-12-132022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84180eng203259289info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:00.264781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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