Relatório de estágio de educação física na Escola Secundária Stuart Carvalhais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Daniel Carreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14418
Resumo: Este relatório de estágio descreve, de forma reflexiva, o estágio pedagógico realizado para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Educação Física, pela Universidade Lusófona Centro Universitário de Lisboa, Faculdade de Educação física e Desporto no ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária Stuart Carvalhais. Na lecionação o estágio foi realizado com uma turma do 11.º ano, onde destaco a importância da avaliação inicial (na perceção das dificuldades e potencialidades de cada aluno) e de um adequado planeamento posterior, sendo a formação de grupos uma questão que pode influenciar, positiva ou negativamente, o seu desenvolvimento. Destaco ainda a evolução dos alunos nas 3 áreas do currículo de Educação física ao longo do ano. No projeto do PTI consegui vivenciar um horário completo de um professor, bem como experienciar liderar turmas de diferentes anos de escolaridade. Na direção de turma, por considerar ser uma área distinta, e consequentemente mais exigente no meu percurso formativo, considero-me um privilegiado pelo assumir da responsabilidade por uma turma de excelência a nível académico e comportamental. Ainda assim, realço o contacto e a comunicação com os Encarregados de Educação na resolução de problemas existentes com os seus educandos. Destaco ainda a realização do projeto de cidadania, “Turma solidária” que incutiu nos jovens alunos sentimentos de solidariedade e ajuda aos outros, bem como a saída de campo que permitiu que os alunos fomentassem relações de amizade e realizassem atividades que não foram possíveis de realizar em contexto escolar. No desporto escolar, fui responsável pela equipa dos juvenis femininos de voleibol. Por ser uma modalidade onde tinha pouca experiência, este estágio contribuiu ainda para o desenvolvimento de conhecimentos e competências, enquanto delineava as melhores opções metodológicas nesta área, ao longo do ano. Nas alunas observou-se uma evolução das aprendizagens que adveio de um processo de continuidade nos 3 treinos semanais, bem como na variedade de estratégias de ensino utilizadas ao longo do ano letivo. O seminário foi desenvolvido em função do vivido no Departamento de Educação física da Escola Secundária Stuart Carvalhais, com o intuito de resolver problemas relacionados com as opções metodológicas que os professores têm na área dos conhecimentos. Nesse sentido, através de um processo de investigação-ação foram concebidas orientações para o que deve ser realizado no ensino e na avaliação dos professores, assim como nas aprendizagens dos alunos. Palavras-chave: Desporto Escolar, Direção de Turma, Educação Física, Lecionação, Seminário
id RCAP_a94bb548ef23dbe7753097340293994b
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14418
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de educação física na Escola Secundária Stuart CarvalhaisMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINODESPORTO ESCOLARDIRETORES DE TURMASPORTPHYSICAL EDUCATIONTEACHINGSCHOOL SPORTSFORM TEACHERSEste relatório de estágio descreve, de forma reflexiva, o estágio pedagógico realizado para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Educação Física, pela Universidade Lusófona Centro Universitário de Lisboa, Faculdade de Educação física e Desporto no ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária Stuart Carvalhais. Na lecionação o estágio foi realizado com uma turma do 11.º ano, onde destaco a importância da avaliação inicial (na perceção das dificuldades e potencialidades de cada aluno) e de um adequado planeamento posterior, sendo a formação de grupos uma questão que pode influenciar, positiva ou negativamente, o seu desenvolvimento. Destaco ainda a evolução dos alunos nas 3 áreas do currículo de Educação física ao longo do ano. No projeto do PTI consegui vivenciar um horário completo de um professor, bem como experienciar liderar turmas de diferentes anos de escolaridade. Na direção de turma, por considerar ser uma área distinta, e consequentemente mais exigente no meu percurso formativo, considero-me um privilegiado pelo assumir da responsabilidade por uma turma de excelência a nível académico e comportamental. Ainda assim, realço o contacto e a comunicação com os Encarregados de Educação na resolução de problemas existentes com os seus educandos. Destaco ainda a realização do projeto de cidadania, “Turma solidária” que incutiu nos jovens alunos sentimentos de solidariedade e ajuda aos outros, bem como a saída de campo que permitiu que os alunos fomentassem relações de amizade e realizassem atividades que não foram possíveis de realizar em contexto escolar. No desporto escolar, fui responsável pela equipa dos juvenis femininos de voleibol. Por ser uma modalidade onde tinha pouca experiência, este estágio contribuiu ainda para o desenvolvimento de conhecimentos e competências, enquanto delineava as melhores opções metodológicas nesta área, ao longo do ano. Nas alunas observou-se uma evolução das aprendizagens que adveio de um processo de continuidade nos 3 treinos semanais, bem como na variedade de estratégias de ensino utilizadas ao longo do ano letivo. O seminário foi desenvolvido em função do vivido no Departamento de Educação física da Escola Secundária Stuart Carvalhais, com o intuito de resolver problemas relacionados com as opções metodológicas que os professores têm na área dos conhecimentos. Nesse sentido, através de um processo de investigação-ação foram concebidas orientações para o que deve ser realizado no ensino e na avaliação dos professores, assim como nas aprendizagens dos alunos. Palavras-chave: Desporto Escolar, Direção de Turma, Educação Física, Lecionação, SeminárioThis internship report describes, on a reflective way, the pedagogical internship carried out to obtain the master’s degree in physical education teaching, by the Lusófona University, Lisbon University Center, Faculty of Physical Education an sport in the academic year 2021/2022, at Escola Secundária Stuart Carvalhais. In teaching, the internship was carried out with an eleventh grade class, where I highlight the importance of the initial assessment (in the perception of the difficulties and potential of each student) and of adequate subsequent planning, with the formation of groups being an issue that can influence, positively or negatively, their development. I also highlight the evolution of students in the 3 areas of the Physical Education curriculum throughout the year. In the PTI project, I was able to experience a full schedule of a teacher, as well as experience leading classes from different grades. In class management, considering it to be a different area, and consequently more demanding in my training path, I consider myself privileged to assume responsibility for a class of excellence at an academic and behavioral level. Even so, I emphasize the contact and communication with Parents in solving existing problems with their students. I also highlight the realization of the citizenship project, “Solidarity Group” which instilled in young students feelings of solidarity and help to others, as well as the field trip that allowed students to foster friendships and carry out activities that were not possible to carry out in a school context. In school sports, I was responsible for the female youth volleyball team. As it was a modality where I had little experience, this internship also contributed to the development of knowledge and skills, while outlining the best methodological options in this area, throughout the year. In the students, there was an evolution in learning that resulted from a process of continuity in the 3 weekly training sessions, as well as in the variety of teaching strategies used throughout the school year. The seminar was developed based on what was experienced in the Department of Physical Education at Escola Secundária Stuart Carvalhais, with the aim of solving problems related to the methodological options that teachers have in knowledge. In this sense, through an action-research process, guidelines were conceived for what should be done in the teaching and evaluation of teachers, as well as in student learning. Keywords: Class Direction, Physical Education, Teaching, School Sports, Seminar2024-01-05T19:23:44Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14418TID:203442610porMatias, Daniel Carreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-12T01:32:52Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:05.691696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de educação física na Escola Secundária Stuart Carvalhais
title Relatório de estágio de educação física na Escola Secundária Stuart Carvalhais
spellingShingle Relatório de estágio de educação física na Escola Secundária Stuart Carvalhais
Matias, Daniel Carreira
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO
DESPORTO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHING
SCHOOL SPORTS
FORM TEACHERS
title_short Relatório de estágio de educação física na Escola Secundária Stuart Carvalhais
title_full Relatório de estágio de educação física na Escola Secundária Stuart Carvalhais
title_fullStr Relatório de estágio de educação física na Escola Secundária Stuart Carvalhais
title_full_unstemmed Relatório de estágio de educação física na Escola Secundária Stuart Carvalhais
title_sort Relatório de estágio de educação física na Escola Secundária Stuart Carvalhais
author Matias, Daniel Carreira
author_facet Matias, Daniel Carreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Daniel Carreira
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO
DESPORTO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHING
SCHOOL SPORTS
FORM TEACHERS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO
DESPORTO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHING
SCHOOL SPORTS
FORM TEACHERS
description Este relatório de estágio descreve, de forma reflexiva, o estágio pedagógico realizado para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Educação Física, pela Universidade Lusófona Centro Universitário de Lisboa, Faculdade de Educação física e Desporto no ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária Stuart Carvalhais. Na lecionação o estágio foi realizado com uma turma do 11.º ano, onde destaco a importância da avaliação inicial (na perceção das dificuldades e potencialidades de cada aluno) e de um adequado planeamento posterior, sendo a formação de grupos uma questão que pode influenciar, positiva ou negativamente, o seu desenvolvimento. Destaco ainda a evolução dos alunos nas 3 áreas do currículo de Educação física ao longo do ano. No projeto do PTI consegui vivenciar um horário completo de um professor, bem como experienciar liderar turmas de diferentes anos de escolaridade. Na direção de turma, por considerar ser uma área distinta, e consequentemente mais exigente no meu percurso formativo, considero-me um privilegiado pelo assumir da responsabilidade por uma turma de excelência a nível académico e comportamental. Ainda assim, realço o contacto e a comunicação com os Encarregados de Educação na resolução de problemas existentes com os seus educandos. Destaco ainda a realização do projeto de cidadania, “Turma solidária” que incutiu nos jovens alunos sentimentos de solidariedade e ajuda aos outros, bem como a saída de campo que permitiu que os alunos fomentassem relações de amizade e realizassem atividades que não foram possíveis de realizar em contexto escolar. No desporto escolar, fui responsável pela equipa dos juvenis femininos de voleibol. Por ser uma modalidade onde tinha pouca experiência, este estágio contribuiu ainda para o desenvolvimento de conhecimentos e competências, enquanto delineava as melhores opções metodológicas nesta área, ao longo do ano. Nas alunas observou-se uma evolução das aprendizagens que adveio de um processo de continuidade nos 3 treinos semanais, bem como na variedade de estratégias de ensino utilizadas ao longo do ano letivo. O seminário foi desenvolvido em função do vivido no Departamento de Educação física da Escola Secundária Stuart Carvalhais, com o intuito de resolver problemas relacionados com as opções metodológicas que os professores têm na área dos conhecimentos. Nesse sentido, através de um processo de investigação-ação foram concebidas orientações para o que deve ser realizado no ensino e na avaliação dos professores, assim como nas aprendizagens dos alunos. Palavras-chave: Desporto Escolar, Direção de Turma, Educação Física, Lecionação, Seminário
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01T00:00:00Z
2023
2024-01-05T19:23:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/14418
TID:203442610
url http://hdl.handle.net/10437/14418
identifier_str_mv TID:203442610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136836248928256