Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30756 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo compreender as dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única na Universidade. Participaram neste estudo 15 sujeitos, 5 dos quais são estudantes do sexo feminino do 2ºano da Universidade de Évora e os respetivos progenitores. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e analisados com recurso à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que existem mudanças nas rotinas, organização da casa, atividades da família e na relação estabelecida entre progenitores e filhas após a entrada na Universidade de uma filha única. Acresce que progenitores cujas filhas se encontram deslocadas da sua residência relatam alterações mais substanciais. A nível das dificuldades relatadas, estas são maioritariamente de cariz emocional, sendo que as mães relatam mais preocupações quando comparadas com os pais. Não obstante, os progenitores participantes mostraram-se satisfeitos com a decisão da jovem prosseguir estudos; Family dynamics upon an only daughter's higher education enrollment Abstract: The present study aims to comprehend the family dynamics after an only daughter’s enrollment in University. In this study participated 15 subjects, 5 of which were female students from the 2nd year of the University of Évora, and their parents. Data was collected through semi-structured interviews assessed through content analysis. The results revealed that there are changes in the routines, household management and family’s activities and in the relationship between parents and daughters after their enrollment in University. Furthermore, parents whose daughters were placed away from their home report substantial changes when compared with parents whose daughters remained living in their household. In terms of reported difficulties, these are mostly emotional, with mothers reporting more concerns when compared to fathers. However, the parents who participated in the study support their daughter’s decision to continue to study. |
id |
RCAP_a94deba259fa6f7b1972bebe648354cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/30756 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superiorDinâmicas familiaresIngresso no Ensino SuperiorAaptação da famíliaRelações parentaisAutonomiaFamily dynamicsUniversity enrollmentFamily’s adaptationParent-child relationshipAutonomyO presente estudo tem como objetivo compreender as dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única na Universidade. Participaram neste estudo 15 sujeitos, 5 dos quais são estudantes do sexo feminino do 2ºano da Universidade de Évora e os respetivos progenitores. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e analisados com recurso à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que existem mudanças nas rotinas, organização da casa, atividades da família e na relação estabelecida entre progenitores e filhas após a entrada na Universidade de uma filha única. Acresce que progenitores cujas filhas se encontram deslocadas da sua residência relatam alterações mais substanciais. A nível das dificuldades relatadas, estas são maioritariamente de cariz emocional, sendo que as mães relatam mais preocupações quando comparadas com os pais. Não obstante, os progenitores participantes mostraram-se satisfeitos com a decisão da jovem prosseguir estudos; Family dynamics upon an only daughter's higher education enrollment Abstract: The present study aims to comprehend the family dynamics after an only daughter’s enrollment in University. In this study participated 15 subjects, 5 of which were female students from the 2nd year of the University of Évora, and their parents. Data was collected through semi-structured interviews assessed through content analysis. The results revealed that there are changes in the routines, household management and family’s activities and in the relationship between parents and daughters after their enrollment in University. Furthermore, parents whose daughters were placed away from their home report substantial changes when compared with parents whose daughters remained living in their household. In terms of reported difficulties, these are mostly emotional, with mothers reporting more concerns when compared to fathers. However, the parents who participated in the study support their daughter’s decision to continue to study.Universidade de Évora2022-01-12T13:31:51Z2022-01-122021-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/30756http://hdl.handle.net/10174/30756TID:202840433porDepartamento de Psicologiamariajcsfreire@hotmail.com684Freire, Maria Jorge Courelas Amiguinho da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:29:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:10.976509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior |
title |
Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior |
spellingShingle |
Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior Freire, Maria Jorge Courelas Amiguinho da Silva Dinâmicas familiares Ingresso no Ensino Superior Aaptação da família Relações parentais Autonomia Family dynamics University enrollment Family’s adaptation Parent-child relationship Autonomy |
title_short |
Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior |
title_full |
Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior |
title_fullStr |
Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior |
title_sort |
Dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única no ensino superior |
author |
Freire, Maria Jorge Courelas Amiguinho da Silva |
author_facet |
Freire, Maria Jorge Courelas Amiguinho da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Maria Jorge Courelas Amiguinho da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dinâmicas familiares Ingresso no Ensino Superior Aaptação da família Relações parentais Autonomia Family dynamics University enrollment Family’s adaptation Parent-child relationship Autonomy |
topic |
Dinâmicas familiares Ingresso no Ensino Superior Aaptação da família Relações parentais Autonomia Family dynamics University enrollment Family’s adaptation Parent-child relationship Autonomy |
description |
O presente estudo tem como objetivo compreender as dinâmicas familiares após o ingresso de uma filha única na Universidade. Participaram neste estudo 15 sujeitos, 5 dos quais são estudantes do sexo feminino do 2ºano da Universidade de Évora e os respetivos progenitores. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e analisados com recurso à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que existem mudanças nas rotinas, organização da casa, atividades da família e na relação estabelecida entre progenitores e filhas após a entrada na Universidade de uma filha única. Acresce que progenitores cujas filhas se encontram deslocadas da sua residência relatam alterações mais substanciais. A nível das dificuldades relatadas, estas são maioritariamente de cariz emocional, sendo que as mães relatam mais preocupações quando comparadas com os pais. Não obstante, os progenitores participantes mostraram-se satisfeitos com a decisão da jovem prosseguir estudos; Family dynamics upon an only daughter's higher education enrollment Abstract: The present study aims to comprehend the family dynamics after an only daughter’s enrollment in University. In this study participated 15 subjects, 5 of which were female students from the 2nd year of the University of Évora, and their parents. Data was collected through semi-structured interviews assessed through content analysis. The results revealed that there are changes in the routines, household management and family’s activities and in the relationship between parents and daughters after their enrollment in University. Furthermore, parents whose daughters were placed away from their home report substantial changes when compared with parents whose daughters remained living in their household. In terms of reported difficulties, these are mostly emotional, with mothers reporting more concerns when compared to fathers. However, the parents who participated in the study support their daughter’s decision to continue to study. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-17T00:00:00Z 2022-01-12T13:31:51Z 2022-01-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/30756 http://hdl.handle.net/10174/30756 TID:202840433 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/30756 |
identifier_str_mv |
TID:202840433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia mariajcsfreire@hotmail.com 684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136683319361536 |