Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Maria Jorge Courelas Amiguinho da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30756
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender as dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única na Universidade. Participaram neste estudo 15 sujeitos, 5 dos quais são estudantes do sexo feminino do 2ºano da Universidade de Évora e os respetivos progenitores. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e analisados com recurso à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que existem mudanças nas rotinas, organização da casa, atividades da família e na relação estabelecida entre progenitores e filhas após a entrada na Universidade de uma filha única. Acresce que progenitores cujas filhas se encontram deslocadas da sua residência relatam alterações mais substanciais. A nível das dificuldades relatadas, estas são maioritariamente de cariz emocional, sendo que as mães relatam mais preocupações quando comparadas com os pais. Não obstante, os progenitores participantes mostraram-se satisfeitos com a decisão da jovem prosseguir estudos; Family dynamics upon an only daughter's higher education enrollment Abstract: The present study aims to comprehend the family dynamics after an only daughter’s enrollment in University. In this study participated 15 subjects, 5 of which were female students from the 2nd year of the University of Évora, and their parents. Data was collected through semi-structured interviews assessed through content analysis. The results revealed that there are changes in the routines, household management and family’s activities and in the relationship between parents and daughters after their enrollment in University. Furthermore, parents whose daughters were placed away from their home report substantial changes when compared with parents whose daughters remained living in their household. In terms of reported difficulties, these are mostly emotional, with mothers reporting more concerns when compared to fathers. However, the parents who participated in the study support their daughter’s decision to continue to study.
id RCAP_a94deba259fa6f7b1972bebe648354cd
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30756
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superiorDinâmicas familiaresIngresso no Ensino SuperiorAaptação da famíliaRelações parentaisAutonomiaFamily dynamicsUniversity enrollmentFamily’s adaptationParent-child relationshipAutonomyO presente estudo tem como objetivo compreender as dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única na Universidade. Participaram neste estudo 15 sujeitos, 5 dos quais são estudantes do sexo feminino do 2ºano da Universidade de Évora e os respetivos progenitores. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e analisados com recurso à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que existem mudanças nas rotinas, organização da casa, atividades da família e na relação estabelecida entre progenitores e filhas após a entrada na Universidade de uma filha única. Acresce que progenitores cujas filhas se encontram deslocadas da sua residência relatam alterações mais substanciais. A nível das dificuldades relatadas, estas são maioritariamente de cariz emocional, sendo que as mães relatam mais preocupações quando comparadas com os pais. Não obstante, os progenitores participantes mostraram-se satisfeitos com a decisão da jovem prosseguir estudos; Family dynamics upon an only daughter's higher education enrollment Abstract: The present study aims to comprehend the family dynamics after an only daughter’s enrollment in University. In this study participated 15 subjects, 5 of which were female students from the 2nd year of the University of Évora, and their parents. Data was collected through semi-structured interviews assessed through content analysis. The results revealed that there are changes in the routines, household management and family’s activities and in the relationship between parents and daughters after their enrollment in University. Furthermore, parents whose daughters were placed away from their home report substantial changes when compared with parents whose daughters remained living in their household. In terms of reported difficulties, these are mostly emotional, with mothers reporting more concerns when compared to fathers. However, the parents who participated in the study support their daughter’s decision to continue to study.Universidade de Évora2022-01-12T13:31:51Z2022-01-122021-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/30756http://hdl.handle.net/10174/30756TID:202840433porDepartamento de Psicologiamariajcsfreire@hotmail.com684Freire, Maria Jorge Courelas Amiguinho da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:29:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:10.976509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior
title Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior
spellingShingle Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior
Freire, Maria Jorge Courelas Amiguinho da Silva
Dinâmicas familiares
Ingresso no Ensino Superior
Aaptação da família
Relações parentais
Autonomia
Family dynamics
University enrollment
Family’s adaptation
Parent-child relationship
Autonomy
title_short Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior
title_full Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior
title_fullStr Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior
title_full_unstemmed Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior
title_sort Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior
author Freire, Maria Jorge Courelas Amiguinho da Silva
author_facet Freire, Maria Jorge Courelas Amiguinho da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Maria Jorge Courelas Amiguinho da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Dinâmicas familiares
Ingresso no Ensino Superior
Aaptação da família
Relações parentais
Autonomia
Family dynamics
University enrollment
Family’s adaptation
Parent-child relationship
Autonomy
topic Dinâmicas familiares
Ingresso no Ensino Superior
Aaptação da família
Relações parentais
Autonomia
Family dynamics
University enrollment
Family’s adaptation
Parent-child relationship
Autonomy
description O presente estudo tem como objetivo compreender as dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única na Universidade. Participaram neste estudo 15 sujeitos, 5 dos quais são estudantes do sexo feminino do 2ºano da Universidade de Évora e os respetivos progenitores. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e analisados com recurso à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que existem mudanças nas rotinas, organização da casa, atividades da família e na relação estabelecida entre progenitores e filhas após a entrada na Universidade de uma filha única. Acresce que progenitores cujas filhas se encontram deslocadas da sua residência relatam alterações mais substanciais. A nível das dificuldades relatadas, estas são maioritariamente de cariz emocional, sendo que as mães relatam mais preocupações quando comparadas com os pais. Não obstante, os progenitores participantes mostraram-se satisfeitos com a decisão da jovem prosseguir estudos; Family dynamics upon an only daughter's higher education enrollment Abstract: The present study aims to comprehend the family dynamics after an only daughter’s enrollment in University. In this study participated 15 subjects, 5 of which were female students from the 2nd year of the University of Évora, and their parents. Data was collected through semi-structured interviews assessed through content analysis. The results revealed that there are changes in the routines, household management and family’s activities and in the relationship between parents and daughters after their enrollment in University. Furthermore, parents whose daughters were placed away from their home report substantial changes when compared with parents whose daughters remained living in their household. In terms of reported difficulties, these are mostly emotional, with mothers reporting more concerns when compared to fathers. However, the parents who participated in the study support their daughter’s decision to continue to study.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17T00:00:00Z
2022-01-12T13:31:51Z
2022-01-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30756
http://hdl.handle.net/10174/30756
TID:202840433
url http://hdl.handle.net/10174/30756
identifier_str_mv TID:202840433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
mariajcsfreire@hotmail.com
684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136683319361536